Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Publicado em 02/05/2013

Transposição: Globo não
verte uma gota de verdade

A obra se conclui em 2015, quando a Globo também estará fazendo água.

4.500 trabalhadores brasileiros sustentam a família com as obras da transposição

 


Saiu no Globo:

Transposição do São Francisco não rende ainda uma gota d’água

Obra idealizada no Império, que vai beneficiar quatro estados do Nordeste, avança lentamente
Letícia Lins, enviada especial (sic)

FLORESTA E CUSTÓDIA (PE) – Alvo de muita polêmica, idealizada nos tempos do Império (o primeiro projeto data de 1847), a transposição do Rio São Francisco, em implantação desde 2007, lembra hoje uma quilométrica passarela de retalhos na qual faltam costura e pedaços de tecido. Aguardada por quatro estados do Nordeste que amargam a maior seca dos últimos 40 anos, aquela que seria a rendição de 12 milhões de sertanejos não passa de um conjunto de canais desconectados, dutos enferrujados com ferros retorcidos e estação elevatória que parece um fantasma de concreto. Às margens da BR-316, no município de Floresta, a 439 quilômetros de Recife, duas colunas gigantescas servem de suporte para nada.

Como se sabe, recentemente, o Fantástico mentiu desbragadamente sobre a ferrovia Norte/Sul.

Navalha

O Gilberto Freire com “i” (*) e o Ataulfo Merval de Paiva (**) fizeram uma divisão de tarefas.

Ataulfo assume a cadeira no Supremo e prende o Lula e o Dirceu – a hora da Dilma chegará…

Gilberto Freire desconstrói a obra do Lulilma.

(Segundo o testemunho insuspeito do Paulo Nogueira, na reunião semanal dos teólogos da Globo, Gilberto e Ataulfo disputavam ferozmente para ver quem concordava mais com um dos filhos do Roberto Marinho.)

Breve, as Organizações (?) Globo desfecharão uma campanha implacável para desconstruir todas as obras em andamento no Governo.

Não ficará pedra sobre pedra.

Como não foi possível provocar um apagão de energia, a inflação do tomate ou obrigar o Dirceu a se deixar algemar de cabeça baixa…

(Clique aqui para entender por que o Dirceu quer afastar o Barbosa; aqui para ver que, para o Supremo, os embargos não existem, já que a tarefa dele está cumprida e inscrita na História com os 18′ do jornal nacional.)

Como nada disso não foi possível, como o Lulilma resiste, apesar da SECOM e do Bernardão, a proposta é jogar uma bomba atômica em cada obra.

Colocar a editoria “o Brasil é uma m…” no ponto central da bancada, entre o Bonner e a Poeta.

Nada ficará de pé: do Minha Casa, da Norte/Sul, de Belo Monte ou da transposição do rio São Francisco.

Para oferecer ao amigo navegante elementos para entender a complexidade da transposição, o Conversa Afiada encomendou a Pedro II, autor original do projeto, algumas mal traçadas linhas, que se seguem:

Projeto de Integração do Rio São Francisco

02/05/2013

O Projeto de Integração do São Francisco (PISF) é um empreendimento de proporções e complexidade elevadas que vai garantir segurança hídrica a uma população de cerca de 12 milhões de pessoas no Nordeste brasileiro. Trata-se do maior projeto hídrico brasileiro cuja proposta data do Segundo Império. Desde então todas as tentativas de implantação do projeto fracassaram. Apenas em 2007 a integração do Rio São Francisco, de fato teve início.

É natural e esperado que um projeto desse tipo, que busca responder de forma estruturada e definitiva a um problema histórico como a seca, depare-se com dificuldades ao longo de sua execução e que isso aumente o horizonte de execução das obras.

Em relação a isso, outros projetos de transposição pelo mundo dão uma mostra de quão estendidos podem ser os prazos de implantação. Nos Estados Unidos, o projeto Colorado-Big Thompson, de 240km, levou 21 anos até ser finalizado; a transposição Tejo-Segura, na Espanha, demorou 40 anos para ter os seus 242 km concluídos; os 150 km do Projeto Chavimochic, no Peru, foram executados ao longo de 10 anos.

Embora mais demorados, nenhum dos projetos mencionados se aproxima da grandeza dos eixos Norte e Leste da transposição do Rio São Francisco, que perfazem 469km de extensão nos mais variados terrenos geográficos do Nordeste brasileiro, alguns passíveis de obras mais rápidas e outros que exigem intervenções mais delicadas.

Vale dizer que a ingênua hipótese de um projeto como esse, construído de forma absolutamente linear (quer dizer realizar a obra em sequência: acabar trecho 1 para começar o 2 e assim sucessivamente) aumentaria em alguns anos o prazo de execução das obras, que teriam de ser interrompidas sempre que fosse encontrada alguma dificuldade não antecipada. A imagem pejorativamente qualificada de “quilométrica passarela de retalhos na qual faltam costura e pedaços de tecido”, nada mais é do que diferentes frentes de obras simultâneas, que contribuem para uma antecipação do prazo de conclusão do projeto como um todo e não o contrário.

Hoje, o Projeto de Integração do São Francisco encontra-se num novo momento de execução.

O Eixo Norte, que tinha 26% dos seus 252 km executados em dezembro de 2012, está hoje com 36% já concluídos, enquanto o Eixo Leste, de 217 km, está com 52% de execução.

Mais importante do que o percentual de execução é o fato de, hoje, os 16 lotes que formam as seis metas de execução do projeto – três no Eixo Leste e três no Eixo Norte – estarem em obras em obras ou com seus problemas já solucionados.

Deles, um já foi finalizado e 11 estão em obras. Os cinco lotes ainda com obras suspensas terão as licitações de serviços remanescentes lançadas ainda em maio, o que possibilitará a retomada das obras no início do próximo semestre.

