Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 04 / 22 / China vai à Venezuela pelo petróleo. Bye, bye, Tio Sam

China vai à Venezuela pelo petróleo. Bye, bye, Tio Sam

Esse Bessinha ...​
publicado 22/04/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz do RFI:



China aumenta investimentos no setor petrolífero na Venezuela




A China vai aumentar os investimentos no setor petrolífero na Venezuela para elevar o fornecimento de óleo bruto venezuelano ao mercado chinês. O investimento é bem-vindo em um momento que a economia do país atravessa uma fase difícil.



Em visita a Caracas, nesta segunda-feira (21), o chanceler chinês, Wang Yi, discutiu com o presidente Nicolás Maduro e o ministro de Relações Exteriores, Elías Jaua, formas de elevar de 600 mil a 1 milhão de barris por dia as exportações de petróleo venezuelano para a China. A China é o segundo mercado exportador da Venezuela, depois dos Estados Unidos, mas se esta meta for alcançada, Pequim passaria a ser o maior cliente do petróleo venezuelano.

O presidente Nicolás Maduro disse que não há prazo definido para a realização dessa meta, mas destacou que a relação energética com a China levou à criação de um conjunto de mecanismos de financiamento que traz desenvolvimento econômico ao país. Um dos projetos de investimento para aumentar a produção envolve a bacia de Orinoco, onde China e Venezuela já atuam em parceria.

O chanceler chinês chegou a Caracas proveniente de Cuba e continuará seu giro pela América do Sul com visitas à Argentina e ao Brasil. Wang Yi descreveu a relação da China com a Venezuela como de "amigos e sócios que se entendem e se apoiam no socialismo do século XXI.


(...)





Clique aqui para ler "China passa EUA. Chora, FHC, chora !""

Aqui para "Debate na Globo ? Não ! Pool, Dilma !"

Aqui para ler "Dudu rasga a fantasia: quer a Petrobrax !"

Aqui para "O PT deve uma Ley de Medios ao Brasil"

E aqui para "80 mil trabalhadores na construção naval. No Brasil!"