Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Publicado em 05/11/2010

Governo Lula melhora IDH.
Brasil foi o que mais melhorou

IDH do Brasil avança, mas desigualdade é entrave.

Diz o Lula: nordestino não quer ser pedreiro; vai ser engenheiro

 


Saiu na capa do Estadão (a Folha escondeu):

IDH do Brasil avança, mas desigualdade é entrave.

O Brasil foi o país que mais avançou no Índice de Desenvolvimento Humano da Onu.

Melhorou na Educação, na Saúde e na distribuição de renda.

O problema continua a ser distribuição de renda, ainda que mais igual, e a distribuição regional da renda.

Navalha

Se a Dilma mantiver a política social.

Se mantiver a política de desenvolvimento no Norte e Nordeste.

E se aprofundar o Bolsa Família, o ProUni, a abertura de escolas técnicas.

Se redundar a CPMF.

Se usar o dinheiro do pré-sal para tudo isso.

Se fizer tudo isso, será a Dama de Petróleo e a Dama do IDH.

Para desespero da jovem e xenófoba elite paulista.

Vade retro !

Clique aqui para ler “Que líder paulista tem autoridade para combater os xenófobos?”

 


Paulo Henrique Amorim

Comentários

  • fleury furtado

    LULA o melhor presidente do mundo os pessimista é Judá Á matemática é exata

  • Sou grande admirador das façanhas deste governo, mas eu, honestamente, esperava mais do mesmo, esperava uma postura mais crítica perante a estas alianças ridículas criadas com partídos extremamente corruptos, não vou comparar com PSDB, pois PSDB não é parâmetro para comparação, comparar algo com PSDB, é comparar algo com lixo.

    Estou comparando o desempenho do Brasil em relação a outros países que cresceram muito mais do que o Brasil, sim, o presidente tem o poder de criar uma manifestação popular que banisse alguns corjas do cenário político brasileiro, abaixo aos salários absurdos que tais políticos ganham, é impressionante ver a escassez em que o povo brasileiro vive, dizem que está fácil comprar um carro no Brasil, que agora tudo está mais fácil, é verdade que tudo foi facilitado, mas mesmo assim, ainda é praticamente impossível alguém que recebe um salário mínimo sustentar ao menos uma família, quanto mais comprar um automóvel.

    O Brasil ainda tem muito o que aprender com outros países, não comparo com países de bosta como os Estados Unidos da América, mas comparo com países decentes, como Noruéga, Austrália, etc.

  • Janaína Monteiro

    É isso aí:
    investimento estrelar_____________resultados estrelares!
    Penas? NE____________________________VER

  • Flavio Mesenga

    Por acho muito interessante o governo do Lula fica vendendo
    ilusao ao povo que nem sabe o que IDh o Brasil ficou atras
    de Paises Sulamericano como Peru que e uma vergonha a
    Agentina,Uruguai, Chile eu ja sabia acorda Brasil isso e uma
    Vergonha.

  • matheus

    e qual é o idh afinal que eu não achei

  • Esse avanço do IDH ainda não basta. O Brasil ainda tem uma educação de péssima qualidade por falta de investimento.
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/11/05/governo-lula-melhora-idh-brasil-foi-o-que-mais-melhorou/

  • Luciana

    A foto do texto é de um filme francês exibido esta semana na TV.

  • Leon Brancaleone

    No que se refere à CPMF a questão é simples;
    - Que se estabeleça uma alíquota EFEFTIVAMENTE SIMBÓLICA (só uns 0,1%, R$ 1,00 em cada R$ 1.000,00) para que os sonegadores, que são os combatem a idéia, não tenham do que reclamar.
    - O aumento da arrecadação trará a receita necessária para a Saúde e para a Educação também, pois as transações por “debaixo dos panos” é igual as “por dentro”.
    E eu desafio qualquer um a me provar o contrário.

    • CPMF – Imposto Único , alícota de 8%, para todos – fim do ICMS e outros, ficando apenas taxas e Imposto de Renda. aumentaria a arrecadação e baniria os sonegadores, diminuiria a necessidade de fiscalização entre outros.

