Extraído do site Amigos do Presidente Lula (aquele que a dra Sandra Cureau quis calar):
Folha e Globo mentem: havia uma guerra civil no Brasil durante a ditadura
Folha e Globo, seguidas de Veja e Estadão fizeram “reporcagens” a partir do processo da ditadura contra Dilma Rousseff no STM (Superior Tribunal Militar).
Processos como estes exigem do repórter e do editor um mínimo de conhecimento da história e visão crítica da época para não escrever bobagens, principalmente usando de má-fé como fizeram os jornais.
Ignorar a realidade da época é o mesmo que publicar uma reportagem sobre o processo de D. Maria, a Louca, contra Tiradentes, e endossar as acusações tiranas de que Tiradentes seria um “traidor infame”.
A má-fé dos dois jornais não está em publicar o conteúdo dos autos do STM, que pertencem à história, e podem ser estudados, para evitar novas tiranias, com a devida crítica (por exemplo, considerando sem valor, a princípio, informações obtidas sob tortura, sem que haja confirmação).
A má-fé está em confundir o leitor, principalmente àquele que não conhece o contexto da época, querendo atribuir caráter criminoso em ações de combate, de insurgência contra a tirania, de guerra de guerrilha (como tomada de armas do inimigo, expropriação à bancos), da mesma forma que a Corôa Portuguesa atribuiu como criminosa a insurgência política de Tiradentes.
Como a mentira tem pernas curtas, é fácil desmascarar essa imprensa corrupta: se as ações rebeldes fossem crimes comuns, porque Dilma e seus companheiros eram julgados por um Tribunal Militar, e não pela justiça civil comum?
À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares, crimes de guerra. É a prova irrefutável de que a própria ditadura reconhecia haver uma guerra de guerrilha em curso, e que as ações da guerrilha eram de combate.
O Brasil viveu uma guerra civil durante a ditadura camuflada pela censura e pelo PIG
Não foi uma guerra civil ostensiva, foi guerra de guerrilha.
Guerrilha é quando um combate se trava entre forças desproporcionais. Sem poder bélico para enfrentar um exército regular, a guerrilha precisa ficar escondida, e só apontar a cabeça em ações típicas de emboscada e sabotagens (como tomada de armas em quartéis e de policiais, expropriação a bancos, ataques à alvos da ditadura), para depois se esconder de novo. A guerrilha não pode ter quartéis visíveis, nem campos de batalha previsíveis, senão é facilmente dizimada pela inferioridade numérica e bélica.
A guerrilha não visa necessariamente vencer na força bélica. Visa criar focos de resistência, inserindo o espírito de luta (mesmo não armado) e resistência na população, na nação.
Num país continental e urbano, como o Brasil, caso houvesse apoio popular, as ações armadas tenderiam a ser substituídas por greves e protestos de massa, criando um ambiente político tal, que faria o tirano bater em retirada do poder. Esse resultado acabou acontecendo, na abertura lenta e gradual, com as greves do ABC, com as manifestação das Direstas Já, culminando com a redemocratização.
Esse mesmo tipo de ação guerrilheira – com poderio bélico inferior, mas apoio popular – levou Nelson Mandela à democracia racial sul-africana e levou à criação da República da Irlanda (exceto a Irlanda do Norte, que ainda faz parte do Reino Unido).
No Brasil, a ditadura montou um conjunto de dispositivos para não deixar a guerrilha atingir seu principal objetivo: a organização e mobilização popular.
Para isso era preciso esconder que havia uma guerra civil legítima em curso contra a ditadura. Além da censura, era preciso demonizar na propaganda noticiosa os guerrilheiros como “criminosos”, para não despertarem empatia popular, não criar mártires, nem despertar admiração, nem ideais a serem seguidos.
Foi preciso fazer o mesmo com os guerrilheiros, que D. Maria, a louca, fez com Tiradentes e os demais inconfidentes.
E lá estavam as velhas conhecidas familias Marinho, Frias, Mesquita e Civita, da velha mídia, engajadas em demonizar os guerrilheiros, em entusiasmados editorais, colunas e na deturpação do noticiário. Hoje, coerentes com o passado em prol da ditadura, fazem o mesmo ao colocaram suas mãos sujas no processo de Dilma, vilipendiando a verdade.
Além do aparelho repressivo policial-militar e para-militar, a ditadura criou Atos Institucionais e inseriu na lei de segurança nacional, carta branca para prender e arrebentar qualquer um que insurgisse contra a ditadura, seja sem arma, seja com armas.
O Ato Institucional nº 6, transformou o STM (Supremo Tribunal Militar) em um tribunal de exceção, onde passaram a ser processados todos enquadrados na Lei de Segurança Nacional, inclusive os civis. Foi o reconhecimento pela ditadura de que estava travando uma guerra civil para se manter no poder.
Qualquer atividade civil de oposição de esquerda (ou que “ameaçasse” o regime), como críticas ao presidente e às autoridades, panfletagem, organização e reunião popular, greve, associação de funcionários “desautorizadas”, eram punidas, desde a prisão até a pena de morte, pela Lei de Segurança Nacional vigente na época, em processos na Justiça Militar.
Nesse contexto, de proibição à qualquer atividade real de oposição, é que só restou a resitência armada. Qualquer outra atividade de protesto que trabalhadores, estudantes e movimentos sociais fazem livremente hoje, com a maior naturalidade; qualquer coluna de jornal alternativo ou panfleto com críticas contundentes, dava pena de prisão na época. Até discussão de boteco ou na esquina, se alguém falasse mal do ditador ou da ditadura, ia em cana.
A guerrilha, por natureza, quase sempre acontece em movimentos de indenpência, de libertação nacional, ou contra ditaduras, quando não há liberdade de expressão, onde é proibido disputar o poder no voto livre. É a luta do oprimido contra o opressor.
Escalada da Ditadura levou à proliferação da luta armada
No Brasil, o golpe de 1964 não teve reação à altura, nem mesmo desarmada, por que foi uma ditadura implantada em etapas. Numa primeira hora, chegou a ser como um golpe pontual com “crise política e militar”. Centristas do PSD, consumado o afastamento de Jango, tentaram fazer um acerto com os militares para reconduzir à normalidade institucional.
A constituição dizia que, faltando menos de 2 anos para o fim do mandato, o Congresso Nacional elegeria o novo presidente. Em acordo, JK e todo o PSD apoioaram a eleição de Castelo Branco no Congresso Nacional, inclusive emprestando como vice um hábil articulador político do PSD (o mineiro José Maria Alckmin). A derrubada de Jango foi um golpe, mas, a rigor, a eleição de Castelo Branco, até ali, retomava o caminho constitucional. O acordo previa que Castelo cumpriria o período do mandato de Jango até o fim, como determinava a Constituição, seguraria os militares da chamada linha dura nos quartéis, e cumpriria o calandário eleitoral, havendo eleições diretas para presidente em 1965, como previa a ordem institucional.
Uma vez eleito, Castelo Branco descumpriu os acordos, vieram golpes dentro do golpe (o próprio JK foi cassado em seguida, pelo próprio Castelo), cada vez mais afastando o caminho da redemocratização e transformando o Brasil numa ditadura cada vez mais arbitrária e massacrando a oposição.
Entre 1965 a 1968 movimentos civis, como dos estudantes e trabalhadores se reorganizaram em resistência popular (desarmada), nas ruas. Faziam cada vez mais protestos, greves e passeatas. Trabalhadores começavam a voltar a fazer greves, duramente reprimidas, com prisões e intervenções nos sindicatos.