Com isso, até o final de 2014, parcelas significantes tanto do Eixo Leste quanto do Eixo Norte já estarão funcionando, possibilitando o abastecimento de água à população nordestina. E até o final de 2015, ambos os eixos atualmente em obras estarão plenamente concluídos.

A retomada do ritmo das obras já se faz sentir também no contingente de trabalhadores empregados. Hoje, cerca de 4.500 pessoas estão mobilizadas com o projeto, 3.300 delas apenas nas obras civis.

Com a retomada e o aumento de ritmo nas obras de todos os lotes, a expectativa é que esse número chegue a aproximadamente 6 mil trabalhadores até meados do ano e aumente ainda mais até o final de 2013.

Esta é uma obra complexa, mas está em plena execução: não existe nenhum fantasma de concreto.

Existe uma grande obra em pleno andamento, fiscalizada por todos órgãos de controle, inclusive por uma comissão do Senado que tem visitado a obra mensalmente.

Como qualquer outra obra em andamento, não é possível ter seu uso antes da conclusão, ou antes, de uma etapa concluída.

O lado positivo das críticas ao atraso das obras do PISF é que elas demonstram que hoje há um consenso: a obra é importante e deve ser concluída.

Já houve tempo em que a obra foi amplamente questionada, recebeu críticas e havia duvidas quanto à sua realização.

Hoje, sobrevivem apenas os especialistas em “quanto pior melhor”, os céticos profissionais e os de má-fé.

Assinado:

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.


(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”.

(**) Até agora, Ataulfo de Paiva era o mais medíocre dos imortais da história da Academia Brasileira de Letras. Tão mediocre, que, ao assumir, o sucessor, José Lins do Rego, rompeu a tradição e, em lugar de exaltar as virtudes do morto, espinafrou sua notoria mediocridade.

Comentários

  • A transposição do São Francisco é a obra de infraestrutura do século. A igreja católica tentou obstar a consecução da obra e da globo não se espera coisa melhor.

  • pierre

    Mauro lei com atenção esta matéria do blog Conversa Afiada, do mês de julho, para responder aos incautos telespectadores da Globo.

  • jose s. da silva filho

    Engraçado que no governo do Ferrando henrique ,coisas como Petrobrax ,entrega da vale eram normais ,hoje qualquer obra que traga desenvolvimento, ou não serve para o país ou afeta o meio ambiente ou tem lá uma tribo cócóricó, chega de ficar na defensiva , taí Belo monte onde até deputada da UE tá dando pitacos ,tá na hora de nos afirmamos como nação ,para não ter chance aquela senhora Marina campos aécio serra das neves (o nome é grande mesmo)formada em entreguismo e retrocesso ,com mestrado em sociologia na faculdade FHC . (ABOMINO essa direita ) amo o meu país .

  • Pablo

    Os trairas e vende patria mancomunados com os bandidos de colarinho branco jamais vão gostar que à àgua cristalina e limpida do grande rio São Francisco chegue ao sertão nordestino, eles não sabem que a àgua é liquido mais pesado do planeta Azul e serão levados pela enchente da reiva e o triunfo do Povo da Nação Continental, que à decádas aguarda esse sonho, nunca e jamais será como antes, agora é diferente, o Povo está mais sábio e melhor alimentado e saberá responder a altura toda tentativa de fracasso, dales duro Dilma sem perder a ternura jamais. A Lei de Medios é uma imposição.

    • Murilo C. B. da Fonseca

      Louvável iniciativa. Os opositores da transposição, são, exatamente, os políticos que sempre fizeram da sêca do nordeste,sua plataforma e meio de angariar votos dos incautos.

  • castro

    Este tem sido o problema do jornalismo da grande mídia brasileira, que QUERER FAZER as REPORTAGENS sem as VERBAS ADEQUADAS a CADA UMA.

    Uma empresa jornalística SERIA contrataria especialista para levantar e analisar os dados desta GRANDE OBRA de ENGENHARIA para poder fazer criticas, obra esta que envolve conhecimentos em Geologia, Topografia, Biologia (fauna), Botânica (flora), Resistência de Materiais, Química, Projetos e Obra Civil Pesada.

    Não será um bando de jornalista LAMBE BOTA “de baixa qualidade técnica”, que tem teria tais conhecimentos, por isso as MENTIRAS.

  • Igor_

    Mas no Brasil o problrema é esse so tem a voz / imagem da TV Globo, rainha do PIG para mostrar a verdade ao povo e as outras TVs ?

  • P.Oliva

    Não é fácil concluir as obras que extinguirá, parte de eternas,
    mamatas!!
    E de efeito colateral,trará votos infinitos…
    Ai que atentares thê!!!

  • RicardoJ.

    É que se fôsse o “Cano do Serra, Sergipe/Ceará”, já estaria pronto, em pleno funcionamento… Afinal eles são “jênios”… d=^D

  • De olho aberto

    PH, as vezes me pergunto, a quem ou o quê você apoia????
    São mais de 5 anos nem na metade chegou, que vergonha…
    Governo Ludilma é incompetente em matéria de infraestrutura, educação, saúde e segurança nacional!
    Por favor não faça como o pig, pare de colocar pano de funo e divulgue a realidade…
    Para mim você perdeu a credibilidade.

    • ivanir

      Você não acha teria mais credibilidade se ao invés de assinar como olho aberto, colocasse o seu nome. E afinal qual é o olho que está aberto? Vá procurar seu lugar.

      • Juliano

        Poxa… Não precisa nem indaga-lo pra se saber qual olho está aberto,aliás ele nunca se fecha,por isso essas pessoas quando se aproximam de nós trazem consigo aquele mal cheiro.

  • Everton

    Caros, o governo não vem a publico desmentir porque esta mesmo atrasado. Esta no site do governo federal. Muitas empreiteiras abandonaram o projeto por falta de pagamento (governo não pagava, pois entendia que certos trechos não estavam concluídos) ou porque diziam que os custos subiram e o valor original não compensaria mais finalizar. O governo sabe disso e precisa ser mais ágil para concluir a obra. Isso e mais importante do que rebater a Globo. O Nordeste não pode mais esperar.