  • Gerson Carneiro

    Cena do filme “Entre os muros da escola”, cuja história se passa na França (coincidentemente onde Zé Bolinha foi se esconder após a confirmação da derrota).

  • Paulo Navarro

    Porque antes de voltar a CPMF não se faz uma Reforma Tributaria, um ajuste nos gastos publicos, é uma nova distribuição da carga tributaria para os ente federados………. Estamos no ano de 2010 será que a Receita federal só vai fiscalizar se tiver um tributo não tem outros tipos de fiscalização. PHA faça uma materia de quanto da CPMF arrecadou e quanto gastou na saúde (governo FHC e Lula), para depois se discutir a volta ou não………..

  • Maurício

    PHA

    No dia em que foram divulgados os índices, o Jornal da Gl(b)obo fez uma matéria distorcendo os fatos, o que não é novidade.

  • SérgioFerraz

    Nas notícias da máfia-midiática “o Brasil piorou no IDH”.
    Uma vez PIG, sempre PIG.

    Ley de Médios já, através de projeto de iniciativa popular.

  • ana idália

    Lula é “o cara” q matou a fome e acabou com a classe dos miseráveis deixada por FHC! Dilma será “a cara” q porá fim às desigualdades!

  • Batata

    PHA,
    manchete do BandNews de ontem:
    “IDH do Brasil continua abaixo da média da América Latina”.
    O ‘país no negativo’ continua a imperar no PIG.
    E aí o Serra é interpelado na França e êles vão começar a ver um complô internacional que vai juntar os zapatistas no eixo FARCs, Chaves, Ahmadinejad, etc. Só falta a Al Quaeda!
    Saudações ao ‘país no positivo’, nós dos Blogs Sujos!

  • Bastos

    Mas entre os itens q o Brasil menos avançou se encontra a educação, grande gargalo do crescimento sócio-econômico. A Presidenta Dilma precisa investir bem mais nisso do que investiu o Lula…
    Educação deve ser prioridade, pq a longo prazo é a melhor maneira de corrigir desigualdades sociais.

  • Marcos

    Olá PHA.

    Esse imposto, sim seria justo, porque são os mais ricos que mais pagam e pobre não mexe com grandes quantias de dinheiro!!!

  • Cesar Augusto

    CPMF a 0,08% em todas as transações absolutamente aceitável para o bem da saúde pública, desde que vinculada para este fim. E melhor, a Receita Federal iria monitorar os movimentos caixa 2 da elite branca e dos caiados da vida. Beleza total.

  • PAULO ANGELO (B. HORIZONTE)

    Uma facada na elite branca e separatista seria, além da volta da CPMF, única forma de milhares de brasileiros sonegadores, pagarem imposto, seria a regulamentaçao do art. 153, inciso VII da constituiçao, que trata da taxaçao das grandes fortunas.
    Em todo mundo civilisado, incluindo aí os EUA, os possuidores de grandes fortunas pagam imposto. Aqui no Brasil, esse bando de sonegadores estao fora disso. Seria muito bom se a Dilma tivesse força para taxar essa corja de sangue-sugas, que há mais de 500 anos exploram o trabalhador brasileiro.
    Dilma neles!

  • Francisco

    Se a CPMF fosse refundada no valor de 0,00000000000000000000000000000000000001 por cheque emitido o Brasil ia ganhar o suficiente para fazer esses investimentos todos. Porquê? Não sabe como? Pergunta na Daslu…

  • clodoaldo

    PHA, eu já lhe disse em tempos passados que essa nossa elite branca e excludória era xenófoba e aprova está aí.

  • morais

    Precisamos realmente melhorar o padrão de vida do povo em geral, por isso se for preciso recriar a Cpmf eu não me importo de pagar, porém precisa rever como está sendo gasto o nosso dinheiro, principalmente com gastos com pubicidade com a mídia como a Globo e a Veja.

  • Lucas Barbosa

    Por mim a CPMF também entra nesta lista.

  • zhungarian

    A mídia faz um auê com a CPMF, mas quem realmente paga a CPMF são os grandes investidores. Na verdade, já havia um mecanismo, que era a conta investimento, que impedia a cobrança dobrada quando da movimentação de valores.

