Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Financiamento público de campanha. PSDB e PMDB preferem Caixa Dois

    Publicado em 01/11/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+42)

No próximo dia 9, a Comissão Especial de Reforma Política da Câmara deve votar o relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) que recomenda o financiamento público da campanha política.

Se for derrotada, a proposta será arquivada.

E a eleição de 2014 será como é hoje: o império do Caixa Dois.

Em 2002, as eleições para Presidente, Governador, Senador e deputados Federal e Estadual custaram R$ 827 milhões.

Isso é o que foi DECLARADO.

Fora o Caixa Dois.

Como se sabe, uma boa parte do financiamento das campanhas, hoje, é em dinheiro vivo, não contabilizado.

Como diz este ansioso blog, o Caixa Dois na política é tão brasileiro quanto a goiabada com queijo.

Em 2010, o custo dessas campanhas foi de R$ 4,9 bilhões.

Portanto, houve um aumento DECLARADO de 591%.

Assim, se não houver o financiamento público, só vai ser político quem for muito rico, ou se submeter aos interesses dos financiadores.

Ou seja, o Congresso brasileiro será o espelho dos interesses das empreiteiras, dos bancos, da indústria farmacêutica – mais do que hoje.

Das 513 campanhas mais caras para deputado federal, em 2010, 369 foram eleitos.

Ou seja, com grana o candidato tem 72% de chances de ser eleito.

É por isso que a Maria da Conceição Tavares, o Florestan Fernandes, o Milton Temer (o primeiro a pedir informações ao Banco Central sobre as operações do banco Opportunity, ainda no Governo FHC) e o Delfim Netto não conseguem mais se eleger.

Quanto será distribuído sob a forma de financiamento público ?

Segundo o relatório de Fontana, o limite de gastos será fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Quanto irá para cada partido ?

25% do dinheiro serão distribuídos igualmente entre TODOS os partidos.

O resto será proporcional ao número de votos – porque, numa democracia, quem tem mais votos vale mais, não é isso Padim Pade Cerra ?

O financiamento público é a única forma de partidos como o DEMO e o PP sobreviverem.

Porque não têm candidato próprio à Presidência da República, o DEMO e o PP morrem na praia, na primeira pesquisa do Globope ou do Datafalha.

Na primeira pesquisa do Globope e do Datafalha, o Cerra sai sempre na frente.

(Notável coincidência.)

Aí, a grana vai para o PSDB …

Quem são os maiores adversários do financiamento público ?

O PMDB e o PSDB.

Dentro do PMDB, quem são os mais ferrenhos adversários do financiamento público ?

O (vice) Presidente Michel Temer, que defende um estapafúrdio “plebiscito”.

E Eduardo Cunha, por uma questão de princípios filosóficos.

Ele é a favor da livre iniciativa.

Especialmente em Furnas.

No PSDB, o baluarte da campanha contra o financiamento público é o Padim Pade Cerra.

Ele tenta fulminar o relatório Fontana pelo lado errado.

Cerra defende o voto distrital, para atacar o voto fechado em lista, que não faz parte do projeto Fontana.

O Cerra e seus arautos no PiG (*) são contra esse moinho de vento: o voto fechado em lista.

Na verdade, o objetivo de Cerra e seus arautos é derrotar o financiamento público.

Um desses arautos é quem Leandro Fortes, na Carta Capital, chamou de Brucutu: um senhor Graeff, que, na derrota de 2010, operou as redes sociais para o Cerra.

É essa turma, amigo navegante: Michel Temer, Eduardo Cunha, um Brucutu e o Padim Pade Cerra.

Você é favor do que está aí, amigo navegante ?

O que está aí é o Caixa Dois no centro da política brasileira.


Paulo Henrique Amorim



(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.


Artigos Relacionados

  • Claudio Luís disse:

    Se o serra, o psdb, o pmdb são contra, só pode ser bom para o Brasil.

