Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 08 / 25 / O Brasil mudou e o Aecioporto não viu

O Brasil mudou e o Aecioporto não viu

E o ENEM que o PiG e o Cerra boicotaram ? São 10 milhões de estudantes por ano ...
publicado 25/08/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz do Muda Mais:

A juventude no Brasil mudou, só Aécio Neves que não vê



O candidato Aécio Neves promete políticas públicas para juventude, mas parece esquecer que o governo federal fez muito pelos jovens brasileiros nos últimos 12 anos e mudou a  vida de muita gente. Uma reportagem do jornal Estadão mostrou que o tucano pretende implantar no Nordeste o programa "Poupança Jovem Brasil", que depositará R$ 1 mil a cada ano no ensino médio por estudante. O programa faz parte do Plano Nordeste Forte, da coligação do candidato.

Com aquele nosso bom e velho costume de divulgar sempre a verdade, nos perguntamos: será que Aécio não está vendo as transformações de vida de milhões de jovens do Brasil? Sem falar das mudanças realizadas pelo governo no Nordeste, que também foram inúmeras. A proposta de Aécio é que o estudante possa sacar o valor ao final dos três anos para ajudar nas despesas no ensino superior ou no início da carreira profissional. Ora, mas diversas oportunidades aos jovens já estão sendo ofertadas pelo governo federal. Vamos conferir?

Foram várias as políticas públicas voltadas a esse público transformadas em realidade. Com o Pronatec, não só tivemos uma reforma no ensino profissionalizante no país, como também o programa possibilitou a jovens e adultos a inserção no mercado de trabalho e também o fortalecimento da renda familiar. São R$ 14 bilhões investidos e 8.029.975 milhões de matrículas, em mais de 3.200 cidades de todo o Brasil, sendo que, somente na região Nordeste, temos quase 1,9 milhão inscritos na iniciativa. Enquanto Aécio vem com a proposta da poupança, o governo já oferece oportunidade real para quem concluiu o ensino médio e está em busca do primeiro emprego.

Ainda na área de educação e formação do jovem no Brasil, impossível não citar o ProUni e o Fies , iniciativas do goveno federal que dão oportunidades e garantem acesso à educação para todos. Com a garantia de ensino e incentivo dos governos de Lula e Dilma Rousseff, temos mais de 1 milhão de alunos em universidades públicas e, ao todo, mais de 7,1 milhões de estudantes no ensino superior no Brasil. O ProUni, que completou esse ano 10 anos de atuação, beneficiou 1,4 milhão de jovens desde 2005 e já formou 400 mil profissionais. Com o Fies, foram 3 milhões de estudantes na universidade. É ou não é uma revolução na vida dos jovens brasileiros?  Fora outras vias de acesso à educação, como Enem [com quase 10 milhões de inscrições este ano], Sisu (Sistema de Seleção Unificado), Lei de Cotas (12.711/12) e Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Os jovens no Brasil também querem conquistar o mundo! Com o Ciência Sem Fronteiras, lançado há três anos, já foram concedidas 83,2 mil bolsas para alunos de 1,1 mil municípios estudarem em 43 países. E vem mais mudança por aí! Com o Ciência sem Fronteiras 2.0, a meta será atingir 101 mil estudantes com a iniciativa. E o que dizer do Estatuto da Juventude, que traz diversas inovações na garantia de direitos aos cidadãos de 15 a 29 anos? É o Estatuto garantindo direitos e traçando diretrizes para políticas públicas voltadas aos jovens.

Navalha

E por falar nisso, de que vive o Cerra ?

Paulo Henrique Amorim