    Acho que a tal Reforma Tributária não vai sair do papel, pois os interesses são muitos e conflitantes.

    • Aureliano Braz

      São lados conflitantes, principalmente aos grandes titulares de grandes investimentos em CDBs, LTNs, fundos de investimentos, poupanças, e outros ativos finaceiros de grande monta. O povo, já sabe que se a CPMF for para rastrear esses barões investidores, ele até apoia o seu ressurgimento. O governo tem meios de ressarcír a CPMF através da isenção de outros impostos dos produtos básicos de consumo

  • Eugênio Magno da Costa

    Há noticias boas, e há noticias ruins. Essa de manter o Meirelles no Banco Central é ruim. O Meirelles tem dois processos no Supremo, LULA o protegeu o presidente de Banco Central, que passaram a ser julgados pelo Supremo. Meirelles foi Presidente de grande banco ameriano, portanto,está em sitonia com o FMI. Por isso que ele freiou a economia do Brasil, porque juros altos significou lucros altos para o grandes bancos.

  • Pedro Vizcaya

    Tira a CPMF desta lista, por favor.

  • Salvem a professorinha!

    Estou considerando seriamente ir para o Nordeste; além de sua sociedade claramente mais desenvolvida, como professora estadual de São Paulo, meu IDH deve ter despencado!

    • João santos

      Ola, pode vir e será bem recebida! se desejar fixar se aqui profissionalmente garanto que não faltará trabalho e ganharás melhor do que no estado governado pelos demos tucanos.

  • Parabéns pelas excelentes matérias, especialmente essa que faz justiça ao esforço do governo lula por desenvolver socialmente esse pais, especialmente as areas esquecidas por outros governos como o nordeste.

    Tomei a liberdade pinçar esta para meu humilde blog, que tem o objetivo de ajudar a difundir a verdadeira informação num pais onde quem fala é o PIG. Mas citei as fontes com link direto para seu site.
    Obrigado.

  • Henrique

    É fundamental investir na educação. Mais do que isso, é importante incluir uma cadeira que ensine sobre direitos humanos nas escolas, como existe em geral em todos os países civilizados do mundo sob os mais variados nomes (nos Estados Unidos, por exemplo, isso é em geral chamado de “educação cívica”, mas não tem nada a ver com aquilo que era feito no Brasil na época da ditadura).

    Educação desse tipo é uma poderosa arma contra a juventude fascista que vem sendo formada neste país. Se isso já existisse nas escolas há 4 ou 5 anos, o PNDH não teria encontrado a resistência negativa que encontrou.

    Querer ter o IDH da Suécia com uma legislação de Colômbia é difícil, PHA.

  • Moises

    Se voltar a CPMF, os recursos poderiam ser divididos com a educação.
    É hora de consolidar o bolsa família, e criar o bolsa professor, para que muitos jovens possam fazer licenciatura e tenhamos mais e melhores professores, sobretudo nas regiões mais carentes (para desenpero da elite).

  • Weliton

    PHA, sugiro que você investigue qual era o IDH na época do FHC. Seria uma boa forma de fezermos comparações com os saudosistas da tucanalha.

  • Mais que CPMF, é discutir uma proposta de reforma tributária (tema que a presidenta colocou na pauta) que coloque progressividade no sistema, desonerando os mais pobres e taxando os mais ricos. A classe média também sairia ganhando nessa, creio eu do alto de minha ignorância tributária. Foco no Imposto de Renda e, por que não?, em algo como a CPMF, e diminuição de IPIs e ICMSs e outros impostos claramente regressivos. De repente, bota umas faixas na CPMF também.
    Abraços!

  • Guto

    Entre os muros da Escola! Filme Fracês da hora… recomendo.

  • Dennys

    Sempre é bom lembrar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ainda são sofríveis no Brasil. Não basta ProUni e escolas técnicas. A educação básica ainda é muito ruim e isso compromete o desenvolvimento no longo prazo.

