Sábado, 30 de Agosto de 2014

Publicado em 22/10/2012

Jango caiu com apoio popular.
Dilma, Dilma …

A Santa Aliança regressista de Globo, MP e Supremo tem como finalidade derrubar qualquer Governo trabalhista. No Brasil e na Venezuela, onde há mais liberdade de expresão que aqui.

Informação enviada por Stanley Burburinho, o implacável( quem será ele ?):

Nótícia publicada pela Folha de São Paulo em 09 de março de 2003:

“09/03/2003 – 03h34


Jango tinha apoio popular ao ser deposto em 64, diz Ibope


PAULO REDA – Free-lance para a Folha de S.Paulo, em Campinas

Duas pesquisas feitas pelo Ibope às vésperas do movimento militar de 31 de março de 1964, e nunca divulgadas, mostram que o presidente João Goulart contava com amplo apoio popular ao ser deposto, apesar da polarização ideológica que o país enfrentava.

Uma das pesquisas, feita pelo Ibope em três cidades paulistas, apontava que 15% dos ouvidos consideravam o governo Jango ótimo, 30% bom e 24% regular. Para 16%, a administração Goulart era má ou péssima.

A outra pesquisa do acervo do Ibope, que entrevistou eleitores de oito capitais entre os dias 9 e 26 de março de 64, mostra que 49,8% dos pesquisados admitiam votar em Jango caso ele pudesse se candidatar à reeleição, contra 41,8% que rejeitavam a possibilidade.

Esses e outros levantamentos inéditos estão sendo catalogadas no Arquivo Edgard Leuenroth, da Unicamp. A pesquisa que trata especificamente da popularidade de Jango às vésperas do movimento militar foi realizada entre os dias 20 e 30 de março de 1964 e ouviu 950 moradores das cidades de São Paulo, Araraquara e Avaí. Foi feita a pedido da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

A diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, afirmou que os critérios aplicados nesses levantamentos da década de 60 são semelhantes à metodologia das pesquisas recentes do instituto e são perfeitamente confiáveis.

Cientistas políticos e historiadores ouvidos pela Folha de S.Paulo afirmaram que os dados são muito relevantes para discutir as circunstâncias que levaram ao movimento militar de 64. Segundo a professora do Departamento de História da USP Zilda Iokoi, a popularidade de Jango foi um dos aspectos decisivos para a sua deposição . “Como vivíamos um momento de grande polarização ideológica, as forças reacionárias se sentiram ameaçadas”, afirmou.

Para a professora do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas Maria Celina D’Araújo, as pesquisas do acervo do Ibope são de extrema importância para a compreensão dos motivos que levaram ao movimento militar: “Reforça-se a tese de que o golpe de 64 foi um movimento anticomunista e não contra o governo de Goulart”.

Outra pesquisa feita pelo Ibope no período revela que 59% dos ouvidos eram a favor das medidas anunciadas por Jango no histórico comício da Central do Brasil, no Rio, no dia 13 de março de 64. As propostas incluíam a desapropriação de terras às margens de rodovias e ferrovias e o encampamento das refinarias estrangeiras.

O ex-senador Jarbas Passarinho, que na época era chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, afirmou que não conhecia os dados, mas que não estranha o fato de Jango ser popular às vésperas do 31 de março. “Desde a década de 50, quando ocupou o Ministério do Trabalho, Jango adotou uma série de medidas populistas, que garantiram a sua boa imagem, principalmente junto às classes mais pobres.”

Navalha

O Historialismo Pátrio defende a tese de que Jango caiu porque gostava de pernas – de coristas e de cavalos.

Caiu também porque se preparava para dar um Golpe.

Que Golpe ?

Ora, as deduções levam a isso: ao Golpe.

Se popularidade alta fosse antídoto contra Golpe, o Jango não caía.

A Santa Aliança regressista de Globo, MP e Supremo tem como finalidade derrubar qualquer Governo trabalhista.

No Brasil e na Venezuela, onde há mais liberdade de expressão que aqui.

Sem uma Ley de Medios, a Santa Aliança derruba a Dilma.

Se o Legislativo se mantiver pusilânime e não enfrentar o Supremo, aí, então, fica mais fácil ainda derrubar uma Presidenta com 99% de popularidade.

O lado de lá não vai engolir quatro derrotas consecutivas para Presidente.

 



Paulo Henrique Amorim


Comentários

  • Paulo Leme

    Hora de agirmos, todos nós! Golpe paraguaio, aqui, não mesmo! Mexeu com Lula ou mexeu com Dilma, mexeu conosco!

  • C.Paoliello

    Mais do que nunca é urgente a proposição de uma lei que obrigue a velha mída a adotar hábitos democráticos e civilizados.