  • Augusto disse:

    Não é melhor continuar como está e apenas colocar um limite de gasto. Pois mesmo com o essa aprovação não vão empedir que o privado contribua. Sem contar com os possiveis desvio do dinheiro publico que mesmo sendo direcionado as campanhas podem tomar outros rumos. “Pelo menos o que vem do privado e totalmente investido nas campanas.”

  • Bertoldo Klinger disse:

    PHA, o senhor fala do alto valor das campanhas mas não apóia o voto distrital que diminuirá absurdamente o custo das campanhas para o legislativo… Por que afinal?

  • Edvard disse:

    O maior problema do financiamento público é o fechamento de um sem número de “postos de trabalho” para enriquecimento ilícito e a extinção de um sem número de relações entre poder econômico e políticos.
    O que seria do Paulo P se o financiamento da última eleição fosse público?
    Antes que me esqueça, os gastos com eleição aumentartam, mas a qualidade…
    O bolinha de papel e seu aborto que o diga.

  • Silver disse:

    Se o $erra é contra, então é bom para o Brasil, eu sou a favor.

  • Tiago disse:

    Nós não precisamos de campanha com dinheiro público. Nós precisamos é de um Brasil descentralizado. O Brasil é grande demais pra continuar ser governado da maneira atual.

  • Priscila Susan disse:

    Vamos escrever para os nossos deputados federais e senadores para que votem a favor do financiamento público de campanha. Eles são os nossos representantes, devemos lembrar isso a eles.
    Já escrevi para os deputados federais e senadores de Pernambuco dizendo o que penso e qual minha posição.

  • RICARDO disse:

    PHA,
    Os de esquerda, as sobras de campanha e os repasses públicos às ONGs e OSCIPs.

  • Roberto Niadi disse:

    Você tem toda razão. Esse negócio de caixa 2 é uma vergonha. No PT não existe caixa 2, eles preferem uma coisa muito mais ética: recursos não contabilizados.

  • Fabio disse:

    Pha quem garante que este caixa 2 não vai continuar mesmo depois da aprovação do financiamento publico, vamos pagar duas vezes uma oficialmente e outra pelo caixa 2. Que tipo de controle pode ser feito ?

    • Pedro1 disse:

      O financiamento permite um controle bem maior sobre o caixa-dois. É simples, você vai sabe exatamente quanto cada partido tem para gastar. Achar discrepâncias aí vai ser muito mais fácil.

  • Dimas Leite disse:

    E porquê não financiamento publico com voto DISTRITAL MISTO? Motivo? Moro em São Paulo, no bairro que compreende a subprefeitura de Cidade Ademar e Pedreira a qual tem aproximadamente 500.000 habitantes e nem um deputado estadual ou federal que represente a região e que a ultima benfeitoria importante realizada na região foi CEU no gov. Marta suplicy fazem 7 anos.

  • Sérgio C. Franca - Piracicaba/SP disse:

    O PSDB é Contra, então sou a favor e fim de papo…

  • Wilson disse:

    Se o povo financiar, via financiamento público, o político ficará devendo ao povo. Se as empresas financiarem, como é hoje, o político ficará devendo às empresas. A nossa democracia se fortaleceria se os políticos passassem a dever ao povo e não às empresas financiadoras.

  • Matheus disse:

    Concordo PHA! mas sou contra o voto fechado em lista.

  • joão 33 disse:

    fianciamento publico de campanha , mas com obrigação de cumprir um programa de governo apresentado na campanha eleitoral e deputadores e senadores a votar de acordo com o programa do partido vencedor , a oposição fiscaliza a execução.

  • Almerindo disse:

    PH, não consigo compartilhar sua página no facebook… Tá dando erro de leitura quando clico no botão “compartilhar”. Será que é só comigo ou com outros está acontecendo também?

  • Paulo Cesar disse:

    ROBERTO REQUIÃO
    Eis aí um excelente exemplo
    De um excelente político
    Que surgiu graças ao Financiamento Público
    Foi graças à propaganda gratuita na televisão.
    Isto quer dizer que muitos excelentes brasileiros
    Poderão se tornar excelentes políticos brasileiros
    Através do financiamento público
    E não só os que têm grana e rabo preso (maioria)

  • Eunice disse:

    Interessante proibir grandes gastos.
    Saiu o Comício e ninguém sentiu falta.

  • Eunice disse:

    Houve um tempo em que os empresários até pediram reforma tributária para sairem da penumbra, queriam perdão pela desonra do caixa 2. e começariam uma vida nova. Após FHC, o patrono dos empresários, declarar em rede, que o PSDB tinha caixa 2, baubau! Soltaram a corda da falsa moral.

  • Luiz henrique disse:

    PHA, Concordo c vc e acredito q sera necessario concomitantemente promover a regulacao das campanhas eleitorais c intuito de diminuir os gastos. Lista fechada é importante p q a campanha seja feita pedindo votos p uma lista e nao campanhas individuais, cada um pedindo voto p si mesmo, isso gera uma enorme economia. Tb temos q promover o fortalecimento dos partidos c eleicoes internas p formar a lista e com a proibicao de coligacoes (o cara vota no PCdoB e elege um candidato do PP). Essa historia de candidato independente q o Temer ta falando é um absurdo! Na minha opiniao devemos comecar as mudancas c a melhoria da representacao no congresso. Outro aspecto relevante na minha opiniao sao os conselhos municipais, devemos aumentar a quantidade e a qualidade desses conselhos permitindo a participacao popular na administracao do dinheiro publico! obrigado!

  • Guilherme Souto disse:

    O que impressiona é que até hoje ainda tem gente que não compreendeu – nem sabem que o Bob Jefferson desmentiu na alta corte – o que foi o mensalão.

    Realmente, é um senhor esquema esse da grande mídia. Que angu eles conseguem fazer na cabeça dessa turma.

  • Genésio disse:

    Caso seja aprovada, faltará candidatos a cargos eletivos neste país, afinal, depois de, ganhar herança, ganhar na loteria e casar com milionário (a), virar político tornou-se outra forma de enriquecimento fácil através do caixa dois.

  • Fatima Lopes disse:

    Lula reage bem à quimioterapia e já
    se alimenta normalmente, diz médico

    De acordo com Kalil, os exames realizados hoje de manhã não detectaram “nenhuma anormalidade”. Ou seja, não há sinais de metástase – quando o tumor se espalha para outros órgãos

    Lula presidente 2014

    http://noticias.r7.com/brasil/noticias/lula-reage-bem-a-quimioterapia-e-ja-se-alimenta-normalmente-diz-medico-20111101.html

  • walfredo disse:

    Se nós não pagarmos a campanha, alguém pagará. Se não elegemos nossos representantes, os políticos continuaram pertencendo aos grupos que bancam os custos. A Brasil s\a não pode ser a única corporação cuja diretoria é nomeada pela concorrência e por seus fornecedores e clientes, senão, nós acionistas, ficaremos apenas com os prejuízos.

  • Ninguém da oposição política ou da opsição midiática está preocupada com o financiamento das campanhas, o que eles querem tumultuar, no momento, o ENEM.

  • Carlos disse:

    o Congresso brasileiro será o espelho dos interesses das empreiteiras, dos bancos, da indústria farmacêutica – mais do que hoje:
    traduzindo, Odebrecht, Itaú-Unibanco e Bayer, Gessy Lever…

  • edmilson botequio disse:

    OAB, CNBB…… só dão tiro errado. Ultimamente só têm feito o jogo dos corruptos, da elite, da mídia nazista…..
    sou advogado e essa oab nacional é uma m.

  • Arthur Bennet disse:

    Peraí!!!! O Temer não é o vice-presidente da Dilma???? O Lula não disse maravilhas dele como dos ditadores da Líbia, Síria e Irã???? De vez em quando não dá para saber se o blog é contra o PIG, ou se é o próprio PIG.