    • Tormenta

      Principalmente aqui em Minas.. O Estado não investe em educação, só finge que investe… Mas quem estuda em escolas publicas sabe muito bem que o governo (do Aécio e do Anastasia) chega a ter desprezo pela educação publica.
      Só governam pra Elite.

      • Aureliano Braz

        Pois é senhores professores do ensino fundamental e secundário, vocês são peças descartáveis para eles. A próxima eleição pra governador está próxima. As urnas poderão salvar esta nau sem rumo.

    • Paulo

      Dennys. Qual o elemento capítal para o ensino fundamental funcionar? R: Termos profesores preparados. Onde se prepara estes professores? R: nas universidades. Portanto, é lá que se deve começar a reforma na educação. Daí a importancia das ações universitárias que estão sendo tomadas no momento, pois é o preparo desse pessoal é que vai dererminar a qualidade do ens. básico.

    • liavinhas

      Educação e saúde públicas só melhorarão se voltarem intgralmente para as mãos do Governo Federal. A maioria dos governadores e prefeitos faz apenas maquiagem e desvia as verbas de ambos os setores para suas campanhas eleitorais e para os paraísos fiscais.

  • Luis Rodrigues

    A jovem elite paulista é a primeira geração dos 20 anos do psdb no poder.

  • Urbano

    No entanto, o crescimento de São Paulo tendeu a zero, e não foi por conta do nordestino Luiz Inácio Lula da Silva, nosso eterno Presidente. Muito pelo contrário, pois a marcha ré de Sampa quem engatou há dezesseis anos foram os iluminados governantes paulistas. O Presidente Lula trabalhou, e muito bem, para ricos e pobres. O problema é daqueles que nasceram acéfalos e, por conseguinte, não conseguem ver, ouvir e obviamente pensar; o que é pior.

  • flaino

    E o medo que a elite tem do MST?
    O Estédile não cansa de afirmar: “… o medo que eles têm não é a de a conquista de terra, é a de a conquista das universidades pelos filhos dos do MST…”.

  • juarez j j

    A CPMF foi derrubada para mostrar poder! Uma verdadeira maldade, coisa de gente muito ruim mesmo.

  • Kleber, BH.

    Na questão da distribuição da renda há um muro, e Plínio frisou muito bem isto, foi a sua melhor frase, este aspecto da situação é sem sombra de dúvida o maior desafio deste governo, distribuir a renda de forma minimamente digna para a população, se puder, eliminar alguns privilégios, principalmente para políticos, o Foro privilegiado e a cela especial para quem tem curso superior são excrescências de uma sociedade medieval, mergulhada na obscuridade, e agora, ainda temos que conviver com estranhos ao nosso processo eleitoral, vide um Papa que, na minha modesta opinião não exerce influência na decisão do eleitorado brasileiro, acho até que, ele calado é um poeta.

  • Reginaldo

    Sou a favor da CPMF. Transferir os encargos da folha para o faturamento tributar os clubes de futebol , e as igrejas.Tirar as verbas federais dos SEBRAES(não serve para nada).

  • yacov

    Deus te OUça, PH!!!! QUe a DILMA seja, realmente, a presidente que dê um grande impulso à obra iniciado por LULA e em breve teremos um grande país. Ouso dizer que, talvez o maior e o melhor de todos, pois grande, multiracial, rico, pacífico, sustentável e LINDO. Este é o meu BRASIL!!!! Espero viver para ver esses dias chegarem, pois serão gloriosos.

    MAs os PIGs, não dão moleza!!! Eles pegam o viés mais negativo para dar esta ótima notícia. Observem nos jornais da TV e nas Bancas, que o que é anunciado não é que o país melhorou, e muito, no IDH, mas que ainda é um dos últimos da América do Sul neste quesito, que há muita desiguladade e pobreza, etc.

    Outra coisa “notória”, que eu “notei”, é que o BRASIL é o primeiro das américas entre os “não alinhados”, Venexuela, Bolívia, CUba, etc, ficando atrás de todos os alinhados, entre eles Peru, Chile e Mexico. Dá para desconfiar dessa classificação, não!?!? Ainda mais se considerarmos que a ONU é um quintal dos USA.

