Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 05 / 05 / Dipp: o uso da Abin na Satiagraha foi legal

Dipp: o uso da Abin na Satiagraha foi legal

Extraído do site da Carta Capital
publicado 05/05/2011
Comments

Extraído do site da Carta Capital:

Redação Carta Capital


O julgamento do pedido de habeas corpus do banqueiro Daniel Dantas voltou a ser suspenso nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça (STF), desta vez após um pedido de vistas da ministra Laurita Vaz. O relator do caso, Adilson Macabu, e o ministro Napoleão Nunes Maia Filho já haviam votado pela concessão do HC para anular a ação penal em 1º de março. Eles consideraram ilegal a participação da Agência Brasileira de Inteligência nas investigações da operação Satiagraha, conduzidas pela Polícia Federal. À época, o ministro Gilson Dipp pediu vistas do processo e, hoje, rejeitou o pedido feito pela defesa de Dantas.


Para Dipp, as interceptações telefônicas feitas pelos espiões da Abin são provas válidas, já que foram autorizadas pela Justiça. “Não é impossível a cessão de servidores técnicos e material da Abin para a atuação conjunta com a PF. Para tanto, devem estar submetidos ao controle do responsável pela direção do inquérito”, afirmou o magistrado. “A conclusão de que as investigações são fruto de condutas ilícitas é incompatível com a ação de habeas corpus. Seria necessária a análise profunda das provas.”


Na sequência, a ministra Laurita Vaz pediu vistas do processo. Não há previsão de quando a 5ª turma do STJ retomará o julgamento, já que não há prazo limite para a revisão do processo pelos magistrados. Dipp, por exemplo, demorou dois meses. Além de Laurita, falta votar o ministro Jorge Mussi.