  • Johnny

    Se o governo do meu país não tem poder nem capacidade de desmentir, eu sou obrigado a acreditar na Globo.

    Uma mentira repetida mil vez, vira uma verdade: Rede Goebbels de Televisão.

  • Valdir

    PHA: Como os nossos colonistas e especialistas têm sempre os EUA ou a Europa como referências, vamos lá :
    Os EUA passaram 21 anos para fazerem 240 km de canais, logo, fizeram 11,428 km/ano . 469km/11,428=41,03 .Esse é o prazo que o PIG deve esperar para começar a reclamar da demora. Como o canal do São Francisco tem apenas 6 anos que começou a ser construido, o PIG não pode nem deve reclamar antes do ano 2048. Na Espanha demorou-se 40 anos para fazer 242 km, logo, fez-se 6,05km/ano.Se seguirmos o podelo espanhol, o PIG só poderá reclamar daqui a 71 anos, ou seja,em 2090. Abaixo o PIG , suas mentiras e sua intrigas e desinformações.

  • mara

    “Deixe que digam, que pensem, que falem. Deixe isso pra lá”, a funçao do PIG sempre foi essa, mesmo com os governantes da sua laia. Sinaliza sempre que pode fazer de um tudo se nao o mantiver vivo$.
    O bom é que com lula e Dilma o traçado é outro, pois eles nao dão muita trela, nao tem essa de ficarem se explicando a cada mentira que o pig lança, e dão bastante corda pra depois mostrar as obras.”Cada macaco no seu galho”. Tem resposta melhor? E ainda mais, os blogueiros sujos sabem desmentir e provar quem é, o pig.

  • italo

    Imprensa que não conta o que sabe, não assume do que participou e se transformou no braço mais forte da direitona burra, não convence mais que é Imprensa livre. Jura que é, mas não convence. Tem tele jornal no Brasil, de ‘grande credibilidade’, que logo após o Lula proibir jogos de azar no Brasil, promoveram os antigos bicheiros à ‘empresário do ramo de jogos’, viraram celebridades, logo pertencem à porção sob os quais não cabe uso de algemas, contribuição do STF em épocas de combate à corrupção, desvio e roubo de dinheiro público. Se as verbas de comunicação se divide em 10 partes, entrega-se 9 partes para um, e 1 parte para o resto do País, não é monopólio proibido pela Constituição, é respeito aos contratos, seguido da advertência sobre instabilidade jurídica e crise de credibilidade. Não precisa nem de entendimentos novos do STF, a globo governa sozinha. Assim até eu ia jogar pedra em quem fala em democratizar as comunicações.

  • Marcelo Gaúcho

    Adoro assistir o Globo News logo após a vitória do Lula e da Dilma nas eleições presidenciais. Comédia pura.

  • FCZsp

    Enquanto LULA/DILMA realizam uma obra gigantesca de transposição do rio São Francisco, para levar água de boa qualidade ao sofrido sertanejo nordestino, CERRA e o PSDB destruiram e sucatearam todas as ferrovias do Estado de São Paulo. Alckim, por sua vez, APODRECEU o maravilhoso interior paulista com centenas de penitenciárias e com um número maior ainda de praças de pedágios que cobram preços exorbitantes até mesmo em estradas simples. Depois querem voltar ao poder através do voto, e ainda chamando o povo brasileiro de ignorante e analfabeto por eleger um partido trabalhista. ADEUS PRA NUNCA MAIS, PSDB. Só mesmo no golpe, se com essa tentaviva (DE GOLPE) de CERRA e seus asseclas, não levarem de novo um tremento “CHOCOLATE”!

  • Vila Vudu

    Engraçado é a Globo dizer q manda ‘correspondentes’. Desperdício de grana, sô! Avisem os acionistas, desses desmandos da administração da empresa! Prá q mandar gente até lá?! Isso aí, qquer um inventa, sentadinho na redação, né-não?! \o/ \o/

  • paulo roberto

    E por que o Governo Federal (ao invés do PHA) não vem a público desmentir a Globo? É gostar muito de apanhar…

  • Isaac g da silva jr

    O que a Veja fez com a copa a globo faz com o PISF. São sabotadores fracassados.

  • Anibal Paz da Silva

    Fico imaginando o Nordeste com um pouco de água, vai ser o estado mais produtivo do brasil. Vai ter que ser controlado, e muito, a compra de terras, pelos especuladores.

  • MARCOS

    A comunicação de governo é burocrática, tem ser criado um portal específico para esta obra com fotos e vídeos atualizados a medida em que os lotes ficassem prontos.

  • rubem

    Quem sabe… um assessor do Aécio Never despojado, desesperado por reconhecimento, incutido na causa PSDerrotista Brasileira, sugira veicular na Rede “BOBO” notícia sobre a falta de chuvas em Minas Gerais para as próximas décadas; o que transformaria a obra num estrondoso fracasso. Fonte sobre a futura falta de chuvas: São Pedro.

  • silvano

    Só os tolos leva a globo a sério.

  • AVANT DILMA O BRASIL É CONTIGO!

    Não verte mesmo. Penso que muitos jornalistas dali deveriam retornar à universidade (com todo respeito ao PHA e sua classe). Mal sabem buscar informação, muito menos repassa-la. Ontem no jornal da Globo a meia noite, noticiaram uma matéria sobre estudantes em universidade americana que não conseguem apoio do governo. Até onde eu sei, o apoio da CAPES é para cursos de pós graduação no exterior e jamais de graduação. Dae eles distorcem tudo afim de causar má impressão no Governo. Todo mundo está careca de saber que o incentivo para estudaar no exterior, seja qual for o país, é somente para cursos de pós graduação (mestrado/doutorado). O governo deveria solicitr que eles retificassem a informação equivocada.

    • Carla Ribeiro

      Sua informação está corretíssima, para que as pessoas saibam isso coloco o link da Capes:http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

  • claudio jose

    Obras da copa prontas, transposição pronta,ferrovia norte/sul pronta, belo monte pronta, universidades prontas, entregas de onibus escolares prontas, juros e energia reduzidos e prontos,……. Chora mídia, chora, esperneia. Qua quaquauqauqua….. Não é a toa que estão ficando loucos.

  • Fernando haddad

    fiacamos assim então…2015! então tá bom! rsrsrs
    sem corrupção sem obra com custos replicados e supervalorozados…tá bom…valha-me padrinho Cicero!

  • Márcio Oliveira

    Sensacional!

  • Bacurau

    E a SECOM enchendo o “rabo” da GLOBO de dinheiro… “Tudo a ver”. E haja masoquismo…

  • Carlos Roberto

    Paulo e brasileiros não apenas a Globo vende fumaça no seus jornais como também a revisa InVeja, temos outra que gosta de manipular a informação: CBN a radio que troca a noticia, assim nos últimos meses vivemos a expectativa de varias crises: energia , petróleo, tomate, limão, caos aéreo, fracasso na construção dos estádios para a copa, tudo comprovadamente não passou de manipulação e falias da Globo e seus pares, no que se refere ao Rio Sao Francisco no pretérito já afirmei que melhor era suspender toda a verba publicitaria destinada a Globo 5,9 bilhões e Veja alem do mais imediatamente transferir para a transposição do Rio e ajudar na seca e o povo maravilhoso do Nordeste. Vamos lá Globo desista da verba em favor do povo Nordestino!

  • kalifa

    Era de se esperar foi assim com as filas do INSS, com o fome zero, com o pagamento da dívida externa, com as casas populares…….com a saúde preferiram não dar o dinheiro da cpmf porque daí era o fim do psdb e da direita!Mas vai verter água para o sertanejo é só a globo esperar!Foi bom saber disso afinal não sei o que fala a globo a muito tempo como muitos outros brasileiros que rejeitam a mentira!Por falar nisso com a mentira o jornal o estado de são paulo vai fechar né?

  • Ronaldo Pacheco

    O LULA fez a transposição da classe trabalhadora para o poder.

  • Mardones

    Alguns jornais comentaram sobre a transposição nesta semana. Falaram dos atrasos e dos custos. Honestamente, como brasileiro, espero que o governo siga firme no propósito de finalizar as obras, pois irá permitir acesso à agua para 12 milhões de brasileiros, que já cansaram de eleger políticos que prometeram e não fizeram muita coisa para solucionar o problema da falta de água no sertão nordestino.
    Muitos podem dizer que nada se faz no Brasil sem corrupção.
    Acho uma verdade exagerada. E como verdade, eu tenho que preferir a execução de uma obra tão importante como essa, ainda que possa haver superfaturamento. Só não é admissível deixar pessoas privadas da água enquanto não se corrige essa praga que a não finalização de obras no Brasil.
    E só para lembrar, o Panamericano do Rio em 2007, que não deixou obra social alguma para o povo, custou quatro vezes mais do que o orçamento inicial. Isso sem falar nas obras faraônicas dos ditadores e nos escândalos bilionários como o do Banestado. E ainda estamos vivos.
    Então, com atraso e com o possível superfaturamento, que venahm as obras finais da transposição.

  • André

    Só mesmo D. Pedro I para achar por exemplo que o projeto Colorado-Big Thompson, iniciado nos anos 1930, poderia ter o mesmo andamento de um projeto executado mais de 70 anos depois…

    • Ricardo

      É D Pedro II, André, não Pedro I.
      Então, você acha que de 70 anos para cá as obras de engenharia ficaram fáceis de serem executadas? Então por que antes de Lula os governos nada fizeram? Você tem alguma noção do que são mais de 400 km de obras de um canal em pleno sertão, que passa por dezenas e dezenas de cidades e por vários estados brasileiros? Para você ter uma idéia de como os prazos dessa obra gigantesca têm sido satisfatórios, veja o caso das obras de despoluição do Tietê em SP. Mais de 20 anos de execução. E olha que não é para construir nada novo, somente aumentar a calha e despoluir o rio, num trecho infinitamente menor. Mais de 20 anos e o que os sucessivos governos do PSDB têm a apresentar? Nada, a poluição só piorou, e por consequência as enchentes do rio só aumentam ano a ano. Isso sim mereceria críticas e cobranças constantes da imprensa. Você já viu no noticiário do PIG alguma crítica?

    • Raphael

      Só faltou mencionar quando as obras de transposição em outros países foram iniciadas. Claro que uma obra dessa magnitude iniciada nos anos 20 ou mesmo nos anos 80 demoraria muito mais devido a maturidade tecnológica da época.

  • RICARDO

    PHA,
    A presidente Dilma vem ao NE, mas precisamente, ao RN.
    -O que vem fazer?
    -Ora, adotar medidas de combate a seca.
    -E já não fez isso, nas outras 9 vezes em que esteve aqui?
    -Sim. Mas desta vez será diferente. Vem com o milho que não chega aos donos de rebanho, como noticiou o Globo Rural na quarta-feira.
    -E o que mais?
    -Ah, sim, mais promessas, é claro.

  • Lima

    Avisa a Presidenta que para utilizar o controle remoto o povo precisa ter opções! A grande maioria da população não tem TV por assinatura, e na maioria das localidades, onde as torres de repetição estão nas mãos das prefeituras, as vezes o único canal aberto é da Globo. Talvez seja por isso que a SECON continua a mandar dinheiro prá eles?

  • Ivan Arruda

    E o farol do Sardemberg PH? O Lobão e a Luana estão apavorados. Só tem sinal amarelo. Ontem. Hoje, amarelo forte. Pelo que ele diz, não chegamos até julho. O governo deveria criar uma SECOM para divulgar mais, exigir retratação, injetar ânimo se deixarmos a rede golpe repercutir usando a loura – papagaia – e o babão, os investimentos irão todos para a Grécia. O Requião sabe como conter as verbas publicitárias. E outras conseguidas da educação. Para deseducar.

  • Marcelo Teixeira

    Enquanto isso os Braços a(r)mados e as Linguas Amestradas v√ão dando uma mãozinha ao PIG e `a Opoisição….

    Lobão diz que Dilma sequestrou avião e Luana, que é pau mandado.
    Fico na Dúvida se Lobão é uma Luana Piovani de Barba ou ou se Lobão é uma versão Morena de Luana .

  • Pior que a Globo é o tal do Guilherme Fiúza, o “colunista” ganhou fama glamurizando a história de um filhinho de papai que virou traficante (meu nome não é Jonny), agora está vertendo todo o seu veneno quinzenalmente contra Lula, Dilma e o PT.
    Esta semana ele estava indignado por Lula ter uma coluna no NY TIMES … INVEJA MATA Guilherme .

  • de paula

    Os mesmos “padrecos” que faziam greve de fome para impedir o inicio das obras, hoje, em suas sacristias, fazem coletas de garrafões de água, para mitigar a sede dos flagelados que integravam suas procissões de protesto.

  • Pedro Sanches

    Esta PIG é o grande vilão de nossa Democracia, são os responsáveis por todos os golpes recentes aqui no Brasil, desde a morte de Getulio Vargas, a retirado do poder de João Goulart que foi eleito pelo povo, a Ditadura Militar, morte de Juscelino etc. etc. etc., e também na primeira vez que Lula foi disputar com o Collor foi também dado um golpe. O que tem de ser feita e a Lei que a Constituição Federal manda fazer nos seus cod. 220 a 223 e Pargrafo 3 e etc. e fim de papo não existe esta história de calara a Imprensa não existe é a Democratização das Midias e acabar com o Monopolio das comunicações que a Contuição Federal Manda.

  • Marcos

    Qual a grande obra que o farol realizou enquanto presidente???? privatizações…. Eles (o farol, os corcundas, a plim-plim e o pig) não tem sequer moral para questionar ou condenar a transposição do velho chico…

    • Afinal de Contas porque Cargas dágua o Dudú Curva de Rio não se enganja nesta trnsposição do São Francisco. Ele é Nordestino ou é Paulista? Eu acho que ele é filho de Carioca e não está nem ai pros seus conterrâneos.
      Que se lixem, deve ele pensar!

      • Mas, cadê aquele Padre e aquela artista Global que fizeram greve de fome pela não transposição do Rio São Francisco? Como tem gente vagabunda neste nosso Brasil. Uma artista da Plin, Plin é até plausível, mas, um padre?
        Será que não lhe doi na consciência ser contra mitigar a sêde dos seus irmãos Nordestinos? Mas, e o Dudú Traíra porque não ajuda? Tamos bem né?

  • Manoel messias Araujo

    Votem neste projeto da regulação da mídia brasileira Barão de Itacré no site abixo.
    http://www.baraodeitarare.org.br/index.php/noticias-do-barao/137-conheca-e-assine-o-projeto-de-lei-da-midia-democratica

  • oziel f. albuquerque

    PHA falar de globo é falar de mentira, de manipulação, de corrupção e bandidagem. Até porque, a globo só defende a elite corrupta como Carlinho Cachoeira Serra, FHC e Marconi Perillo.

  • Parabéns pelo belo texto. Já compartilhei. Vi ontem na Record e fiquei mais feliz, pois estava indignado com a conspiração da Globo, de forma desavergonhada falar que não há uma proposta estrtural para resolve a seca de parte do governo. Espero que a Record, Tv Brasil e anúncios e porque não o espaço do PT na mídia divulgar as obras do Governo e principalmente essa grande obra. A verdade prevalescerá. A resposta virá nas urnas.

  • zóiudo

    Quais foram as obras do desgoverno da tucanalhada?

  • Antônio

    MESMO PAPO COM RELAÇÃO AOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL

    A mesma coisa a Globo e similares falavam da construção e reforma dos estados de futebol: “não vão ficar prontos para a Copa em 2014″.

    Vai ser interessante ver o Galvão Bueno falando que com as reformas/construções os preços dos ingressos ficaram proibitivos, e que bom mesmo era o velho Maracanã onde no domingo à tarde os torcedores colocavam a bunda no cemento quente das gerais e voltavam para casa com hemorróidas.

  • geraldo Celso

    Tudo bem, porém é necessário mostrar a obra. Hoje, é muito fácil faze-lo. Assim, seria conveniente o GOVERNO FEDERAL, ou seja a PRESIDENTE DILMA solicitar ao SECOM a produção de um tal filme e projetá-lo em REDE NACIONAL, no horário nobre, para que toda a população brasileira se inteire sobre esta extraordinária obra. Sem isso, facilmente os do PIG se farão acreditados. É o que sugiro.

  • reinaldo bordon carletti

    e a globo já colocou alguns indios em belo monte para tentar paralisar as obras….enquanto isso dona dilma, sua secretaria chagas, continua despejando milhões de reais nesse grupo….ou a senhora acha que o povo está idiota ou a senhora estará muito esperta?
    reinaldo carletti

    p.s/ já escrevi varias vezes, todas as noticias mentirosas que são dadas no jornal nacional,fantastico, faustão,huck, etc….a senhora tem a prerrogativa e a obrigação de desmontar em rede nacional, seguida das mentiras levadas nos noticiarios,nem que seja diariamente.,desmenti-las.

  • Parabéms. Como vocês escrevem bem. Vai demorar umas 3 encarnações mas espero um dia conseguir ter esta elegância, clareza, precisão e estética jornalística. Pode substitur com vantagem os textos de Truman Capote e Hemmingway nas escolas de comunicação. Se eu tivesse um texto assim eu jamais deixaria eles venderem o Marcanã. Deixaria-os de joelhos pedindo perdão ao povo pela ousadia.

  • Wilde

    A falta de qualidade da informação é possível verificar pelo texto, pois o Globo quer a “rendição dos nordestinos” (sic) quando o objetivo da obra é a redenção dos nordestinos, propiciando água para os mesmos.

  • Novo E.SP

    Ah, mas, o objetivo é atrapalhar todos os projetos do governo, porque além de tudo, onde vai arrumar reportagem pra falar de fome e sede no Nordeste? já chega os morros do Rio de Janeiro não renderem nem mais um filminho do Capitão Nascimento, hehe.

  • Claudia Moreira

    Os quatro estados e todo o nordeste do Brasil, só vão ter água, quando o cano da SABESP enviado pelo Zé Serra chegar por lá.
    Esses canos estarão chegando ao nordeste as vésperas das eleições de 2014.
    Eduardo Campos deverá abrir a primeira torneira, beberá a água , Roberto Freire fará a saudação e todos os nordestinos mandarão todos a M……………..

  • Cezar Gouvêa

    Caro PHA. Qual o nome verdadeiro aí do D. Pedro II?
    A análise´dele é perfeita, e demonstra conhecimento do gerenciamento de obras desse porte, o que, é claro, não é o caso da dona Letícia. Entretanto, não se admire o tom da apresentação nesse jornal, esquartejando a obra de forma que o ‘cadáver’ não possa nem ser identificado. Esse grupo de midia é conhecido por obrar costumeiramente, quando se trata de dar notícias sobre o Brasil que eles odeiam.

    • Cezar Gouvêa

      Aí, ó. O carinha aí abaixo, sr. Nigro, é o típico brasileiro com complexo de vira-lata. Ele precisaria conhecer o sistema de transmissão que a Eletronorte está construindo entre RO e SP, para transmitir a energia das usinas do Rio Madeira, para ver o que é obra complexa. A Globo noticia isso?

  • paulo ramos

    esses gerentes do atraso,são os mesmos que implodiram o maracanã .com manchetes espetaculosas,e agora depois de pronto ,invadiram na maior cara dura.querendo dar a entender que sempre apoiaram o projeto.o mesmo vai acontecer com a transposição.

  • ACarlos

    O Exercito Nacional tem sido um bom gestor para execução otimizada de obras públicas….será que tiveram a boa idéia de convocá-lo ?

    Afinal….ainda está em tempo….nunca é tarde para evitar alguma sangria indiscreta no sangue do projeto …que não é água, mas recursos diversos…materiais ,monetários e lógicos no design……pela transposição via agulha de drenagem sabotadora da corrupção …

  • Paulo

    O Jornal Nacional gastou 18′ com o mensalão sem apontar uma prova sequer. Se a Globo quiser explicar um mensalão com todas as provas e evidências, basta tornar público a mensalidade que o Randolfe recebia em seu Estado de origem.

  • keca

    Na pauta da Ver-dade global .. . Lula investiu na Marinha e lá está “Ogro Mar ” junto com a tripulação e o Capitão do Navio em águas marítimas no “México” tirando onda com nosso ex Presidente e nossa atual Presidenta Assista e Grave, pra ver e crer.

  • chanceLer

    A questão é: Dilma vai reagir? Se continuar a não fazer, a GLOBO fará.

  • RENATO MELLO

    A Grandiosidade da obra e o seu objetivo social justificam até mesmo esse atraso e a corrupção embutida nas licitações das grandes obras, infelizmente!

  • Washington

    A propaganda do Aécio, por incrível que possa parecer, se assenta em um “plano ousado” para acabar com o flagelo da seca. É assim que ele está se apresentando no horário nobre, em inserções de TVs do Nordeste. É por esta razão que o Globo vem com inacreditáveis “notícias” como esta, para dar força ao Aécio. Resta perguntar porquê o Aécio não acabou com o flagelo da seca no nordeste de MInas, o Vale do Jequetinhonha, cada vez mais sofrido e abandonado pelos governos mineiros.

  • MARCO F. L.

    PH, esta sendo escavado um túnel para contornar a serra de Monte Horebe no município de São José de Piranhas-PB, que vai despejar água no Rio Jaguaribe, estado do Ceará.

  • Edvaldo Guaraci

    Falta só o partido da presidenta fazer o contraponto . O PT não sabe tirar proveito das realizações do governo . Ta na hora de capitalizar esses feitos , ao invés do Mercadante ficar defendendo a folha, devia mostrar os números da educação. vai ficar na inércia até quando ? Cadê o banana do Suplicy , o Paulo Paim? ACORDA PT !

  • JJosé de Almeida Bispo

    “…aquela que seria a rendição de 12 milhões de sertanejos não passa de um…”
    Péra lá RENDIÇÃO???
    Houve erro do copista aqu, ou lá na reportagem está realmente escrito assim??? Não. Não houve erro do copista. Eu fui lá, conferi e fiz um print screen… Meu Deus!

  • TARCÍLIO BATISTA DE MESQUITA

    Os piguentos não fazem análises e a partir delas suas críticas. Eles apenas torcem e distorcem, no intuito de transformar o Brasil num caos, fruto de suas elocubrações doentias. Para eles a realidade não existe. O que existe é o que eles torcem que aconteça ao nosso país.

  • Rodrigo

    E a venda de carros? 30,3% a mais em relação a 2012….. Que absurdo, vai poluir Higienópolis. E dá-lhe tomate, Belo Monte e FHC cidadão honorário de minas…… A eleição de 2014 promete.

  • Luis R

    Esse cara tinha o nome mais esquizofrênico que eu já vi e aí era chamado de Segundo, tem que rir.

  • lauro c. l.oliveira

    Interessante as avaliações “jornalísticas” do globo-pig . Duas obras recentes, o Anel Rodoviário de S.Paulo, obra gestada pelos domotucanos paulistas que nos seus 20 de mandato permanece inconclusa e A transposição do Rio São Francisco obra idealizada a mais de um século, que conheceu nosso período monárquico , a velha república do café com leite, a ditadura Vargas, o pós-guerra, a ditadura militar, o governo fhc , e só encontrou decisão de sua construção com Lula em 2007. Da primeira não vemos cobrança nenhuma nem de atraso, nem de custos exorbitantes, nem de data para sua conclusão. Da segunda afetada por complexidade desmesurada, por intromissão do TCU, por intromissão do clero, afetada pelo baixo desempenho de contratantes e que mesmo assim deverá ser construída em prazo menor que obras semelhantes e menores mundo afora é motivo aflita cobrança de benefícios ainda não atingidos.

  • Milton Pereira Neves

    Em 1847 essa obra jamais sairia do papel, como de fato não saiu, porque a ELITE brasileira é mesma de hoje, (exploração de mão obra aqui, e ferias no estrangeiro). Corrupção por corrupção, a pedra fundamental de Las Vegas foi posta pela máfia do estado da California, e hoje o mundo inteiro se acaba nos jogos e na luxuria da cidade. O que quero dizer é que corrupção e principalmente ineficiencia é “denunciada” apenas quando interesses poderosos são contrariados.

  • Luiz Cláudio

    Essas canetas amestradas piguentas nunca aceitam ou procuram o contraditório. São os verdadeiros “demoniocratas’.

  • justiceiro

    É POR ESSAS E OUTRAS QUE EU ODEIO A GLOBO !!!

  • Carlos Pacheco

    Grandes Obras…para o Povo… que diga o mestre Ciro Gomes e dor de cotovelo para o PIG como sua obra do Rodoanel superfaturada com pedágio… a transposição vai ser o marco em benefício do nordestino o que ninguém acreditava esta acontecendo porque é para o povo que o PT governa como os estádios da Copa , como as vacinas da gripe, como o ENEM , as faculdades para todos , o minha casa minha vida , o país rico , forte com 93% de aprovação…

  • Victor Hugo

    Enquanto um governo de intelectuais vendeu o patrimônio nacional, o o governo de operários sua a camisa para rasgar o Brasil com ferrovias e um canal de mais de 600 km….. coisa simples

  • Ricardo

    A globo trabalha contra o Brasil!

    Hoje mesmo entrevistei vários representantes de ONGs que realizam projetos que ajudam o sertanejo a conviver com a seca no semi-árido nordestino. Todos, sem exceção elogiaram, alguns até emocionados, as obras e políticas sociais que o governo está desenvolvendo na região. Problemas existem em qualquer obra, mas a globo mostra uma pequena irregularidade como uma imenso escândalo, enganando a opinião pública. Tenho orgulho de trabalhar em uma empresa de comunicação que pode até ser ideologicamente contrária ao governo atual, mas pelo menos trata a cobertura política e econômica com seriedade, honestidade e profissionalismo! Isso sim é Jornalismo! O resto é golpe!

  • lia vinhas

    É o velho propblema de nao ter um veiculo de informação decnte, imparcial mas honesto, que mostre com provas factuais e vídeos tudo feito pelo GF, inclusive citando todoas as entidas e organizaçõe sociais que participaram das discussóes dos projetos e seu impacto social e ambiental. É uma lástima e uma falta de coerencia por parte do Lula e da Dilma, os ´principais alvos dos ataques da corja fascista que se diz oposição neste país e representada pelo PIG.

  • Rogério Ramirez

    O PiG (seus portavozes e ouvintes) não conseguem enxergar nem as parte quanto mais o todo.
    Avante Engenharia brasileira !

  • SILVA

    Haddad disse ontem, no dia do trabalho em São Paulo, diante da faixa dos sindicalistas: LULA -PRESIDENTE. A gente era feliz e sabia” e Haddad disse:: LULA 2018. Porque em 2014 Lula e o PT vão trabalhar para continuidade de Dilma.

  • chico

    Globo mente.

    A globo gosta da Disney, da GAP. Ah sim, que maravilha são os “estates”
    . Comprar roupa lá é um MUST – as custas do trabalho escravo em Bangladesh.
    Para a Globo é assim. Aqui nada presta. Tá tudo caindo aos pedações

  • confrade

    Cansei. Estou de saco cheio da globo.

    Aliás, onde eu assino o abaixo-assinado pra ley de medios?

  • Apolônio

    Temos que lutar urgentemente pela regulação e a democratização da mídia. Vamos colher as assinaturas para o projeto de lei de inciativa popular. Vi no blog do Miro que os internautas tem que acessar para tirar o formulário para o preenchimento e, depois de preenchido, enviá-los ao correio e mandar para Brasília. Isso é o que eu entendí . Se o rito for apenas esse, tenho minhas dúvidas se vamos conseguir os milhões de assinaturas. É preciso que sindicatos, associações e outras organizações saiam às ruas para que o povo assine tal formulário. O povão não entra na internet, e, quando entra, entra com outros fins. Tomara que eu esteja enganado.

  • paulo roberto Lula da Silva Roussef

    PHA, a Globo é o pior inimigo da democracia no Brasil, eles querem o pais atrasado , o povo ignorante, mal informado sobre todos os golpes que eles apoiaram ao longo da historia, eles querem que o povão viva como na época da escravidão, e, o povo não é bobo a direita retrógrada é a própria globo!!!E, em 2014, é a Dilma de novo com a força do LULA, da bolinha de Papel , do Bafometro do Aecim e do povo!!!!

  • Ignez Lula da Silva

    A Globo joga uma bomba no Brasil todo dia. Se na Europa a guerra – parcialmente vencida pela Troika – é contra o neoliberalismo que está tornando os países europeus em meros enclaves ou republiquetas; aqui, a guerra é contra o monopóilio da globo e o oligopólio midiático em geral. Dia sim, outro também uma guerra silenciosa vai desconstruindo o Brasil. É preciso mostrar que isto nós não permitiremos. Alerta! Povo Brasileiro!