  • antonio l

    e isso mesmo antonio l

  • souza

    golpe declarado contra jango.

  • Creuza Dona Mancha

    Pois é.
    Imaginem a carnificina que seria se o Brasil fosse um país armado como é o EE.UU. Barbaridade.
    É fácil de compreender porque não é.

  • Mariac

    Vários processos já foram julgados e elas foram condenadas em última instância, tentaram vários acordos e parcelamentos e essas dívidas não foram pagas. A constituição proibe destinar dinheiro público para inadimplentes com o estado. Suspender as verbas de publicidade dos ministérios e das estatais, incluindo aí os estados e prefeituras, seria simplesmente cumprir a lei. Se a Dilma não faz isso ela está prevaricando

  • Leônidas Costa Andrade

    E o que o Jarbas Passarinho chama de “medidas populistas” são: aumento real de salários, reforma agrária e nacionalização do petróleo, quer dizer, nada mudou, a direitona continua com o mesmo discurso, mas, oficialmente os patriotas militares deram o golpe para nos proteger da corrupção que corria solta, alguma semelhança com os argumentos dos ministros do STF?, não será mera coincidência.

  • salete cesconeto de arruda

    A FARSA que vi MONTADA ontem em Ipanema pelo PIG e amigos me deu certeza disso: eles só querem GOLPE!
    Dava pena ver a cara dos JORNALISTAS. Tinha um que parecia ser um ARAPONGA do PIG. Coitado! Tão novinho… e não pensa que GOLPISTAS podem pegar ele e sua familia e amigos. E torturam, somem, MATAM!
    Onde estão os CONGRESSISTAS?
    Acorda DILMA pois a CORDA que fingem te dar é a mesma que irão usar para te ENFORCAR e nós todos se não formos para a rua desmascarar FALSOS protestos como esse onde tinha mais jornalista do PIG do que participantes. Coitado dos jornalistas!
    Dá pena ver o ROSTO DELES tendo que prestar conta ao PATRÃO!

  • Morais

    É bom a Dilma tomar cuidado com o STF, pois com o fim da Guerra Fria as forças ocultas não podem mais se valer dos militares para o golpe, utilizam o judiciário para dar ares de legalidade e legitimidade para o golpe, Honduras e Paraguay foram laboratórios dessas novas práticas golpistas para serem utilizadas por outros países como o Brasil por exemplo.

  • José Carlos

    Fora dona “dorminhoca” Helena Chagas. Fora também o Hibernando e o Zé Cardoso. Não precisamos de ministros medrosos e Chinfrins. A vitória de Haddad retumbante no segundo turno dará mais forças às esquerdas. Dilma 2014, com Gabriel Chalita de vice. Para o Temer, basta um ministério.

  • Sávio Alves

    E a gora o STF está se especializando em preencher o abismo entre causa e efeito como lhe convém …

  • palestrense

    “A dietora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, afirmou que os critérios aplicados nesses levantamentos da década de 60 são semelhantes à metodologia das pesquisas recentes do instituto e são perfeitamente confiáveis.”

    Se estão considerando crível o IBOPE de 50 anos atrás com levantamentos semelhantes aos atuais, porque então temos reais duvidas sobre a sua idoneidade hoje e o chamamos de globope?

  • sergio mario

    É só o PIG, o MP e o Supremo que querem o golpe? Não tem banqueiro, empresário, militar da ativa, político profissional, interessado nele também? São todos anjos?

  • Observador

    Cara PHA, o Lula e a Dilma só não cairam porque hoje temos internet e, graças ao Lula, pobre acessa a internet e a opinião não é mais formada por meia dúzia de dois ou três.

  • carlos gomes nogueira

    Jango está num patamar acima (na história brasileira!)
    sem comparações…

  • RicardoJ.

    É hora de mexer nos vespeiros… Colocar cada um no seu quadrado! E não faltando a Ley de Medios… Pode importar da Argentina! =^|

  • Sonia

    Minha querida presidenta, vamos logo com essa Ley de Medios!

  • Doris Gibson

    Em tempo, PHA: “eles” vão ter que engolir quatro derrotas consecutivas; y otras cositas mas…

  • Wilson

    Alô, alô, militância vermelha! Já ouvi amigos meus dizendo que, após o esforço feito no 1º turno em São Paulo, agora estão mais tranquilos e podem descansar um pouco. Não podemos pensar assim. A eleição só termina no domingo e Serra, o mestre dos golpes, com o apoio do PIG e do Judiciário, não mede esforços na bandidagem. Não vamos deixar de cuidar do cinturão vermelho que se formou em São Paulo. Vamos garantir uma vitória maiúscula nesse reduto que os tucanos sempre consideraram como deles. Falta apenas uma semana, vamos continuar a luta para vencermos com uma margem bem ampla de votos!

