Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 07 / 05 / Light explode sexto bueiro em 24 horas. Intervenção já !

Light explode sexto bueiro em 24 horas. Intervenção já !

Globo online: "Sexto bueiro explode na cidade em cerca de 24 horas"
publicado 05/07/2011
Comments

 

Saiu no Globo online:

 

Sexto bueiro explode na cidade em cerca de 24 horas


Rafael Galdo, Ruben Berta, Ediane Merola, Ana Claudia Costa e Duilo VictorCom CBN

RIO - Mais um bueiro explodiu no Centro do Rio, desta vez na Rua Sete de Setembro, na altura da Praça Tiradentes. Testemunhas contam que houve emissão de fumaça da galeria subterrânea, e, após a chegada dos técnicos da Light, três explosões foram ouvidas. Uma hora depois, quando os bombeiros já estavam no local, mais uma explosão deslocou a tampa do bueiro, sem causar feridos. O trânsito da via está sendo desviado pela Rua do Teatro, já que a esquina entre a Rua Sete de Setembro e a Praça Tiradentes está interditada.


A Light emitiu uma nota confirmando que houve deslocamento da tampa quando o local já estava isolado e com sinalização de segurança. A companhia informou ainda que o incidente ocorreu por volta das 16h30m, e que os técnicos adotaram as providências para a realização dos serviços necessários.


Mais cedo, técnicos da Light isolaram uma área ao redor de um bueiro na esquina das ruas Dias da Rocha e Barata Ribeiro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, cuja tampa voou por volta das 12h desta terça-feira. De acordo com moradores da região, que passavam pelo local na hora do incidente, uma fumaça foi vista, e alguns prédios próximos teriam sofrido um pico de luz. Ninguém ficou ferido. De acordo com a concessionária, um defeito num cabo de baixa tensão causou o problema. A CEG informou em nota que não havia gás natural no local.


Na Rua da Assembleia, no Centro, onde quatro bueiros explodiram na tarde de segunda-feira, os técnicos da Light, da CEG e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) inspecionaram o local nesta terça-feira. Eles encontraram um vazamento de gás em um dos bueiros que já tinha sido vistoriado mais cedo. Por meio de nota a CEG confirmou que o gás encontrado é proveniente da rede de gás canalizado. A empresa disse ainda que não tem responsabilidade nos episódios anteriores de explosão, resgistrados desde 2010, "visto que não foi encontrada a presença de gás natural em nenhum dos outros casos".


O trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Uruguaiana, que seria liberado às 13h, não tem mais previsão para ser reaberto ao trânsito. Mais cedo, após o fim da vistoria, técnicos disseram que não haviam encontrado problema na rede elétrica e nem vazamento de gás nas quatro câmaras subterrâneas, que explodiram na via , na tarde desta segunda-feira, deixando duas pessoas feridas. O laudo do ICCE só ficará pronto em 30 dias.


(...)


No início de junho, após explosões em câmaras subterrâneas em Copacabana, o Procon-RJ já havia multado a Light em R$ 6.405.600. A multa está sendo analisada na segunda instância administrativa do órgão. Na primeira instância, o Procon-RJ considerou os argumentos da Light insuficientes para evitar a multa.


O acidente levou a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a convocar, em caráter extraordinário, a direção da empresa carioca para uma reunião na sede da autarquia reguladora, em Brasília, às 17h desta terça-feira. De acordo com a Aneel, o encontro para cobrar explicações será presidido pelo diretor-geral da entidade, Nelson Hubner.


A Light informou que está investigando a frequência anormal de ocorrências no sistema subterrâneo. Conforme noticiou Ancelmo Gois, em sua coluna em O GLOBO, a elétrica contratou uma empresa de segurança para investigar possível sabotagem na explosões em série de bueiros no Rio. A desconfiança recai sobre pessoas ou empresas terceirizadas afastadas da concessionária.


As duas vítimas da explosão no Centro, identificados como Antônio Santino Leite, de 44 anos, e Hugo José Viana, de 25, foram socorridos por bombeiros e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, os dois pacientes foram liberados ainda na terça-feira após passarem por exames. De acordo com a Light, assistentes sociais estão prestando assistência às vítimas.


Na semana passada, em reunião dos promotores Rodrigo Terra e Pedro Rubim com representantes da Light, o Ministério Público do Rio rejeitou a proposta de um novo Termo de Ajustamento de Conduta apresentada pela concessionária . A Light se comprometeu a pagar multa de R$ 100 mil em caso de morte ou lesão corporal (grave ou gravíssima), ocasionadas por explosões de bueiros. O MP entende que a multa também deva ser aplicada em casos de dano ao patrimônio público ou privado.


Os representantes da Light concordaram em submeter as considerações dos promotores de Justiça à direção da empresa, para aprovação. A concessionária tem até a próxima quarta-feira para apresentar uma nova proposta.


Na última sexta-feira, por volta das 8h, um bueiro soltou fumaça na Rua México, em frente ao centro administrativo do governo do estado, no Centro do Rio . Técnicos da Light estiveram no local. Segundo a empresa, foi detectada a presença de água na galeria, o que provocou a saída de vapor. Os trabalhos de reparo já foram concluídos, e não foi preciso acionar os bombeiros.


Na terça, chamas que saíram de uma câmara assustaram moradores e pedestres que passavam pela Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Um telefone público foi queimado e os bairros de Laranjeiras e Botafogo, além do Flamengo, ficaram sem luz.


O caso mais grave registrado por explosão de bueiro no Rio deixou dois turistas americanos feridos em Copacabana . A estudante Sara Nicole Lowry, de 28 anos, teve 80% do corpo queimados e passou quase dois meses hospitalizada. Já o marido dela, David McLaugheim, teve queimaduras em 35% do corpo. Segundo testemunhas, Sara foi arremessada a uma distância de cerca de oito metros pela força do estouro.

 

Clique aqui para ler: "Bueiros da Light explodem a privatização do FHC".

NavalhaO que fazem o Ministério Público Federal, o Estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica, o Ministério de Minas e Energia, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a Polícia Federal ?

O que esperam ?

Quantos mortos serão necessários ?


Paulo Henrique Amorim