    • mfs disse:

      Desculpe, como todo petista sou desinformado. Onde é mesmo que o Lula disse que no Brasil as comunicações deveriam sofrer a mesma censura que há no Irã?

  • Luiz disse:

    Quem disse que o financiamento público evita o caixa dois?

  • bene bugrão disse:

    Financiamento público de campanha, até pode ajudar um pouquinho, mas com certeza não muito, pois enquanto tivermos rede de tv, manadando no país, e financiada por ineresses estrangeiros, pouco adianta. Na última campanha presidencial, tínhamos propaganda política da direitona, até camuflada nos comerciais! Imaginem; nas novelas, nos telejornais, nas reportagens, nos editoriais, etc., dtc., etc…. Quem vai “frear”, a mídia golpista, que é alimentada por dólares??? Nós só temos uma saída, e tem que ser rápido, Ley de Medios neles… Ajude-nos, Cristiiiiiina!!!

  • Helena Leal disse:

    PH, essa turma que não quer o financiamento público já certa. Por que financiamento público? Já fazem caixa dois com o dinheiro público. Furnas, Cemig, Sabesp e mais os DOADORES generosos!

  • Sergio Navas disse:

    Que tal encabeçar uma campanha até o dia nove.

    Vamos excluir o caixa dois do centro da política brasileira.

    “Financiamento público já”

    abçs

  • Edimar Silva disse:

    Sinceramente? Eu já desisti. Nada mais tem importância nesse país para o que realmente interessa a coletividade.
    Só levamos “porretadas” todo dia e a todo instante. Ricos mais ricos e pobres…vivendo de teimosos.

  • Marcio Wilk disse:

    A mais recente lei eleitoral proporcionou uma leva de ações jurídicas contra quase todos candidatos exponenciais de qualquer partido, aos cargos do executivo então…todos! E quem lucra com isso??? A OAB e os juízes corruptos, que vendem sentenças, ou sequer julgam em tempo ábil o processo, permitindo que o réu permaneça no poder, o que é um perigo! E por “lucro” entendam que é dinheiro, mufufa, pila, grana preta, tudo desviado dos impostos pagos.

  • Fred Azevedo disse:

    Quem tem um Temer de vice, não precisa de um Cerra como adversário…

    Se o psdb (minúsculo) saiu de dentro do pmdb (minúsculo), alguém ainda pode se surpreender?! Neste caso, a genética da corrupção é a mesma nos dois partidos…e tome caixa 2…

  • Beto Lima disse:

    Quem é o pateta que vai acreditar, que com o financiamento público das das campanhas, não haverá o caixa dois, tres, quatro???????? É aí que que o dinheiro do lobby vai funcionar, pois, com a campanha já paga pelo contribuinte, o que entrar por outras vertentes, é lucro.
    Vai haver fiscalização? Sim vai, tal qual existe hoje.
    Me engana que eu gosto.

  • madeira disse:

    Se a OAB fosse uma instituição séria teria uma ótima bandeira na defesa do financiamento público de campanha.

    Tenho pra mim que o que mais atrapalha a adoção do financiamento público é o feitiço preferido da elite brasuca: o golpe; o caixa 2 é sempre uma possibilidade de levar a eleição para o tapetão.

    • cezar disse:

      A OAB ( Ordem dos Abastados Brasileiros)??? Os abastados gostam que gostam de um Caixa 2!!!

    • Fred Azevedo disse:

      Madeira;

      Você pode até discordar, mas a entidade OAB é séria…não se pode demonizar todos os advogados.
      Quem não são sérios, são apenas alguns dirigentes que não representam a classe dos advogados como deveriam.

      Um abraço, meu caro.