  • Doris Gibson

    Todos os comentaristas “científicos” consultados (inclusive Jarbas Reforma de Base Passarinho) falam como se o golpe de 64 tivesse tido amplo apoio popular… Que patranha! Fora o “cansei”(com deus pela liberdade)da época, estudantes e trabalhadores fizeram manifestações contra, reprimidas à metralhadoras do exército, com óbitos. Claro que isso não foi divulgado pelo PIG.

  • Rossi

    Depois das “tênues”(fracas,duvidosas,imprecisas)provas contra Dirceu,serem suficientes para lunaticamente condená-lo,tudo é possóvel.

    • Mariac

      Calma. O Tempo é outro. O Mundo é outro. O povo é outro. O voto é outro. Vai dar tudo certo.

      Os neo-fascistas que assaltam o estado para entregar os valores adquiridos com o suór do povo aos ricos serão defenestrados. E no inicio teremos um capitalismo menos cruel e voltaremos a ter instituições decentes. Depois………. Ahhhhhhhhhh, depois o povo é que vai dizer o que quer.

  • pedro - bahia

    Tudo pode acontecer num país onde, nos últimos anos, a Senzala obteve significativas conquistas.

  • rolando

    a única diferença é que boa parte da elite progressista já enxergou que o país caminha para um capitalismo de centro esquerda bastante promissor…o governo é pra maioria da populaçao como convém a qualquer democracia, não apenas para os “necessitados”,embora venha resgatando também diversas dividas com esses segmentos sociais ….apenas aquela direita obscurantista e retrograda se incomoda com os governos progressistas,não porquê o país vai se dar mal mas única e exclusivamente porquê perderam a força de dominação e controle que tinham antes…e isso afeta seus negócios e dos seus “amigos”…afinal sempre foram vassalos de teorias e interferência externas…

  • mara maria

    Golpe? Ouvimos isto recentemente, “ou não”?

  • Gilson

    O problema destes dias é que só tomamos ações reativas. Sabia-se que o julgamento do mensalão não teria o mínimo pudor e ética. Mas aconteceu. Depois de algo ruim acontecer, reagimos.
    As ações políticas do governo devem ser mais firmes. Preventivas e pró-ativas. Com muita atitude, mas sem perder a ternura jamais.

  • Luis R

    Cara, o Lula na Argentina. Acho que quem vai resolver será ele, agora que está melhor do tratamento.

  • Ferreira

    Para a elite, a tentativa de dimuição da desigualdade social é golpe.

    No bolso dela não pode parar de entrar dinheiro cada vez mais.

  • Fernando Loureiro Pinto da Silva Filho

    PHA,
    Não gostei de “santa aliança”. De sannnnnnnnnnta não tem nada!!!!

  • José Ricardo Romero

    Sou totalmente a favor da lei da mídia, mas há outras coisas mais urgentes e mais efetivas que podem ser feitas antes. As grandes empresas de comunicação devem muito dinheiro para a previdência e para o fisco. Vários processos já foram julgados e elas foram condenadas em última instância, tentaram vários acordos e parcelamentos e essas dívidas não foram pagas. A constituição proibe destinar dinheiro público para inadimplentes com o estado. Suspender as verbas de publicidade dos ministérios e das estatais, incluindo aí os estados e prefeituras, seria simplesmente cumprir a lei. Se a Dilma não faz isso ela está prevaricando. Como esta verba já foi aprovada no orçamento da união e, logo, virá outra proposta de orçamento para o congresso, esta “sobra de caixa” poderá ser desviada para incrementar as publicações oficiais e fazer um eficiente e atrativo sistema de comunicações pelo governo,mais uma vez, a nível federal, estadual e municipal.

  • Marcos Antonio da Silva

    Vamo lá DILMA, Ley de Médios neles…

  • Maria José

    Eram outros tempos. O que eles falavam “erra” Lei. A bem pouco tempo eles só “eram” um lado. Vide 89, o Golpe que deram nas eleições CoLLor X LULA? Agora temos o blogues SUJOS. rhummm.

    Eles estão desesperados… vendo a vaquinha passar para outra mão. Por que será que eles sabem aonde atacar. Eles sabem aonde as corujas dormem. kkkks

    PIG maldito.

    • lenilton

      Exatamente, antigamente não havia os blogs “sujos” e “nazistas” para fazer o contraponto, então ficava só o que eles escreviam como verdade absoluta.

  • pperez

    PHA e se considerar o mutismo retumbante do PT em relação a condenação humilhante dos seus quadros mais importantes neste circo do mensalão, temos que admitir que as coisas estão tipo laranja madura na beira da estrada….

  • cassio zecatti

    A preocupação é quando o inimigo não ataca, neste caso está armando alguma estratégia. Estranha-me o fogo amigo do Pig neste segundo turno das eleições municipais, algumas reportagens até reconhecendo e elogiando a atual administração trabalhista. Amaciando a carne antes de devorá-la?

  • Lenir Vicente

    Eles que tentem!

  • Edvard

    “O golpe militar foi um movimento anti-comunista e não contra Jango”.
    Eu vivi o golpe quando criança e, apesar da pouca idade, lembro-me muito bem que as notícias e a propaganda da “Revolução” era contra o comunismo e a favor dos “Ianques”.
    Mas atrás da propaganda “comunista come criancinha” estava o “Grande Irmão do Norte” que não queria outra Cuba em seu quintal e, principalmente não queria que seu mercado fosse dividido com outros países. Ganhamos o milagre e uma dívida gigantesca.
    Foram quase 4 décadas de “viralatisse”, aliás ainda existente em grande parte dos colonistas e nos políticos demotucanos.

    • Leo

      Essa tese estapafurdia de que foi “anti-comunista” o golpe de 1964 é a tese da extrema direita.Outro argumento era de um movimento anti-corrupção. Uma tese mentirosa, criada pelos yanques e adotada por seus capaxos. Tudo o que não era totalmente subserviente aos EUA na época, era comunista.Hoje eles chamam de ditadura populista ou terroristas. Imaginem Jango,Getulio,Jucelino, Brizola comunistas? Outra coisa, o Jango não tinha apoio popular. A resistencia quase zero ao golpe surpreendeu até os golpistas que dispensaram o apoio da quarta frota(a famosa operação brother san).

      • Leo

        Outra diferença é que a marcha das carolas de 1964, chamada “da familia com deus pela liberdade” reunia milhares de pessoas; a marcha das carolas de hoje, “em apoio ao supremo” reuniu meia duzia.

  • Irvando M.Borges

    Vamos lá,Presidente Dilma,atitude,porque nós a elegemos também para que Vossa Excelência coloque o pig no seu devido lugar.Depois não adianta chorar sobre o leite derramado,O povo tem memória curta.

  • Livia

    Gente, vamos fazer nossa parte, eu não vejo mais globomente, nunca li o PIG explico pra todo mundo o que está acontecendo.

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    quem derrubou jango foi a inflaçao……se tivesse estabilidade economica ele nao cairia…..

    • Leo

      A instabilidade economica, sabotagem, greves organizadas pelos golpistas(a dos marinheiros do cabo anselmo, ou dos caminhoneiros no Chile), os locautes tudo isso fazia parte dos preparativos de golpes no continente. Hoje se sabe, se confirmaram as “paranóias” de que tudo foi muito bem organizado com a participação da cia inclusive, além é claro do velho pig, dos ipes, ibad etc…

  • Rose

    Presidenta Dilma, enquanto uma mão de um general te dá uma medalha, a outra te apunhala pelas costas.

  • Horridus Bendegó

    Desmascara-se mais uma mentira dos apologistas do Golpe, aqueles mesmos do plano cohen e de outras falsificações, a de que a “revolução contou com apoio popular”…

    Só se popular significa copular!

  • Regina Braga

    Dilma,Dilma e Dilma…Os postes estão iluminando muito,mas no Brasil o apagão é histórico.Lei dos médios enquanto há luz!

  • jbmartins Fora R Bo S ta de SC

    Temos uma diferença a considerar, Um possivel levante da Classe C e o PIG ta ganhando muito $$$$$, com a classe C, o Imperio teria que enviar a quarta frota.

  • justus

    1964 era outro tempo, os redutos eleitorais dos coronéis, eram fechados e ordenados de cima para baixo, o voto era manual e fraudado na hora. Hoje a imprensa nao tem mais o poder que imagina ter, por isso delegou isso aos ”boemios” do STF, como reportou a folha. mas os blogs sujos estão ai para a cadeia da legalidade. a não ser que o google…

  • Josué

    É isso aí Presidenta! Teu inimigo mor está à espreita!

  • Josean

    Se ela fizer com a Globo o que o Chávez fez com a principal emissora da Venezuela..aí sim, acredito que a emissora dos irmãos que não tem nome próprio, bombardeia a presidenta e arruma um meio de deporta-la, como fez com o Jango. Minha opinião, claro!!

  • Vera Billie Jean

    Vambora Dilma, Ley de Medios JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ ou
    pelo menos deixe de fazer propaganda na Globo e façamos uma TV Pública , isto é possível!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •