Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 12 / 08 / É isso o que eles querem afundar. Ou vender

É isso o que eles querem afundar. Ou vender

A plataforma é a primeira construída no Brasil, de uma série com outros sete cascos, a primeira encomenda do projeto do pré-sal.
publicado 08/12/2014
Comments

 



Saiu no G1:


Primeiro casco feito no país para o pré-sal deixa Rio Grande na segunda



Casco da plataforma P-66 tem 52 mil toneladas e 30 metros de altura. Operação de retirada contará com oito rebocadores e 100 pessoas.


Julieta Amaral

Da RBS TV


O casco da plataforma P-66, o primeiro construído no Brasil para o pré-sal, deixará nesta segunda-feira (8) o Polo Naval de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, em direção ao Rio de Janeiro. A data foi definida em reunião no início da noite deste sábado (6) entre representantes da Praticagem da Barra, Superintendência do Porto, Capitania dos Portos e Petrobras.


Inicialmente, a operação seria realizada neste domingo (7), mas foi adiada após uma medição da correnteza. Oito rebocadores serão utilizados, e 100 pessoas participarão das manobras, que têm início previsto para as 3h. Por volta das 6h, o casco deve deixar a costa gaúcha. O casco tem 52 mil toneladas e 30 metros de altura.


Será uma operação inédita no Porto de Rio Grande. A plataforma não tem motor e nem tripulação, e será rebocada até Angra dos Reis, onde será feita a integração com a instalação de 18 módulos.


Toca a construção foi realizada no porto da cidade gaúcha, dentro do dique seco, uma espécie de piscina onde é feita a montagem e, depois, a P-66 é retirada e colocada o canal de acesso do porto. A plataforma é a primeira construída no Brasil, de uma série com outros sete cascos, a primeira encomenda do projeto do pré-sal.


(...)



Leia mais:


As armas do Brasil para defender o pré-sal