Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 10 / 13 / Poupança jovem do Aécio: uma ilusão

Poupança jovem do Aécio: uma ilusão

Programa em Minas Gerais tem mais problemas que soluções
publicado 13/10/2014
Comments

 


O Conversa Afiada reproduz do site Muda Mais:



Poupança Jovem em MG: uma ilusão!




O candidato à presidência Aécio Neves pretende implantar o "Poupança Jovem Brasil" no Nordeste, programa que depositará R$ 1 mil a cada ano no ensino médio por estudante, como já falamos por aqui.

 


A questão é que o programa, que já foi implementado em Minas Gerais durante a gestão governamental do tucano, apresenta mais problemas do que soluções para os jovens no Brasil. O motivo? Atraso e não recebimento do pagamento das bolsas prometidas aos estudantes beneficiados.

 


Os participantes do Poupança Jovem que cursaram o ensino médio entre 2010 e 2013, por exemplo, reclamaram de não recebimento das bolsas prometidas pelo governo mineiro. No ano passado, a maior parte dos 2.258 alunos atendidos em Juiz de Fora não recebeu a bolsa do programa ou a recebeu parcialmente. O pagamento referente aos alunos só foi realizado no final de 2013 (link is external), após meses de atraso.

 


Que tipo de programa é esse, que pretende resolver o problema da evasão escolar no ensino médio, mas existe em apenas NOVE das 853 cidades de Minas Gerais ? E o restante das cidades? Será que o programa existe apenas para fins eleitoreiros, marketing político? Segundo o último Censo Escolar 2013, Minas Gerais possui 700 mil alunos matriculados no ensino médio, e o programa atendeu uma média de 17 mil alunos anualmente , o que dá pouco mais de 2% do total de estudantes e gastou cerca de R$ 55 milhões em média por ano.


Enquanto os governos de Lula e Dilma Rousseff oferecem oportunidades reais para os jovens brasileiros, com acesso ao ensino superior, cursos profissionalizantes com garantia de entrada no mercado de trabalho e bolsas para estudar fora do país, Aécio oferece uma poupança aos estudantes que apresentou diversos problemas durante e depois de sua gestão como governador de Minas Gerais.

 


As reclamações sobre a demora no pagamento e o não recebimento do benefício demonstram a falta de compromisso do ~ modo tucano de governar ~. Aliás, ficamos um uma dúvida importante: em seu site e programa de governo, o Poupança Jovem aparece como parte do Plano Nordeste Forte. Mas na propaganda eleitoral veiculada na TV na noite de 23 de agosto, Aécio dá a entender que o programa pode ser implementado em várias regiões do país. Vale a pena detalhar uma proposta colocada pelo próprio candidato como importante, não? De um jeito ou de outro, pPrometer benefício aos estudantes é fácil, queremos ver cumprir os compromissos com a juventude! Estamos de olho, Aécio! O.o




Leia mais:



DATACAF: DILMA 47 A 44

Conteúdo relacionado
DataCaf: Dilma 47 a 44