    “O BRASIL PARA TODOS não pass na glOBO – O que passa na gLOBo é um brazil para TOLOS”

  • daniel

    Viva o Lula!!!! Viva a Dilma!!! Viva a CPMF!!!!!!

  • Carlos

    Vemos que o Brasil Melhorou FATO! mas a educação ainda é ruim… os Governadores estão fazendo pressão pela volta da CPMF (http://migre.me/1Xo6p) e não Dilma como tem sido dito, e o que se leva disso é que esse esse dinheiro poderia ser investido em educação. é outro fato muito importanto

  • Tilda

    e, ontem, qdo saiu essa notícia, os sites das Organizações Globo só enfatizaram “o recuo em 14 posições” na desigualdade. a melhora geral no IDH foi para o pé das matérias.

  • Hammer

    O gato te cobre com sua areia, bye bey serra forever.

    Aécio defende refundação do PSDB e oposição propositiva
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/825708-aecio-defende-refundacao-do-psdb-e-oposicao-propositiva.shtml

    Segue a regra 6 por meia dúzia. Mas o povo sabe disso e sabe como se livrar disso.

  • Thamiris

    Será que algum jornalista vai ter coragem de perguntar ao Serra o que ele achou da declaração racista da Mayara Petruso?

    Por falar nisso, PHA, o Twitter anunciou o lançamento de uma versão com “zero caractere”, especial para pessoas que não têm o que dizer – ou que não deveriam dizer nada. O nanoblog foi batizado como “mayara petruso”.

    http://bananapost.wordpress.com/2010/11/05/twitter-com-versao-zero-caractere-chamada-mayara-petruso/

  • Marilda Harmuch

    Ei PH, não apareceu até agora mais nehum rumorzinho do Casal 20 do STF? O povo tava gostando tanto do fato. É bom comentar sobre fofoquinhas românticas.

  • Essa raça da elite paulista e do PIG, não conhecem a Dilma; pois terão o desprazer de conhecer.
    Hahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!

  • Victor

    http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/pais/mat/2010/11/04/ministerio-publico-denuncia-promotores-envolvidos-em-mensalao-do-dem-no-df-922951362.asp

    Procuradoria denuncia promotores envolvidos no mensalão do DEMO

    Se fosse no governo do FHC, sempre haveria um “engavetador-geral” de plantão.

    Que saudades do FHC !

  • Coimbra

    PHA, olha o golpe aí!
    Blog direitista prega preconceito contra nordestinos e separação do Sul:

    http://migre.me/207UO

    Cadeia nessa burguesia já!

  • Marilda Harmuch

    Eu por exemplo sou peça incluída neste índice IDH, muitos contratatos bons de trabalho, e melhorias sociais de toda a natureza. A melhor acontecida em toda a minha existência. E os meus colegas de profissão também em situações excelente. É só coisa boa para tudo que é lado.

  • O ser humano é fim e não o meio.
    Esta visão é a principal diferença entre o PSDB e o PT.

    http://metalcadente.blogspot.com/2010/11/educacao-terceirizada.html

  • Enrico

    Não acho que seja apenas uma questão de “manter a política social” e usar a grana do pré-sal para aprofundá-la (isto é, fazer mais da mesma). O Brasil avançou com Lula – “como nunca antes na historia deste país…” -, mas as políticas do Lula fazem o Brasil avançar até um limite. Depois, outras políticas têm que se sobrepor, notadamente no campo da educação (melhoria da qualidade da educação pública) e da inovação tecnológica…

    Fiquei preocupado com a nossa presidente eleita quando disse que a “educação está bem encaminhada”, quando esse é o setor que travou uma melhora ainda maior do IDH (ainda mais porque tem uma correlação com a renda per capita, outro componente do IDH)…

    • Tércio

      Os cabeças-chata estão um espanto… No ITA, lugar de super-cérebros de todos os cantos do país, neste ano, deu: 54 nordestinos (cearenses), 12 paulistas (fora SJC)… também pudera! os concursos de matemática espalhados pelo mundo, os bichinhos papam também… eita orgulho de ser BRASILEIRO…

    • Sérgio Luiz

      Parece que voce nao votou em Dilma, pois para quem o fez, ela deixou bem claro que o governo dela, além de aprofundar as políticas do governo Lula, será para melhorar a qualidade da educaçao, saúde e ciencia e tecnologia! Alias, neste ítem, procure saber o que Lula já fez e o que pensam os cientistas brasileiros sobre Lula. Estao muito satisfeitos com ele. Há até artigos em publicaçoes estrangeiras tecendo os maiores elogios à Lula, pela importancia, recursos e apoio que tem dado nos últimos anos!
      Quanto à educaçao, o ministro Haddad, é o melhor da história. Pessoa séria e competente! Para tudo isso, o Pré-Sal será de grande importancia!
      Lula deu um enorme pontapé inicial, Dilma aperfeiçoará tudo de bom que foi plantado!

    • Sérgio Luiz

      Parece que voce nao votou em Dilma, pois para quem o fez, ela deixou bem claro que o governo dela, além de aprofundar as políticas do governo Lula, será para melhorar a qualidade da educaçao, saúde e ciencia e tecnologia!
      Alias, neste ítem, procure saber o que Lula já fez e o que pensam os cientistas brasileiros sobre Lula. Estao muito satisfeitos com ele. Há até artigos em publicaçoes estrangeiras tecendo os maiores elogios à Lula, pela importancia, recursos e apoio que tem dado nos últimos anos! Quanto à educaçao, o ministro Haddad, é o melhor da história. Pessoa séria e competente! Para tudo isso, o Pré-Sal será de grande importancia!
      Lula deu um enorme pontapé inicial, Dilma aperfeiçoará tudo de bom que foi plantado!

  • Cleiton

    Vejam só essa matéria: O reino do Tucanistão.
    O autor do artigo dá show com suas tiradas irônicas.
    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4773084-EI8423,00-A+vida+no+Tucanistao.html

  • É por esta razão que a prioridade de Dilma é erradicar a pobreza.

  • Joaquim Machado

    E o “POSTE” venceu o medo, a mentira, o rancor, o ódio e o preconceito. Viva Lula, viva Dilma, viva o povo honesto do nosso Brasil.

  • Gustavo Barcellos

    E o “mas”? Ah, o “mas”, sempre o “mas”…

  • Alexandre

    PH, você se esqueceu de citar o PNBL, que será uma maravilha se oferecer velocidade REAL de 512 kbps entregando 100% da velocidade contratada (ao invés de apenas 10% da velocidade contratada, como fazem as operadoras), pois aí teremos velocidade similar à do plano de 5 mega das operadoras, que entrega velocidade máxima de download de 500 kbps, e com a IMENSA vantagem de não termos que comprar junto uma linha telefônica nem TV a cabo, como acontece atualmente e encarece muito o plano e impede muitas pessoas de acessarem a internet.

    BASTA QUERER…

  • daniel neto

    Quem viu Jornal de Globo acredita que o Haiti é aqui… A favor do Brasil, a melhora no IDH. Contra, mais de 10 gráficos e análises dos especialistas globais…

  • alvarom

    Tripudiemos que a época é essa!Viva Dilma lá!
    A campanha eleitoral de 2014 já começou:PT de novo lá!

  • Luiz

    So que tem um porem: a era FHC foi a epoca em que o IDH do Brasil mais subiu. Pode consultar as estatisticas.

  • Cunha

    Amén PHA ! Amén!!

  • Eason Nascimento

    A manchete para este tema que o Noblat publica no seu blog é : “Brasil retrocede em ranking de desenvolvimento humano”. Não tem jeito, quem torce contra escreve contra.
    http://easonfn.wordpress.com

  • PHA,

    A internauta Mayara Petruso, que incitou o afogamento de nordestinos, foi indiciada pela OAB-PE por Racismo e incitação ao crime.

    E se continuar nesse ritmo, pularemos de 76º para 40º e assim por diante. Nos tempos do FHC, a gente tinha o IDF – Indice de Desenvolvimento Financeiro. E mesmo íamos mal pra caramba!

Deixe seu comentário

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas. Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Conversa Afiada."

  •