O AI-5, em dezembro de 1968, fechou as portas para qualquer atividade de oposição. A falta de resistência em 1964, que havia levado à ditadura cada vez mais atroz, explodiu em 1968, com milhares de jovens (de todas as idades) resolvendo resistir, aderindo à unica forma de resistência que ainda parecia viável: a luta armada.
Dilma não participou diretamente de ações armadas, mas não há nenhum demérito em quem participou, pelo contrário. Foi um ato voluntário, de sacrifício e bravura, como o de qualquer soldado que combate em uma guerra. Muitos sem qualquer preparo, nem aptidão militar, acabaram sacrificando a própria vida ou em confronto com um exército e polícia bem preparada, ou torturados e executados nas masmorras da ditadura.
Em tempo: o Otavinho contrataria o Silvério dos Reis para escrever na página dois da Folha. PHA



DIVULGUEM !!!!!!
PHA x PIG Azedo
Pessoal, vamos continuar votando no PHA E LULA todos os dias, pode-se dar 1 VOTO A CADA UMA HORA de
intervalo.
Coloquem esse link em SEUS FAVORITOS, ou nas PÁGINAS INICIAIS.
http://www.whopopular.com/Paulo-Amorim Votem no PHA
http://www.whopopular.com/Lula-da-Silva Votem no Lula
Edson, vc esta certo. A Folha mostrou: que Dilma lutou contra a ditadura, q lutou pelos ideais de uma sociedade livre da repressão, lutou por justiça social. A intensão da Folha de fazer essa matéria, nós sabemos q é das piores, visto a enfase q ela deu a determinados pontos da matéria. Mas como consta, na própria matéria, tudo esta segundo a ditadura. E nós sabemos q o povo tem no minimo ideia do q foi a ditadura e como foi difícil lutar contra ela. Penso q a Folha deveria falar de todos os que lutaram contra a ditadura, como homenagem a esses bravos brasileiros. Dilma foi uma mulher muito corajosa. Tenho admiração por todos q lutaram de alguma forma contra a ditadura.
Só uma perguntinha básica.
Se combete uma ditadura militar distribuindo flores?????
Dilma não pegou em armas, mas se tivesse pegado para mim não a desmerece em nada, muito pelo contrário.
O PIG só influencia os ignorantes.
Ser analfabeto é diferente de ser ignorante (ignorar).
já ouviu falar em desobediência civil?
depois eu é que sou ignorante
Porque o PIG nao fala mal do GAbeira? Porque nao o chama de terrorista? Se ainda fosse de esquerda certamente seria criticado .
É por essas e outras que até a PALHAÇO TIRIRICA “NOCAUTEOU” a GLOBO.
É brincadeira…
Dilma ser considerada traidora quando, o País foi sequestrado por gorilas armados e obrigando a passar 03 décadas sob essa coação.
Insubordinados, como disse Miguel Arraes.
Insubordinados que hiprocritamente se esgoelam, ante qualquer tentativa de modernizar e regulamentar as relações em seu ambiente de trabalho.
Uma mulher que lutou pela liberdade dos homens brasileiros.!
Queria agradecer a folha por revelar isso a todos nós os cidadãos livres e plenos deste atual Brasil.
Vc me desculpe, PH; mas, como sempre, não deu pra… escrever, pouco. Na verdade não sou profissional. Só vc, mesmo, consegue ser… risos
PHA, qualquer do povo poderia ter se levantado de forma moralmente legítima contra o governo que assumiu em 1964, pois tal governo era, esse sim, espúrio, resultado de uma quartelada apoiada pelos mesmos grupos do aborto, da bolinha de papel, da difamação covarde e anônima pela internet e pelo telefone. Dizer que as pessoas que se insurgiam praticavam atos de banditismo, e pior, criar reporcagens baseadas em confissões obtidas sob tortura, é o mesmo que dizer que a Resistência Francesa estava traindo a França ao combater os nazistas alemães e os nazistas franceses. Ter coragem de fazer manchete baseada nisso é vergonhoso, dá náuseas e mostra que o Luiz Carlos Prates está mesmo em casa.
“Se passar na banca e ver a FOLHA, não compre.
Se comprar, não abra.
Se abrir, não leia.
Se ler, não acredite.
Se acreditar, RELINCHE.
Excelente!!!!
Parabéns pelo poder de síntese!!!
André, excelente comentário!!!
Parabéns pelo poder de síntese!
Bem, estamos falando de Folha, Globo, Estadão e Veja.
Não há nada para se admirar nessa fábrica de mentiras.
Pelo menos, é isso que está provado aí acima.
O problema, é que todos ficam de olho no que esses veículos inúteis divulgam.
Melhor seria ignorá-los.
Deixá-los no lugar que merecem.
A vala pôdre do Tietê.
A piscina da elite paulista.
PH,
parabens!!! Excelete matéria.
PHA, o desespero dos demotucanospigelital é tanto, que estão incitando a volta da Ditadura. Que horror, que falta de criatividade.
Zumbi dos Palmares, por exemplo, não passava de um descompensado…
Na socapa essa imprensa golpista tenta passar-se por democrata. Ardilosos e dissimulados continuam cinicamente manipulando e distorcendo a verdade.
Apoiaram sem nenhum pudor, os que subverteram a ordem constitucional.
Todos esses apoiadores, colaboradores, mandantes e executores desses crimes de tortura e assassinatos, não têm o direito de descaradamente tentarem transformar as vítimas da opressão em criminosos.
Essa tentativa de inversão dos fatos por parte do PIG, deve ser levada ao conhecimento da justiça brasileira e internacional.
Os golpistas criminosos responsáveis por essas atrocidades, devem pagar pelo que fizeram.
PHA,
Sabe o que me espanta, nisso tudo? Que ainda há gente que paga para ler o PIG!!
PHA…você é muito….muito…muito melhor que o PIG.
Parabéns sempre!
[...] Clique aqui para ler “Folha diria que Tiradentes traiu a Pátria” e aqui para ler “Dilma é a homenagem póstuma ao ‘seu’ Frias”. [...]
Guerra ao PIG, Já!
Graet PHA, great post…
Tiradentes foi o maior patriota do Brasil. Lutou bravamente contra o império português em nome da liberdade e da independência do Brasil. Na mesma época da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos da América.
Por causa da morte de Tiradentes, o Brasil ficou um século atrasado.
Enaqunto isso na BOLIVIA
Exército boliviano se recicla
Enquanto o jornal da “ditabranda”, a Folha de S.Paulo, foi procurar nos arquivos da ditadura a ficha da Presidenta eleita Dilma Rousseff e O Globo divulgava o dossiê da ditadura, um fato dos mais relevantes na América Latina acontecia em um país vizinho do Brasil.
O Exército boliviano, que durante anos protagonizou golpes sangrentos e alguns, como o de Hugo Banzer, nos anos 70, com o apoio da ditadura brasileira, neste ano de 2010 fez a sua opção.
Em comunicado firmado pelo general Antonio Cueto, comandante da corporação, feito por ocasião das comemorações dos 200 anos de sua criação, o Exército se declarou socialista, antiimperialista e anticapitalista. O militar assinalou que a Constituição do país promulgada em 2009 “dá lugar a que o Exército surja como uma instituição socialista, comunitária’’”. E acrescentou: “nos declaramos antiimperialistas, porque na Bolívia não deve existir nenhum poder externo que se imponha, queremos e devemos atuar com soberania e viver com dignidade”. Também nos declaramos anticapitalistas porque este sistema está destruindo a mãe terra!