  • Vilson disse:

    É melhor colocar dinheiro na saúde, educação do que financiar campanha de quem só pensa em suas mordomias pessoais.
    Não vai ser dinheiro público que vai solucionar o problema de corrupção.
    O que falta é vergonha aos políticos.
    Será que estão pensando em financiar os concursos públicos, onde o cidadão comum é obrigado a pagar taxas exorbitantantes para se inscrever, pagar cursos particulares, passar, ficar anos agurdando ser chamados para ganhar salários irrisórios.
    Abaixo a farra com o dinheiro público.

    • Washington disse:

      Você acha que é muito mais fácil para resolver dar “vergonha” aos políticos viciados em dinheiro privado? E como você vai fazer isso? Com o Ministério da Vergonha? Desça do seu mundo da lua, ou do seu poleiro, se tucano for. Quem não quer financiamento público de campanha, ou se beneficia diretamente da continuidade da corrupção no mundo político, ou torce para a vitória dos ladrões, ou é tão inocente que deveria andar acompanhado de uma babá.

    • Leônidas Costa Andrade disse:

      Vilson, na verdade não existe financiamento privado (não público), no atual modelo o financiamento também é público, ou você acha que os empresários que doam para os partidos e/ou políticos tiram este dinheiro dos seus próprios bolsos?, para cada real que eles doam já contam com um retorno futuro de no mínimo dez, ou seja, é um investimento com retorno garantido de no mínimo 1.000%, mas veja bem que conta simples: se for oficializado o financiamento púbico, digamos que um candidato a debutado receba 1 milhão para campanha, o custo da campanha deste deputado para o cofre público (nós) será de 1 milhão, mas se for mantido o atual sistema ele vai arrecadar junto a empresários 1,5 milhão, vai gastar 1 milhão e embolsar 500 mil, depois de eleito ele vai retornar a este(s) empresário(s) no mínimo 15 milhões via obras superfaturadas, emendas orçamentárias e etc, ou você acha mesmo que empresários bancam campanhas milionárias de políticos por pura amizade, simpatia ou idealismo?.

    • Almir disse:

      Ô amigo,

      O principal ator da corrupção não são os corruptos. São os corruptores (financiadores privados de campanhas). Raciocine só um pouquinho, não vai doer nada.

  • RicardãoCarioca disse:

    De um lado, o financiamento público não afasta o lobby/empreiteiros/demais empresários dos políticos mais ávidos por dinheiro; por outro lado, o financiamento público permite que, ao menos, os candidatos mais honestos, que não lançam mão de caixa 2, tenham mais chance na competição: Diminui o poder do corrupto, aumente a chance dos pobros.

    Só gostaria que o financiamento público fosse descontado do fundo de participação dos partidos nos 4 anos seguintes, pois é quase revoltante ver o povo ter de pagar as campanhas dos políticos.

    • Yacov disse:

      Mas não é o povo quem pagará por isso, gente!! Esse dinheiro vem das multas aplicas em eleitores que não justificam o voto e das multas aplicadas a partidos e candidatos por infrações e irregularidades cometidas. Não é possível que as pessoas não saibam disso…

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

    • Washington disse:

      O povo paga a corrupção causada pelo financiamento privado, tudo é descontado com grande lucro nas vantagens que os políticos conseguem para seus financiadores. E quem paga tudo é o povo. Revoltante é a suposta inocência de alguns comentaristas.

  • Mariana Martins disse:

    PHA,

    Aqui na Chuiça tem até caixa 24.

  • Reg disse:

    Até parece que o financiamento público impedirá o caixa 2.
    Ledo engano.
    Com este tse julgando, facilmente farão vista grossa para este crime.
    Tanto faz, aprovarem ou não esta proposta, continuará existindo o caixa 2.

    • Nádia disse:

      Reg, por acaso você sabe o que é Caixa 2???? Não diga asneiras. PHA, Financiamento Público, muito bem organizado e bem distribuído, é o sistema MAIS DEMOCRÁTICO que existe. Chega de políticos (com amparo da mais retrógrada elite), vencer as eleições, porque tem condições(ajuda das elites)fazer mais planfetos, faixas, propaganda na tv, rádio, fui proprietária de uma empresa de SilkScreen, vocês não fazem ideia de quanto os políticos que tem mais $$$$ gastam com propaganda e vencem, ou seja, sempre ganha o PIOR político. Financimento público JÁ!

    • paulo disse:

      Reg, é fato. Ainda que em tese o financiamento público seja mais adequado à república, nossos juízes, principalmente os dos tribunais superiores, estão atolados na mesma lama da corrupção, de modo que, além do dinheiro público, haverá também o caixa dois, e ninguém, a menos que não faça parte da “elite”, será preso ou terá o mandato cassado…

  • Marcelo Cougo disse:

    Acho importante o plebiscito pra decidir coisas tão importantes para a nação. Aliás, democracia participativa e não só representativa!

  • Yacov disse:

    É evidente que esses canalhas só poderiam defender a continuação da esbórnia… Eles não querem nada com transparência. Aliás, eles fogem de transparênica como o diabo foge da Cruz, pois se a luz atingir seu lado escuro, veremos babaridades indizíveis. FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA, JÁ!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

  • olyrio izoton disse:

    Com a midia e o caixa dois a seu favor, pra que mudar o jogo? Por isso é que São Paulo está estagnado há tantos anos, só o eleitor paulista é que não vê. Tb, gostam de ser enganados pelos mesmos meios de comunicação: Foia, Grobo, Istadão, inVeja…

  • Urbano disse:

    Caixa dois é modéstia demais, pois é coisa pra centenas de caixas. Imagine-se que até a cunhada da vizinha da faxineira do coletor de propina pra campanha chega a se dar muito bem, han?

  • Periguari disse:

    Porque não fazermos uma campanha na internet em favor do projeto de reforma político do Dep. Henrique Fontana? Talvez aqueles que hoje são contra se sintam pressionados a muda de opinião.

  • julio disse:

    Quero complementar que eu não sou contra o financiamento público, mas sou contra o caixa dois, e não vejo nenhuma proposta para combatê-lo. Financiamento público parece só jogar mais lenha na fogueira que é campanha política. Não seria melhor proibir grandes gastos com campanha política?

    • Shinigami disse:

      Sua posição faz sentido, Julio. Também acredito que o Caixa 2 não vá morrer só com o financiamento público. O que deve ser feito é uma fiscalização maior em cima dos recursos, mas isso depende também da não corrupção de que fiscaliza, o que não é nada garantido.

      De uma coisa eu sei: o meio mais comum para desvios de verba e assaltos ao Erário é a licitação. Com o financiamento público, a camaradagem entre políticos e empreiteiros, empresários, etc., deixa de ser obrigatória. Mas não será aniquilada. Eles continuarão a financiar seus fantoches políticos para defender seus interesses.

  • julio disse:

    PHA,
    No papel o financiamento público é bonito, pois em teoria diminui a influência de lobby particular (que você chama de caixa dois) em cima dos políticos. Só que honestidade é virtude difícil para político. O caixa dois não vai continuar mesmo com o financiamento público? Ou seja, nosso dinheiro de imposto vai para campanha E o dinheiro de caixa dois. O que impede o caixa dois? Ele não vai ficar mais escondido ainda?

    • Yacov disse:

      Assim, se temos um filho ou irmão drogado, não devemos interná-lo ou procurar por um tratamento, pois de antemão, já sabemos que ele voltará para as drogas… Que argumento furado é esse, companheiro!?! Isso não passa de conversa mole de tucano neoliberal amiguinho do “Mercado”. SE lIGA!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

    • Nádia disse:

      Julio, com financiamento público, fica impossível o Caixa 2, pois, o Caixa 2 é dinheiro provido de empresários, licitações fraudulentas, superfaturamento de obras, banqueiros. Com financiamento público, será mais fácil fiscalizar uma campanha, pois, todos saberão o quanto um partido terá disponível, e valores de seus candidatos. É tudo que os tucanos e demos não querem, como irão continuar com o Caixa 2, pois, sabemos muito bem que eles são mestres nisso.

    • Silver disse:

      A campanha é vista por todos. Parece-me que em um financiamento público, aquele candidato que deixar demonstrar uma campanha mais cara, saltará aos olhos de todos. Assim, todos saberão que estaria usando de dinheiro de outras fontes(caixa 2).

  • MMIG disse:

    O que!!!!!

    Vocês cirticando o aliado e fonte de força do pt? (Estou falando do PMDB)

    • Yacov disse:

      Não banque a vestal, estúpido!! Todos sabem que o PMDB é um partido de môscas. Voam para onde está o açucareiro do poder. E se o PMDB fosse a fonte de força do PT estaria nos apoiando desde sempre, o que está muito longe de ser verdade, não é mesmo TROLL TOLO!?!?

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”

    • Shinigami disse:

      Ora, o que é que tem? Só por que é aliado não se pode criticar? De onde você tirou isso?

      Até onde eu sei, a direita é que costuma ser bastante seletiva em seu udenismo de varejo…quer dizer, moralismo.

  • outro, o voto é universal e secreto: é cláusula pétrea: essa universalidade significa que: o eleitor vota no universo do município, no universo do estado-membro, e no universo da república do brasil: é fácil perceber a tentativa de não morrer politicamente com o voto distrital. ele será paliativo à direita que já vê a sua própria derrocada.
    revolución roja!

  • nesses termos me parece interessante e salutar essa iniciativa. porque não se distribui o projeto de lei, escrito, à população?

  • Edson disse:

    Não devemos nos iludir, ninguém tem dúvida que mesmo com financiamento público continuaria o caixa 2.
    Falo de experiência própria, trabalhei em uma grande empresa por mais de 20 anos e em todas as campanhas políticas sempre contribuía com um valor “X” de forma legal, e um valor “XXXXX” pagos indiretamente e até com nf fria. Muitas vezes compravam materiais de expediente (santinhos) em nome da empresa.

    • Nádia disse:

      Edson, também tive uma empresa SilkScreen, sei muito bem como funciona, é por isso mesmo fica inviável o Caixa 2 em um Financiamento Público. Na época, em 1989, o partido PMDB ainda não era “rachado”, usou e abusou de tanto dinheiro que o partido tinha, devido aos empresários, organizações(maçonaria, por exemplo), que bancavam a programas eleitorais. Com financiamento Público, o dinheiro será CONTADINHO, ou seja, contabilizado, pois todos os membros irão querer sua parte em forma justa. Ficará fácil identificar se um partido está recebendo um $$$$ por fora. Entendeu. É muito mais democrático.

    • Washington disse:

      Continuaria, sim. Mas sem o financiamento privado legal, o caixa dois passaria a ser residual e não total. Pularia de 400% para talvez 0,01% e quem cometesse o crime teria a Federal em seus costados, sem possibilidade de enrolação. A enrolação vem do legal que dá cobertura ao ilegal.

  • Ricardo Peres disse:

    O financimento público é a inferência mais lógica de uma república, mas não existe constrangimento na classe política.

  • Washington disse:

    Confiamos no PMDB. O PMDB tem que fazer uma reflexão profunda sobre suas origens democráticas. Esta não é uma questão que pertence ao hoje. Pertence ao futuro. Ao futuro que exige uma revisão dos princípios que regem a democracia no Brasil. O reino despótico da “iniciativa privada” radical e neoliberal, está com os dias contados. Com ele, vai desaparecer a maior fonte de corrupção da política nacional, a compra legalizada de votos que os ricos fazem para eleger seus políticos e deixar o povo sem representatividade. O caixa dois desaparecerá também, quando desaparecer a compra legalizada de votos que lhe dá sombra para se esconder. E quem der grana por baixo dos panos cometerá crime hediondo.

  • Francy Granjeiro disse:

    Etaaa..!! Eles tem caixa 2? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •