Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 01 / 30 / Campus Party: criar e empreender

Campus Party: criar e empreender

O destemido De Sanctis também vai !
publicado 30/01/2014
Comments

Começou nessa segunda-feira (27), no Anhembi Parque, na capital paulista, a sétima edição da Campus Party Brasil. O evento vai até o domingo, dia 02. A feira funciona 24 horas por dia.

A Campus Party, que nasceu na Espanha há 16 anos, tradicionalmente reúne amantes de tecnologia e viciados em jogos eletrônicos.

Esse ano, além de oito mil “campuseiros”, jovens fanáticos por tecnologia, que acampam dentro do evento, mais de 160 mil pessoas devem aparecer nos seis dias de atrações.

Por muito tempo, a feira serviu como ponto de encontro dos chamados “nerds”, e se converte, a cada ano, em um grande celeiro de talentos e novos negócios.

É a febre das ''startups'', empresas com custos de manutenção e investimento inicial muito baixos, que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros rápido.

Na área de tecnologia, o céu é o limite.

Gigantes como Google, Yahoo, Facebook, Twitter, Apple, Microsoft, são todas empresas multimilionárias, que começaram muito pequenas, em fundos de garagem.

O Sebrae, um dos principais patrocinadores da feira, lançou para esse ano a Startup & Makers Camp (do inglês, Acampamento de Criadores e Startups): a ideia é reunir o pequeno empreendedor e o investidor.

Estão inscritas 300 pequenas empresas.

Um desses empreendedores é o estudante de Física da Universidade Federal do Paraná, André Sionex, 23 anos.

Em 2012, ele participou de uma das primeiras edições do Ciência Sem Fronteiras, programa do Governo Federal que manda jovens estudantes brasileiros para estudar nas melhores universidades do mundo - clique aqui para ver o rolezinho da Dilma.

André escolheu a Universidade da Pensilvânia‎, uma das mais antigas dos EUA.

“Foi uma experiência indescritível, que mudou minha vida”, diz ele.

Segundo André Sionex, as universidades americanas têm uma tradição mais multidisciplinar que as escolas brasileiras.

Lá ele teve a oportunidade de cursar matérias descoladas da Física, como biotecnologia, nanotecnologia e empreendedorismo de alta tecnologia.

A experiência no Ciências Sem Fronteiras despertou o lado empreendedor de André. Com um amigo, Fábio Rahal, ele montou uma revista científica, a Polytech.

A revista trata dos mais diversos segmentos do universo tecnológico, é multidisciplinar,  justamente aquilo que, segundo André, ele descobriu, no Ciência Sem Fronteiras, que faltava às universidades brasileiras.

André vendeu o carro. O amigo, e agora sócio, Fábio, raspou a poupança.

Juntos, investiram 25 mil reais no negócio.

Hoje, a revista tem 10 mil exemplares de tiragem e é distribuída em cinco universidades de Santa Catarina.

Os anunciantes bancam a operação. Com cinco edições a revista já se pagou. Agora, eles querem expandir a circulação para todo o país.

Outro exemplo é Mateus Ladeia. O pai dele é ex-pecuarista da região de Vitória da Conquista, centro-sul da Bahia.

“Ex” porque perdeu quase todo o rebanho na seca de 2012/2013.

Eles tinham duas fazendas a uma distância de 27 km: numa eles criavam gado, na outra plantavam café.

Na seca, eles faziam um revezamento nos pastos das duas fazendas. Como a estiagem foi mais longa que o esperado (a seca de 2012 foi a mais dura e longa dos últimos 47 anos), o pasto não foi suficiente.

Eles perderam 160 mil cabeças de gado.

Para socorrer o pai, Mateus começou a articular uma rede de contatos de pequenos, médios e grandes fazendeiros que tinham pastos ociosos dentro das propriedades.

Assim nasceu, em setembro do ano passado, a Pastar.

É um site que reúne dados de produtores rurais de todo o Estado da Bahia. O trabalho deles é aproximar o produtor que precisa do terreno, e o proprietário que está disposto a alugar.

O negócio ainda não dá dinheiro, mas já foi premiado em Salvador, e está em São Paulo em busca de um investidor que dê novas dimensões ao projeto.

André e Mateus não estão sozinhos.

O Brasil é o quarto país mais empreendedor do mundo, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) uma pesquisa internacional que, no Brasil, é divulgada pelo Sebrae.

São 37 milhões de pessoas que já possuem um negócio ou realizaram alguma ação para ter um negócio próprio.

Em 2012, 30% da população economicamente ativa estavam envolvidos na administração de um negócio próprio e, mais de 40% dos profissionais, sonhavam se tornar empresários.

O número de empreendedores cresceu 44% no Brasil entre 2002 e 2012, e,  na Campus Party, diriam os economistas: “o viés é de alta”.

Em tempo: o destemido Desembargador Fausto De Sanctis, herói do livro “Operação Banqueiro”, também vai à Campus Party, segundo e-mail que o Conversa Afiada recebeu:

Por solicitação do Deputado Paulo Teixeira, curador desta edição do Campus Fórum, vimos respeitosamente, reiterar o convite, na expectativa de contar com a valiosa parceria, o que certamente trará maior sucesso e credibilidade ao evento.

O Campus Fórum é a oportunidade de debater os temas mais relevantes da atualidade, os grandes desafios e as necessidades da Internet, estabelecendo um canal aberto para que internautas, administrações públicas, legisladores, empresas privadas e desenvolvedores possam debater os rumos tomados pela rede mundial de computadores no nosso país.

Neste sentido, desenvolvemos uma atividade que acontecerá no dia 31 de janeiro de 2014, das 11h às 12h30, no Anhembi Parque em São Paulo.

O convidamos a participar da seguinte atividade:

Título: Segurança na Rede

Tipo de Atividade: Painel + Debate

Descrição: " Os fatos recentes de espionagem praticadas pelo governo americano, através da Agência Nacional de Segurança- NSA, que vieram ao conhecimento público através das denuncias do ex- consultor Edward Snowden, chamaram a atenção da necessidade de debater profundamente medidas para garantir a privacidade das comunicações na internet."

Autoridades Convidadas para esta atividade:
Marcos Mazoni (Serpro)
Carlos Eduardo Miguel SOBRAL (Delegado da PF - Delitos Cibernéticos)
Demi Getschko (Nic.br)
Sergio Amadeu (Actantes)
Sr. Fausto Martin De Sanctis (Desembargador)
Moderador: Lino Bochini (Editor Carta Capital)


Data: 31/01/2014 (sexta-feira)
Horário: das 11h às 12h30 (1h30 de duração)
Evento: Campus Party Brasil 2014
Endereço: Anhembi Parque - Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo - SP


Murilo H. Silva, editor do Conversa Afiada