Falava-se da folha pois não? Lendo os navegantes esqueci-me
do assunto. É uma folha apatrida + ou -
Hoje pode-se ver esse pessoal que apoiou a ditadura reclamando da violência como o estafermo comentarista da globo em Santa Catarina.
A zona na segurança pública do país começou quando os militares golpistas desviaram a policia civil de suas funções que eram, até então, combater criminosos comuns.
Passaram a combater apenas e tão somente “subversivos” das formas mais arbitrárias e corruptas, não importava que a policia se fizesse acordos com os bandidos (que antes ela combatia) para denunciarem os tais subversivos. O protótipo desse policial corrupto sem controle foi e célebre delegado Fleury (morto em circunstâncias até hoje obscuras).
Presidenta Dilma ,VC não fugiu da luta com outros fizeram,VC foi uma heroina…
Ley de Medios neles !!!
PiG doente teve recaida!!! DIAGNOSTICO: provavelmente esses jornais e outras empresas da imprensa fazem esses tipos de analises exteriorizando seus proprios problemas psico economicos. o posicionamento politico “declarado” das familias donas desses jornais bem como todas as materias distorcidas que publicam sobre economia e politica passa-nos a impressao que estao carentes dos seculares “amparos” e “parcerias” que possuiam de governos anteriores, notadamente dos militares e ditaduras. SOLUÇAO: Lula, Dilma, PT e aliados andarem de “bracinhos” dados como roberto marinho fazia com figueiredo, ou entao, massagem no ego, que no momento estah em falta mas o nosso colega turco de 2,50m de altura com uma mao de 30cm pode aplicar umas na prostata via retal com luva de gari!
A Presidente DILMA tem que esnobar essa imprensa.
A democracia permite isso? Um candidato se passar por vítima de um atentado, ao ser atingido por bolinha de papel? Ora pois. Por isso que no golpe de 64, ele fugiu para o Chile, pois se ficasse no Brasil, – correndo o risco de ser preso e torturado, – seria capaz de entregar até Jesus Cristo.
O mau caratismo dos PIGs tem um aspecto positivo. Oferece também a oportunidade para que informemos aos mais jovens como era o país do “Golpe”, que eles tanto adoraram.
Alguns tiveram a coragem de pegar em armas e enfrentar os brucutus. Eu não tive. Preferi aprender Jornalismo (com J maiúsculo mesmo) com Wladimir Herzog, que foi assassinado apenas porque ousava tentar informar a população sobre as atrocidades cometidas. Digo tentar, porque quase tudo era proibido divulgar.
Outros ainda, aqueles que tinham “Bolsa Papai”, decidiram FUGIR… para o Chile, os Estados Unidos, a França, etc.
Felizmente o povo está deixando de ser bobo. E preferiu quem se arriscou e ficou lutando para que hoje todos possam votar e escolher o que é melhor.
Vida longa Presidenta Dilma!
Que Deus a proteja desses abutres.
ipai ir, mi
Tenho a honra de ter sido julgado pela justiça militar. Quando fui, o entendimento era: “Ser julgado pela ditadura é uma honra. Desonra é ser homenageado por ela.” Quem conhece a história sabe do que estou falando….
Uma coisa o Prates tem razão, tinha mais segurança na ditadura. Não havia tanto caos urbano.
Tudo ilusão.Era proibido divulgar certos fatos que pudessem expor a incompetência dos generais que eram escalados para sentar na cadeira presidencial a mando da CIA que coordenava e financiava o golpe.
Viva DILMA !!!, venceu,desmistificou,estraçalhou,mastigou e cuspiu o quarteto umbralesco Folha,Estadão,Globo e Veja.
Só por isso,já teria sempre o voto dos brasileiros.
PHA,
Vc é o nosso porta voz contra o PIG, continue com a sua luta q estaremos sempre ao seu lado, vamos ganhar a batalha contra esta ditadura da imprensa. Que DEUS te abençoe nesta cruzada.
Olá Pessoal,
vaos votar no PHA no site:
http://www.whopopular.com
ir em journalist, clicar show all e votar clicando em +1 vote. Quem quiser pode se tornar fã, é só clicar em +1fan e registrar!
Abraços
Para o bem da História e da Memória, não façam alusões a Tiradentes nem aos inconfidentes. É uma péssima comparação … as coisas só são comparáveis quando são similares. Não dá para comparar um movimento do século XVIII, que nem chegou a sair do papel, ou seja, da cabeça dos letrados da capitania, com um movimento de oposição ao regime militar no final dos anos 60. É o mesmo que comparar “galinha” com “tripa” …
Como mencionei em outro comentário: folha obteve conteúdo de informação extraído por métodos de castigos físicos.A Folha, dessa maneira, se prontificou em aceitar os métodos da época para publicar reportagem 40 anos depois.
Ela então seria conivente, pois partiu dela os pedido de obtenção dos dados, agindo de maneira acintosa à democracia, publicando conteúdo obtido através torturadores que trabalharam nas sarjetas latino-americanas, sob o comando de supostos guardiões de uma democracia capitalista que nunca existiu, pois sempre foi manipulada e maquiada como justa e honrada.
Era uma Guerra Fria entre sistemas igualmente falhos,descaracterizando movimentos nacionalistas de várias nações que desejavam ter sua identidade.
Pessoal, essa midia, descarada, que apoiou o golpe de 64, não podia fazer outra coisa se não acreditar, piamente, nos torturadores. Ela fez parte da ditadura militar de 64. Agora, tá na hora de DILMA abrir os arquivos da ditadura de 64 e mostras que foi a folha e a globo, no regime militar.
PHA, mesmo depois dessa aula de história ainda tenho dúvidas se os “jornalistas” do Pig entenderão o contexto que levou a hoje Presidente do Brasil contribuir para trazer a Democracia de volta ao país. Atenção PIG: O Brasil não é Honduras.
O concreto dialético ,mais uma vez ,nos faz lembrar que em todo processo social há sempre mais de um ou dois lados.Neste caso, talvez seja o fato da divisão de culpas pelo golpe.Não foram só os militares ,mas, sim um grupo de civis.O artigo nomeia a midia caquética..Faltam agora nomear outros civis que apoiaram o golpe e que geraçóes pós ditadura desconhecem.Eu nunca poderia imaginar o papel da Folha SP nisto tudo.Só fiquei sabendo agora.E olhe que eu leio muito acerca do tema.Como podem ter escondido isto?A TVLOGRO,tudo bem, a diretas ja revelou de quem se tratava,mas, a FOIA SP ,não: esta posava de vanguarda, de moderna ,de avançada até Dilma se candidatar .
O PiG ta sempre escorregando na mesma casca de banana.
Q é a mentira. Urgente “LM”.
Digo e repito: o PIG quer “desculpar” os nazistas! Os judeus e ciganos eram uma “ameça” ao regime hitlerista e tiveram a punição devida! Ou seja, é essa a “loucura” que o PIG quer sustentar a contrapelo dos fatos! Lei de Mídia, já!
tudo que dilma fez só me dar orgulho. não me importa o que foi. o simples fato de estar lutando contra um regime opressor já faz dela uma heroína. se pegou em armas e fez outras cositas mais, maior é o meu orgulho.
