PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2014 / 10 / 24 / A Globo também vai querer tomar no Itaúúú?

A Globo também vai querer tomar no Itaúúú?

O Azenha viu a veja e o jn: segura no meu que eu seguro ...
publicado 24/10/2014
Comments

 




No Muda Mais:


Será que o Jornal Nacional vai embarcar no anti-jornalismo da Veja? As redes estão de olho e responderão à altura


A dois dias das eleições presidenciais, a pergunta que não quer calar é: será que o Jornal Nacional, o mais importante da TV Globo, vai embarcar no anti-jornalismo calunioso da revista Veja? Outros períodos das eleições ao longo da história mostram que sim, mas não podemos jamais perder a expectativa e a esperança de que o bom senso e o respeito ao jornalismo honesto prevaleçam.


As eleições de 2006 e 2010 estão aí para mostrar que a receita é a mesma
: na semana das eleições, forma-se a tríade da tentativa de golpe midiático. A revista Veja começa fazendo o trabalho sujo, com uma capa caluniosa e sem comprovação para incriminar o PT e seu candidato; em seguida, o Jornal Nacional faz uma grande cobertura do assunto e, no outro dia, os grandes jornais tratam de pautar o debate público noticiando a acusação com grande alarde.


A primeira parte do trabalho já foi feita, que é a ponta mais nebulosa do triângulo. A Veja antecipou sua edição desta semana, com uma capa que traz Lula e Dilma com a manchete “Eles sabiam”. A acusação mentirosa seria supostamente baseada em depoimento do doleiro Alberto Yousseff sobre o esquema de recebimento de propina desmontado no começo do ano pela Polícia Federal. Vale destaque o fato de que o processo corre em segredo de justiça  o que significa que não há qualquer espécie de comprovação nem do teor da denúncias nem de fatos concretos a elas relacionados.  Nas eleições anteriores, a história se repetiu.


A palavra “impeachment” não sai das “reportagens” da revista quando o PT toma a dianteira em anos eleitorais. Resta saber se o resto da tríade se formará. Será que o Jornal Nacional, o segundo vértice do triângulo, vai nos surpreender e não cair nesse jogo? É o que esperamos pra ver. Já temos um mau indício: a cobertura do jornal o Globo de hoje (24), que trouxe as denúncias de Yousseff na capa e abriu espaço para que seu colunista (e palpiteiro assíduo dos telejornais da GloboNews), Merval Pereira, cometesse os seguintes impropérios em sua coluna: “Nesse caso, o impeachment da presidente será inevitável, caso ela seja reeleita no domingo. Corremos o risco de estarmos condenados a uma crise institucional das grandes com membros do Congresso, governadores e até a presidente eleita envolvidos em um processo criminal mais grave do que o mensalão. A situação eleitoral parece estar se definindo a favor da presidente Dilma, a não ser que as revelações do doleiro Yousseff atinjam o eleitorado no que pode ser definida como a última bala de prata da oposição”.


Se isso não é a articulação de um golpe midiático, não sabemos o que seria. A nossa certeza é a de que estamos de olho: as redes não vão se calar.




Leia mais:



DILMA, SOZINHA, DECIDIU IR PRA CIMA DA VEJA!




O QUE LEVOU A VEJA AO ATO TERRORISTA




TV: Dilma põe no Itaúúú da Veja




Por que o Golpe com a Veja fracassou




Azenha viu tudo: a venda casada jn/Veja

 

 

[poll id="817"]