Genial PHA, deveria ser traduzido para o inglês e espanhol, o mundo precisa saber disso.
Ô PHA. Mudei de opinião. A Folha não está atacando a Dilma. Está elogiando. Pouca gente sabe: mas o presidente do Brasil (agora a presidenta) tem as senhas de nosso arsenal nuclear. Imagine a nossa sorte: agora vamos ter uma presidente eleita com experiência em guardar senhas de arsenais. Acertei de novo, votando nela.
Os Frias (o vivo e o morto) devem estar felizes.
É urgente a instalação da Comissão da Verdade !
noite de 1968, bar sem nome na r. maria antonia, aqui em são paulo, um amigo que participava da conversa, diz: se a luta viesse do campo, seriamos vncedores, pois a elite sentindo fome, tombaria a ditadura na hora….mas….infelizmente não aconteceu e todos nos naqueles momentos, agiamos como podiamos(luta silenciosa)
e para nós que vivmos aquelesmomentos, é gratificante vermos uma das nossas chegar a presidencia da republica,pelo voto direto da nacão. portanto essa imprensa mediocre, não perde por esperar, que o silencio dela agora,mostrara o que voces deverao receber logo mais.
reinaldo carletti
não é necessário ter guerrilha nenhuma para se lutar por alguma coisa, exemplo disso foi Gandhi, que conseguiu a independência da India sem disparar um tiro, simplesmente pregando a desobediência civil. Só quem faz guerrilha quem finge que luta por democracia, mas na verdade quer é substituir um regime ditatorial por outro de seus companheiros.
É muito importante que , ao passar a limpo este período da História do Brasil, não caiamos na armadilha simplista de colocar a culpa nas Forças Armadas. Elas foram utilizadas pelas “elites” e por Washington para defenderem seus interesses espúrios (Ops!!). Inclusive o PIG se refere a este período como “Regime Militar”. Ora, regime militar tem Israel, onde todos estão preparados para defender a nação e as 3 armas tem equipamentos sempre atualizados. Aquí, após 25 anos, a Arena e o PIG comeram todas as verbas disponíveis e as FFAA ficaram sucateadas. Não que elas não tenham sua parcela de culpa.
Concordo José.
O período da ditadura foi uma anomalia, as forças armadas ao invés de defender o povo, a nação e a soberania do país, estavam agindo contra os interesses nacionais em favor do NeoImpério Amerikano e em detrimento da população e do país.
Enfim, agindo contrariamente ao seu verdadeiro papel.
Agora sim as coisas mudaram: com o Lula as Forças Armadas voltaram a ser fortalecidas e estão cada vez mais preparadas para exercer de fato a defesa da nossa soberania e nosso povo.
Não entendo como tem militares que ainda apoiam os tucanos, se na época em que estavam no poder as FA estavam sucateadas e em estado de desmonte. Francamente!
Caro PHA
Empresário que colaborou com torturadores deveria ter seus bens, ou espólio, desapropriados pelo estado porque é mais canalha que traficante de crack.
No Brasil viram nome de ruas, praças e estradas.
Tenho nas figuras das pessoas que optaram em combater o regime de exceção, um grande respeito e admiração.
Não fossem esses verdadeiros heróis e heroínas, estaríamos ainda num atraso histórico.
O que ainda me impresiona é que tenhamos alguns órgãos de imprensa, que somaram forças com os reacionários de farda, no famoso Golpe de 64, contra as Liberdades Democráticas, querendo reeditar aquele período de Trevas.
Meu grande apreço a Presidenta Dilma, mulher de fibra, que não Fugiu às suas convicções e ideais, como outros o fizeram na primeira oportunidade que tiveram.
O Povo brasileiro está devidademente maduro para não entrar mais nas artimanhas daqueles que só souberam “entregar” aos interesses daqueles que sempre nos exploraram.
Pouco importa se Dilma pegou ou não pegou em armas. Se pegou fez o que tinha que ser feito. O país estava em guerra e só temos que recriminar os que fugiram, e acovardaram perante o inimigo, que torturava e matava. Dilma pra mim não é guerrilheira. Dilma é uma guerreira e como tal merece homenagens pelo que fez. Por isso votei nela. Por isso, luto diariamente por ela. Assim procedendo estarei lutando pela democracia no Brasil.
http://easonfn.wordpress.com
Folha e Globo, Veja e Estadão fizeram “reporcagens” a partir do processo da ditadura contra Dilma Rousseff no STM (Superior Tribunal Militar).
PHA, como a própria reportagem diz, a porta está aberta para revirar também a vida desta QI do PIG. É legítimo o direito de resposta da Srª Dilma e deve ser feito através das leis. è preciso que estas figuras asquerosas conheçam o peso da lei quem tiver o rabo comprido.
Ley de médios nêles também.
Se na época da ditadura a imprensa, se portasse com os ditadores de plantão, como se portam em relação à Lula, provavelmente não estariam hoje capitaneando o 3º turno eleitoral.
Acho ainda que é um tiro no pé. Uma coisa é tentar atingir a candidata à presidência, outra coisa é atingir a Presidente eleita.
Esquecem eles , que agora Dilma tem a caneta na mão. O grupos de Direitos Humanos lutam até hoje, pela instalação da Comissão da Verdade. Quem sabe não chegou a hora!?
Vamos abrir todos os arquivos , o povo brasileiro tem direito a conhecer sua história por inteiro. Vamos trazer a luz os dois lados, e o povo que julgue.
a globo não tem mais poder para caçar nem mesmo um palhaço (Tiririca) os tempos mudaram. Ainda bem|
A carta da ONU declara legítima qualquer ação , mesmo armada, contra regimes ditatorias e de tirania, como no caso da ditadura militar no Brasil. A mídia suja, que desinforma, omite, manipula, tenta reescrever a História de acordo com sua visão golpista.
Guerra ao PIG!!
Quanto mais falam mal e tentam denegrir da luta dessa guerreira, mas orgulho sinto de ter votado nela, mais orgulho sinto dos milhões de brasileiros que votaram nela e sinto pena daqueles que por não ler, não se informar, nunca terem buscado conhecer a história de luta contra a ditadura, por medo ou covardia, deixaram de votar na DILMA.
Mais os mais de 56 milhões de brasileiros que nela votaram me dá uma orgulho.
Sinto o mesmo orgulho de quando em 2002 , depois de tantas eleições e tanta luta, eleger Lula, um operario Presidente do Brasil.
Sinto apenas que na ânsia de alcançar seu vil objetivo – atingir a Dilma – não pense no sofrimento que causam em quem foi torturada e seviciada, ao vê estampada manchetes que a fazem recordar todo o horror vivido.
Mas esses “jornalistas” devem sentir prazer e alcançar o orgasmo ao causar esses tipo de sofrimento.
Fizeram isso com o Lula, o que deu? Ele elegeu a Dilma, eles nunca aprendem, melhor pra nós, enquanto eles tentão acabar com o PT o povo vai vivendo a vida.
Denise,
Suas palavras expressam bem o que sentimos com relação ao reavivamento de tantas lembranças amargas para todos nós e mais ainda pelos que passaram por tantos sofrimentos para conquistar a democracia que está incomodando aos que se julgam no direito de torturar mais uma vez esses guerreiros, como nossa PRESIDENTE DILMA.
Adorei e recomendo a charge do Aroeira nesse site:
http://odia.terra.com.br/portal/especiais/aroeira/novembro.html?atual=1&ano=2010
A charge sobre o assunto da ficha da Dilma é a ultima da lista no mês de novembro.
A charge ali tem que ser procurada, o pessoal tá usando java e ficou muito difícil achar… Tentem no seguinte link:
http://odia.terra.com.br/portal/especiais/aroeira/novembro.html?atual=15&ano=2010
Abraços,
Aroeira
Perfeito. Não li até agora resumo tão claro como esse. Tomara que um dia todos estudantes tenham noção de como começou o golpe e quem o manteve, e principalmente quem lucoru com o golpe.
O PIG tem que ser defenetrado do País. O Brasil não merece mais esse tipo de “imprensa”.
Prezado PHA: Êta tempo brabo era o da ditabranda.Lembro-me que o famoso decreto 477(por favor corrija-me, pois a memória está falhando) enquadrava qualquer estudante que falasse de política na faculdade.Era prisão na certa e muitas vezes a expulsão.Lembro-me de que quem falasse mal de autoridades estrangeiras( principalmente das terras do tio SAM) tinha como prêmio a prisão.PHA, por favor, faça um artigo sobre estes assuntos para clarear a cabeça desta turma mais nova e que pensa que “beiço de jegue é arroz doce”
Dorei PHA. (sic)
Pessoal, onde se lê D’aque, leia-se D’arc.O Houaiss ainda não chegou na França, nem eu.Desculpem.
Há muito que a Folha, o Globo, a Globo, a Veja e cia , perderam a vergonha e deixaram de saber o que jornalismo.
Se tornaram há muito jornais , revistas e tv de 5ª categoria, a quem pouco importa a honra , a dor e o trauma de verdadeiros brasileiros, contanto que eles consigam atingir seus objetivos vis!
AOS POUCOS, OS BRASILEIROS VÃO CONHECENDO O QUE É ESTE JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO!
Não se faz jornalismo da noite para o dia, e outra, precisa saber respeitar a opinião pública.
Por isso ,um grande número de assinantes estão cancelando suas assinaturas com este JORNAL, isto é FATO !
http://rsurgente.opsblog.org/2009/12/04/cancelamento-de-assinaturas-preocupa-uol-e-folha/
PHA disse: “A constituição dizia que, faltando menos de 2 anos para o fim do mandato, o Congresso Nacional elegeria o novo presidente. Em acordo, JK e todo o PSD apoioaram a eleição de Castelo Branco no Congresso Nacional, inclusive emprestando como vice um hábil articulador político do PSD (o mineiro José Maria Alckmin). A derrubada de Jango foi um golpe, mas, a rigor, a eleição de Castelo Branco, até ali, retomava o caminho constitucional. O acordo previa que Castelo cumpriria o período do mandato de Jango até o fim, como determinava a Constituição, seguraria os militares da chamada linha dura nos quartéis, e cumpriria o calandário eleitoral, havendo eleições diretas para presidente em 1965, como previa a ordem institucional.”
COMENTÁRIO: este texto mostra que o golpe em si foi articulado junto com o que havia de mais reacionário na sociedade brasileira. Os miulitares queriam afastar o perigo comunista, e os ereacion´parios afastar Jango e reassumeir o poder! Tanto que haviam combinado com os militares: derrubem o Jango com nosso apoio; fiquem no poder até completar o mandato que seria de Jango, depois fazemos eleições para decidir quem seria o novo presidente do Brasil. Quer dizer, o fino do fino em termos de golpe da oligarquia. O que não contavam é com o Marechal Castelo Branco que não entrou nesse conto do vigário. Deu um chega prá lá nessa oligarquia golpista, mantendo a idéia inicial anti-comunista!
Fico refletindo como os gloriosos exércitos de todo o mundo são manipulados. Parecem que estão sempre a serviço de interesses, nem sempre os do povo. A história registra que, em muitos casos, são hierarquicamente servis a pior elite dominante.
Interessante que o “cara” que fugiu e foi andar de barquinho no Chile é o que “foi perseguido pela ditadura” e quem luto é terrorista (termo restrito à época a alguns poucos grupos como setembro negro… distantes do Brasil)….
Em tempo, reconhecendo a inegável superioridade bélica das atuais potências numa hipotética guerra contra o Brasil, o Exército Brasileiro em anos recentes “trocou figurinhas” com os vietnamitas.
Complementando, o cenário da “guerra de guerrilha” do EB contra as potências estrangeiras se daria na Amazônia.
- Falta “educação moral e cívica” pro PIG.
youtube downloader, youtube downloader software free download, youtube downloader
Interessantíssimo saber que o cerceamento de direitos veio em etapas, quebrando acordos amplos da sociedade. E saber que tudo isso, todo esse processo de alienação foi conduzido por estrangeiros é doloroso. Brasileiros à cata de migalhas submeteram um país inteiro a uma ditadura por conveniência de nação estrangeira. Chamavam a isso de patriotismo.
É, o PIG está sendo coerente.
Apoiou a ditadura (e foi comensal, pois cresceu e eliminou a concorrência) e agora volta a defender.
Para mim, o grande crime foi o golpe de estado. Quem rasgou a constituição praticou crime. Quem estava lutando contra o grupo que tomou o Estado estava, em última análise lutando contra um grupo criminoso.
O único problema deste raciocício é: rico nunca é criminoso.
Veja a decisão a respeito das empreiteiras.
Que triste.
Pela primeira vez na minha vida, exerci meu direito de voto, com convicção e clareza. Obrigado Paulo Henrique Amorim, sito muito orgulho de ter votado na DILMA, mulher corajosa e destemida. Como é sábio e iluminado o nosso Presidente Lula. Que escolha magnífica fez: Dilma, a nossa Presidenta.
O título de Joana D’Arc do Brasil, que a própria ditadura deu a Dilma Rousseff, destruiu as pretensões da Folha e do resto do PIG de transformar seu julgamento numa bala de prata.
O PIG quer transformar em monstros, aqueles que lutaram pra que o próprio PIG, hoje, possa fazer até mesmo esse jogo sujo diário e que Graças a Deus tem perdido consistência! Obrigado internet!!!
Desmentir o crescimento econômico na “era Lula” é dar tiros nos pés. Isto já foi falado exaustivamente aqui, mas os tucanos insistem em dizer o contrário.
Tentaram de todas as formas desfazer estas verdades, desconstruir o que foi feito e denegrir as imagens destas pessoas que, ao contrário do que dizem, só merecem elogios.
Querem impor a instabilidade jogando uns contra os outros, escondendo-se atrás das situações até que o grosso passe, depois voltam a dar as caras como se fossem merecedores dos possíveis créditos, enquanto nós, povão, só contaríamos os prejuízos.
Exatamente como fizeram antes de 64
Quantos de vocês ficaram pra pagar a conta ???
Depois voltaram, travestidos de heróis e fizeram as m… que fizeram (86/2002 – período de trevas)
Pobres dos que caem em suas armadilhas srs. tucanos, pigs , vocês sim, curriola.
Tocaram pra nós o samba do crioulo doido,
“o samba no sabão” , mas também estão dançando …
Parabéns pelo texto elucidativo.
Porque não ensinam isso nas escolas?
Assim eu seria poupada de ler tanta besteira que a juventude
escreve por aí net a fora sem o menor conhecimento da história
do Brasil.
“Lamentável”.
o sr meirelles, agora que vai espirrar do BC por agir como tonto e amigo do PIG, quer a “consolaçao” de embaixador em washington?
Lugar certo p/esse mix de tio patinhas com irmaos metralha é embaixador na ilha de Tuvalu.
Aquela que com mais um metro de agua desaparece no pacifico.
Estes jormnais deveriam se preocupar era em pagar a dívida deles com o INSS. SEGUNDO BLOG AMIGOS DO PRESIDENTE
Eu concordo com o comentário de ceiça de Araujo, todos os que tem a obrigação de inserir na vida dos estudantes conheçimento da história da patria, não podem omitir esse periodo que foi muito importante, até para a democraçia que hoje vivemos, apesar dos periódicos com cara de folhetim de direita que vivem nos assombrando, mas nós professores por compromiso com a história futura temos responsabilidade com a verdade.
Faço esse comentario para registrar meu apoio as ideias contidas nesse artigo.
Assino embaixo.
A FOLHA deve dizer que os bandeirantes, aqueles escravizavam e matavam índios e estupravam índias, eram visionários.
Só posso dizer obrigado PH.
a li a Folha e jamais lerei. Lia o Globo e veja na decada de 70, nunca mais lerei. PHA, um adendo de 68:
A morte do secundarista Edson Luiz, no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, dia 28 de março de 1968, é um marco na história do movimento estudantil brasileiro. Estabelece uma divisão entre as características do movimento estudantil ontem e hoje. Qualquer comparação entre os dois períodos precisa considerar o momento histórico, o regime político vigente, a situação das universidades e, claro, as motivações e o comportamento específico dos estudantes.
Em 1968, os estudantes brasileiros, ocuparam as ruas para protestar contra a falta de liberdade. Uniram suas bandeiras específicas, como a reivindicação por mais verbas e mais vagas nas universidades públicas e contra o acordo MEC/Usaid, com as lutas gerais, como o abaixo a ditadura e fora o imperialismo ianque. Os estudantes exprimiam o sentimento da sociedade e pertenciam a uma geração disposta a dar a vida pela liberdade. Eis a característica principal do movimento estudantil daquele período.
Dilma nesta época, era estudante e sintonizada com sua época.
PHA, eles estão querendo levantar o tapete e olhar a sujeira, está na hora de discutir a anestia para os torturadores, nada melhor do que começar pelo que ele escreveram e como obtiveram o que escreveram, se por tortura, a punição deve ser tão pesada quanto o crime.
cada dia que passa eu entendo que devemos lutar mais contra esses caras que se acham os donos do brasil a muito tempo, quem arrisca a me dizer as fortunas dos seus marinhos, frias e cia. PIG, quando começao a mexer no deles ai vem essas reporcagem chantagista.
Texto importantíssimo!
E olha como a Veja noticiaria a abolição da escravatura:
http://miltonribeiro.opsblog.org/2010/10/20/a-capa-de-veja-para-a-abolicao-da-escravatura/
PH,
vc sabe que a Dilma ta em sintonia com vc e tem alguem que lê o e imprime o C AF pra ela. Então, leia esta materia e faça um post de alerta à dilma sobre esta figura que quer ir pro STF.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/834004-decisao-inedita-do-stj-beneficia-empreiteiras-envolvidas-na-castelo-da-areia.shtml
Um reparo: houve sim resistência ao golpe em 64. Muita. Em todos os setores. Apenas um exemplo: a eleição vencida pela resistência para a diretoria do Caco, o Centro Acadêmico Candido de Oliveira, da Faculdade Nacional de Direito, no Rio, que fora cassada, e três meses depois do golpe foi vencida novamente pelo partido da Reforma. Ou seja, três meses depois do golpe os estudantes já estavam vencendo eleições contra a Ditadura.
Eu confesso que chego a ter pena dos jornalistas amestrados que trabalham para o PIG.E oro por eles porque , certamente” eles não sabem o que fazem”, como disse Jesus pregado na cruz, sobre os judeus e romanos que o crucificaram. Sim, Silvério dos Reis continua vivo.A Folha o ressucitou dos mortos para tentar asombrar os brasileiros, mas , como não temos medo de fantasmas elegemos a Dilma e agora ela é nossa heroína, nossa Joana D”arque.E a folha, ah, a folha é só um pasquim pra limpar o coco dos cachorros e enrolar as tripas de peixe para jogar no lixo.
Eu tinha de 4 para 5 anos. Como toda criança, adorava assistir aos desfiles militares, devidamente paramentado com o “kit militar”: capacete, apito, cinto, revólver, cacetete e luvas. Um certo dia, um senhor, visivelmente embriagado, gritava insistentemente “viva o Brizola! Viva o Brizola!”, enquanto passava o cortejo militar. Resultado: nunca havia visto os “meus heróis” baterem tanto numa pessoa desarmada, antes de prendê-la. Não entendi absolutamente nada! Ao chegar em casa, meu pai tentou explicar-me o motivo para tanta violência. Continuei sem entender, mas a minha “fantasia” de soldado foi, a partir daí, aposentada.
Extraordinário Paulo Henrique Amorim, isso é que é jornalismo independente. Esta matéria teria que ser divulgada em todas as aulas de história de todos os colégios do Brasil. Perfeito.
O PIG sempre foi e sempre será especialista e catedrático em jogo sujo. O interesse próprio dessa súcia supera qualquer racionalidade. É a velha e rançosa UDN tentando ressuscitar, aliada aos Psdb/demos/pps e o PIG.
É exatamente isso. Querem descontruir a história falando aos desentendidos e alienados. E agir com falsidade para redesenhar seus próprios papéis que covardemente estavam submersos durante o periodo de resgate da cidadania e da democracia.
Por ser o País da impunidade o Brasil ainda vai repetir os anos de chumbo, visto que nosso representante maior do Judiciario comungou com a ditadura no momento que tergivesou no seu papel de restaurador das injustiças.
Agora a sociedade, e principalmente a cidadania, que quer construir um Brasil mais igualitário em deveres mas também em direitos é surpreendido pela ousadia inesperada e resgatada dos velhos agentes do totalitarismo, que estão com a corda toda e amparados.
É o mesmíssimo “modus operandi” dos estadunidenses, que torturam tanto dentro como fora dos EUA, justificados pela “guerra ao terror”. Brasileiro burro só copia o lixo dos EUA. Assistam esses doc fundamentais Zeitgeist http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024#
Zeitgeist 2 Addendum Legendado
http://video.google.com.br/videoplay?docid=-1459932578939373300#
PHA, vc é o cara mesmo; de maneira prática e objetiva consegue esclarecer assunto que o pig tendenciosamente induz ao leitor a confundir os assuntos que contribuem para perpetuar um regime que sempre beneficiou para ser generoso 30% o máximo a já abastada classe dominante; o esclarecimento sobre (guerra de guerrilha), é realmente uma aula.
O presidente Lula começou uma revolução silenciosa a partir de 2003 com políticas voltadas para as pessoas mais necessitadas, os (70%) que de maneira sábia e com esclarecimentos como os seus PHA escolheram (é ela)com a sua aguçada sede de justiça para continuar esse lindo projeto de inclusão social.
Agnaldo R. da Vitória
Vitória ES
ótimo texto. deveria ser objeto de estudo e discussão nas salas de aula em todo o brasil.
Exatamente. Será que nas aulas de história, os alunos aprendem mesmo a história do nosso País? Acredito que não, pois, a juventude de hoje não tem a menor idéia do que ocorreu na época. Deveria fazer parte do currículo obrigatório, para que os jovens fiquem atentos e não se esqueçam deste acontecimento em nossa história que ocorreu pouco tempo atrás. Assim, estaríamos sempre preparados contra supostos “salvadores da pátria” de araque.
Eu concordo que a folha de sp e globo é o pior qe ha no jornalismo brasileiro.
Mais o tiradentes naverdade só tinha um interesse que era defender a elite burguesa da época para pagar menso imposto e não estava nem aí para os pobres deste país.
Alias a história do Brasil esta muto mal contada
Ops! Parece que me enganei. “Alguns que sobreviveram” é outro filme. O que sei é que assisti ontem, no Canal Brasil, um documentário sobre a ditadura argentina com depoimentos dos “secuestrados” e cenas reais do julgamento dos generais e oficiais responsáveis pelos desaparecimentos e torturas. Mas continua valendo a recomendação anterios.
PHA e navegantes, podemos fazer a seguinte comparação: se um exército poderoso (p.ex: as forças da OTAN) resolvesse invadir a nossa Amazônia verde, hoje, o nosso exército talvez não tenha condições de rechaçar o invasor. Então teria que, após a invasão, recorrer a táticas de guerrilha para minar o inimigo, como fizeram os vietnamitas. Quando o inimigo se retirar, esses guerrilheiros que libertaram sua Pátria (independente de sua cor partidária) serão tratados como hérois, menos para aqueles vendilhões e entreguistas de plantão. Graças ao segundo turno ficou ainda mais claro quem são estes.
O que a ditadura fez foi uma verdadeira devassa, ao velho estilo do “reino”, só que, desta vez, contra interesses verdadeiros do povo e da Nação. Acho que o movimento revolucionário, do qual Dilma participou, é mil vezes mais legítimo do que a Inconfidência Mineira, que tinha interesses de oligarquias mineiras envolvidos.O movimento de 64 era para defender interesses de um povo e não de oligarquias.Não foi um movimento insurgido contra nenhuma derrama, que afetaria os bolsos de quem tem mais, mas sim para defender o país de um regime arbitrário, que ceifava muitas vidas inocentes.E foi de um movimento deste quilate que Dilma participou, o que me dá orgulho de ter ajudado a elege-la como nossa presidente!
O Otavinho#azedo é o próprio Silvério dos Reis, Rainhas e PIG’s
Está acontecendo com Dilma o meso que aconteceu com Lula. A imprensa os penaliza por um processo histórico. Lula era criticado por que não tinha escolaridade. E o processo histórico injusto que arrancou gerações de nordestinos de seus locais de nascimento?
Se não houvesse ditadura, Dilma militaria em um grupo de resistência?
Como mulher considerei inominável a divulgação da violência sexual de que Dilma foi vítima, sem a sua autorização. Algo tão intimo e traumático deveria ser publicado so mediante o consentimento da vítima.
Os autores da reporcagem deveriam assistir o documentário “Alguns que Sobreviveram”, do cineasta argentino Luiz Puenzo para entender um pouco do que se passou na Argentina, no Chile e no Brasil naqueles períodos negros das ditaduras no cone sul. Trata-se do julgamento dos generais-ditadores argentinos após a redemocratiização. Ontem ele foi exibido no Canal Brasil. É uma lição de História. Tenho absoluta certeza de que se qualquer um destes jornalistas de programa tiver a oportunidade de assistir o documentário, ele se arrependerá das idiotices que lhe mandaram escrever.
O uso da violência para combater a ditadura, visando implantar o Brasil o comunismo, é inaceitável. Diga: algum dos grupos armados tinha intenções democráticas? Queria eleições diretas? Ou isso é coisa de burguês?
Matérias de veículos informativos como a Folha e outros que tais, lhes dou o mesmo valor que o conteúdo de papel higiênico usado. Quando muito, servem apenas como adubo quando expostos às intempéries e ao tempo. É como dizem: Os cães ladram, mas a manada passa como hão de perecer essas maledicências abjetas, tendenciosas, mentirosas e sem conteúdo, que partem de mentes preconceituosas e raivosas por terem perdido espaço na razão do conhecimento.
Bravo!!!!
“…mas não há nenhum demérito em quem participou, pelo contrário. Foi um ato voluntário, de sacrifício e bravura, como o de qualquer soldado que combate em uma guerra.”
Discordo veementemente. A resistência armada nada teve de heroico; heroicos são aqueles que utilizaram meios pacíficos pela defesa da democracia no combate contra o Regime Militar. A violência praticada pela Ditadura não justifica as “ações revolucionárias” dos guerrilheiros.
Pois eu discordo veementemente de você. Leia a declaração de independência dos EUA e verá que o fundamento da nação americana, antítese do esquerdismo, admite como direito-dever a insurgência, mesmo armada, contra a tirania. E foi o que os americanos fizeram, a insurgiram-se armados, para depor a tirania inglesa. Abraço.
A verdade um dia vira a tona, e estes entreguistas do Pig passarão para ,a historia como de fato são, anti patriotas e receberão da posteridade o que merece titulos ,como o de Joaquim Silverio dos Reis,traidores da patria e canalhas o consolo nosso e que não terão galardão como Tiradentes morreu na pior mas recebeu postumamente o nome de martir da independencia, como particularmente não acredito em morte pra mim vai ser legitimo a luta de Dilma e companheiros herois, desde ja porque nos estavamos no bem bom eles lutavam por nos,então meus parabens e abraços a estes verdadeiros brasileiros.Pedrão
Prezado PHA, equipe e navegantes:
Parabéns pelo texto. Seria interessante o PHA e a equipe da rede record montar um documentário sobre o período 1964 a 1985) para que todos os brasileiros saibam separar alho de bugalhó. Juntos somos fortes.
A Falha e demais jornalões são uma farsa. As famílias proprietárias desses jornalões decadentes são verdadeiros crápulas. Essa gente nada tem a ver com a democracia. Em verdade são uns fascistas sempre prontos para dar um golpe. São um lixo do ponto de vista jornalístico. Desinformam os cidadãos, não os respeitam. Não nasceram para conviver com o regime democrático.
Eles não se respeitam, que dirá respeitar o próximo. As gráficas destes jornais passam as madrugadas só imprimindo desrespeito ao povo brasileiro. O mais estranho disso tudo é que eles não se cançam disto não. Essa turma representa o restante dos governos militares do: faça o que em mando e esqueça o que você sabe. Quanta calhordice! Vigiii…
Em uma ditadura, toda a lógica de um Estado torna-se necessariamente invertida. Opor-se vira ato de heroísmo, de patriotismo, de prova inequívoca de sensibilidade e bom caráter. Com o colaboracionismo dá-se exatamente o contrário. Hoje não há ditadura, há democracia, portanto, subverter fatos hoje é prova de irresponsabilidade com o país e de degenerescência ética. É quebrar lâmpadas de luzes Frias na cara de toda a sociedade para que ela viva no escuro, no terror, na ignorância e na apatia. Atos que banalizam a violência precisam ser punidos com rigor, coisa que ainda falta aos tarados-torturadores da ditadura brasileira, talvez por isso esses mesmos colaboracionistas apátridas se sintam seguros para fazerem a comunicação fecal diária que fazem. Refazem tudo aquilo que aprenderam nos anais da ditadura. Hoje, observando bem, não é uma questão de sobrevivência mas é a revelação do grau de envolvimento dessa mídia por aí com aqueles Adolf Hitler tupiniquins de outrora. Seriam apenas a ponta do iceberg? Quais forças ocultam-se abaixo desse mar de excremento?
PH
O PIG e seu “movimento” “MMFC” – (As quatro Famiglias”) pela derrubada da presidente eleita.
A história da ditadura é uma história de luta pela manutenção do poder e da hegemonia, forrada de atrocidades e produzida por militares e as nossas oligarquias reacionárias de extrema direita, mancomunados, alimentados ideológica, logística e financeiramente por Whashington, e que se recusavam a atender reivindicações mínimas dos trabalhadores, se recusavam a adotar políticas distributivas e inclusivas, e se recusavama fazer as tão necessárias reformas agrária e outras reformas de base.
Na época alardeavam que essas coisas (justiça social,distruibuição de renda, reduzção das desigulades, etc) eram coisas de “comunistas”, que comem ou matam criancinhas (qualquer semelhança com a campanha do CANDIDATO SUJO, não é mera coincidência), como hoje os DEMO-Tucanalhas alardeam que tudo que é reinvidicação dos trabalhadores ou crítica aos seus governos neoliberais e entreguistas, é trololó petista.
Hoje os filhos das classes que alimentaram esta insânia estão no Judiciário Nacional, alguns no Congresso Nacional e outros comandam a Grande Mídia. Portanto, apesar dos tempos terem mudado, eles continuam na ativa e capazes de qualquer coisa para chegara ao poder e levar o BRASIL, de novo para baixo das asas da “grande águia”.
Não podemos permitir isso em hipótese alguma. É preferível a morte. OU VIVER A PÀTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL. VIVA DILMA, NOSSA GUERREIRA!!!!!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na gLoBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”
O PIG está mordido porque tem perdido influência, faz campanha aberta para candidatos impopulares e perde. Daí a tentativa de reescrever a história. A Folha foi cão de guarda do regime militar e devia se envergonhar disso, quanto à Dilma, sai como mártir da História.
Quanto a Tiradentes, há um livro que diz que ele foi um “laranja” para que os verdadeiros culpados se safassem.
A ditadura militar ainda era melhor que a ditadura midiática da direita brasileira representada hoje pelo PSDB-DEM-PPS. O PIG apoiou a ditadura militar e agora quer a ditadura midiática de direita.
Verás que um filho teu não foge a luta: exceto o Padim Pade Cerra!
Como é difícil fazer os jovens entenderem isso! Mas, mais difícil é fazer os de 30,40 e até 50 entenderem que o tempo não muda o passado, somente a perspectiva de visão.
É verdade, Taciana……você é professora? Eu sou e vivo exatamente esta realidade……
Sou professora, sim. Nunca pertenci a nenhuma organização, mas conclui sociologia em 1969 e vi quantos colegas foram presos, torturados ou desapareceram como Emanoel Beserra. Os que não eram levados para “interrogatório” no SNI em Recife e ficavam por aqui eram “interrogados” no QG do Exército, na Base Aérea ou na Marinha. Chegamos a ter a sala de aula invadida em ação conjunta do Exército e da Polícia, procurando um colega que havia distribuído um manifesto pelas carteiras de sala antes de começar a aula. A nossa geração mesmo sem ter lutado com as armas, fez a torcida e a retaguarda da resistência cívica.
“Até discussão de boteco ou na esquina, se alguém falasse mal do ditador ou da ditadura, ia em cana”.
Na minha alienação de adolescente criado e escolarizado sob as ordens da ditadura esta é a unica face da ditadura que eu conheci e vivi, realmente nós éramos ensinados a não falar do governo em locais públicos nem que fosse apenas um “papo de boteco”, qualquer policial mesmo à paisana podia nos prender sob a acusação de “comunista” ou “subversivo” pelo simples fato de nos ouvir por exemplo: reclamar do salário mínimo ou de qualquer coisa que envolvesse o governo, criticar abusos da polícia nem pensar.
Tudo que vim a conhecer sobre o periodo da ditadura nunca me foi ensinado em sala de aula e muito menos durante a ditadura, mas fui aos poucos sabendo através de pessoas que após a redemocratização começaram a reescrever a história que eu conhecia e que fui descobrindo não passava de mentiras bem criadas e convicentes, graças às pessoas citadas na matéria: Marinhos, Civitas, Frias e etc…
Os anunciantes da Folha e do Globo são os Boilesens de hoje: são eles que fornecem grana para os torturadores fazerem o trabalho sujo.
Até quando o Brasil se submeterá ao garrote vil que a mídia passou em volta do pescoço da nação?
Nojo, tenho irrevogável nojo desta mídia.
Com estes impressos, só uma utilidade reciclagem, pois só a data é verdadeira.
Dor de cotovelo incomoda. So espero que não deem novo golpe e tente empossar o Serra como salvador da pátria, indicado pelos golpistas: Civitas, Frias e Marinhos.
A Folha e os demais membros do PIG não conseguem entender o que aconteceu no triste peródo da ditadura brasileira porqe não interessa a eles e mais eles faziam, a sua maneira, parte da repressão.
Temos que virar esta triste página da história :LEY DOS MEDIOS JÁ!
folha e “redebobo” FEDEM
Faz toda a diferença um governo que “Não fala fino com Washington”.
Elogio para essa matéria é pouco. Dever-se-ia fazê-la constar dos compêndios de nossa história.
A realidade é que os extrema-direitistas nunca ganharam num jogo limpo. Aliás, jogar limpo com o povo, isto nunca passou pela cabeça de nenhum deles.
Como eles são do contra, sim quer dizer não e vice-versa. Diante disso, o mártir passa a ser covarde e vice-versa.
Atenção, professores de História deste nosso Brasil. Avante! Vamos explanar aulas sobre a história da ditadura militar, por tudo que é mídia. O povo brasileiro precisa conhecer sua própria história. Vamos abrir os arquivos dos porões da ditadura. Vamos estudar a nossa Verdadeira História. Como cidadã brasileira, quero saber de tudo!
Tenho dito.
Vou repetir o que disse no post sobre o Otavinho:
O PIG está igual a uma barata tonta. As reportagens-chantagens são os últimos suspiros dela para tentar evitar a ley medios.
E as últimas tentativas do PIG de manter o seu monopólio.
A Mentira não tem PERNA CURTA, discordo.
A Mentira NÃO tem PERNA, por isso, se ARRASTA, deixando rastro pernicioso por onde passa.
Fantastico!!!! Realmente a mentira nao tem perna,rasteja, e submete os mentirosos à condição DE VERME, de servo voluntario de todos os enredos que dela advem. Mentiram o tempo todo, cada um de nós dessa geraçao sabe um pouco e fomos calados por muitas decadas e tidos como revoltados, as vezes como malucos, quando tentavamos contar as atrocidades. Sempre aparecia alguem para dizer: cuidado com o que este velho fala deve ser algum saudosista querendo fama e pode comprometer voces, subverter a ordem. O alerta dependia da intensidade da verdade do que era falado se tinha influencia ou nao na ordem estabelecida. Até hoje sofremos com esta historia mal contada e somos impedidos de tentar mudar o rumo da nossa historia. Mas agora há uma luz no fim do tunel. Estao com medo. Nao queremos outro tipo de luta agora a nao ser lutar pela verdade com a informaçao responsavel. AVANTE!!!