  • Thiago Cardoso

    com tudo isso vão perder mais uma em 2014, dima é dilmais. é isso pha.

  • Edirson

    Enquanto isso,o preconceito para com o povo do Norte-Nordeste brasileiro,só aumenta.

  • Se desde 1847, cada governo do PIG, essas marionetes de INGLESES, AMERICANOS e EUROPEUS tivessem colocado apenas uma pedra ou uma enxadada no canal, com certeza já estaria pronta a anos. Nunca fizeram nada, e agora querem que tudo se resolva num passe de mágica. Aqui é uma grande obra e não uma PASTELARIA, onde tudo é feito na hora, desde que o óleo já esteja previamente quento.

  • ricardo silveira

    Que falta faz uma mídia comprometida com a democracia, com a informação correta. Fazer o quê? O Governo não liga.

  • Urbano

    O da Tupi era um indiozinho; da groubonoma bem que poderia ser o Pinóquio…

  • geraldo

    Esta não vai dar no JN,Folha,Veja,Estadão..

    Senador do PSDB recebeu R$ 6,3 milhões de Cachoeira e emprestava jatinho para a quadrilha do bicheiro

    http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/senador-teria-recebido-r-6-3-milhoes-de-cachoeira-e-passado-incolume-por-investigacoes

  • Célio Pinto

    Existe a viabilidade de cobrirem todo o percurso dos canais de transposição das águas com placas para geração de energia solar. Será outra obra grandiosa, aproveitando uma estrutura já existente.

  • Edison

    Já passou da hora dessa vergonha nacional,ter acabado,é muito interesse político atrapalhando esta óbra.

  • Teodoro

    Não entendo o porquê de o Governo, ou de a presidente Dilma, não se apresentar regularmente em cadeia de rádio e televisão, expondo essas questões para a população. O povo tem o direito de saber a quantas andam os projetos em andamento no Brasil. Isso faz parte do direito à informação. Acho que a GLOBO iria ficar muito satisfeita com uma postura assim do Governo, e no fundo deseja ardentemente ver sempre a presidenta na televisão. Acho que é isso que eles entendem e querem, afinal a GLOBO e a imprensa brasileira em geral, exemplos de modernidade e de isenção, estão a favor do Brasil e querem o melhor para todo o povo brasileiro.

  • Geraldo

    Meu pai é a prova q a obra existe e vai ser concluída. Esteve trabalhando por quase dois anos nesta obra. Houve uma pequena paralisação no final de novembro de 2012, mas já retomou os trabalhos em um dos lotes há pouco mais de 15 dias. Além disso, sou engenheiro de um importante banco público e tenho conhecimento da grandiosidade que é esta obra e como bom nordestino sei da sua importancia para a vida de milhões de irmãos sertanejos. A obra vai ser concluída. Tenhamos plena certeza disso!

  • Dino

    Nigro, apague a luz e pare de usar energia elétrica. Itaipu e outras grandes obras feitas pelo/no Brasil são o que possibilitam vc acender a luz na sua casa. Também pare de usar objetos metálicos, derivados de peltróleo, telefonia…tudo isso foi implantado no Brasil com grandes obras federais desde o tempo de Getúlio…me parece que a iniciativa privada no Brasil fica só circulando em volta para colher os louros depois..

  • souza

    o brasileiro fala e quer o bem ao brasil.
    fora desta linha convém respeitar os brasileiros.

  • José Carlos

    O PIG confunde a transposição com uma colcha de retalhos…puro oportunismo…

  • Juan HW

    Quem que assina ?? Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.?? Isso é oque, herdeiro da familia Real??
    ou várias cabeças ??

  • paulo

    E a Dilma enchendo os bolsos dos filhos do roberto marinho. ACORDA PT.

  • Alexandre de Moura

    A Globo é um grande “sofista”… Usa de sofismas para engabelar o povo.
    O uso das falsas imagens convencem pela parcialidade com relação ao todo…

  • nigro

    Sei lá. Tenho grande desconfiança de grandes obras no Brasil, sejam feitas por quem quer que seja. Nem jesus cristo consegue fazer uma obra aqui sem corrupção, ineficiência ou resultados pífios.

    • Palestina Livre

      Que dor de cotovelo, hein Nigro!

    • Marcos LULA da Silva

      Jesus Cristo consegue, o LULA, também !!!

    • J Tavannes

      A diferença é que as obras de Lulilma são cobradas e fiscalizadas pelo PIG, ao contrário das obras de PSDB. O maior exemplo está em sampa, onde o Rodoanel, ganhou até o apelido de ROBOanel, e não termina nunca. Está indo pra 20 anos na gestão tucana, e pergunto: Voce já viu algum repórter contestar a roubalheira ou o atraso dessa obra??????????

    • Qual seu problema? Não sabe ler? Corrupção tem em todo lugar do mundo. As guerras produzidas pelo EUA, por exemplo, já é um ato claro de corrupção! Ineficiente deve ser seu raciocício que resulta num argumento pífio!

    • leonardo-pe

      nisso tem q ficar desconfiado mesmo.as”grandes obras”!

    • Julio Cesar Ferraro

      É muito bom desconfiar, faz bem para o interesse da maioria…
      Só não tem como ter desconfiança da PRIVATARIA, DA LISTA DE FURNAS, DA MÁFIA DO ASFALTO, ETC, ETEC, ETEC,……DISSO TUDO NÓS TEMOS CERTEZA…

    • Washington

      A obra está dentro do prazo e é auditada constantemente. Vá com esta história de corrupção lá para São Paulo, ou Minas.

    • Moyses

      nigro, minha esposa é pernambucana e tem parentes que moram no agreste. Conversei com um deles faz pouco tempo e perguntei a ele sobre a obra: _”tá andando, tá todo mundo esperando fica pronta…”. Ele mora a uns 3 km do “canal”.

    • Marcelo Marques

      nigro, vai chorar na cama que é lugar quente! Teu partidinho não volta para o poder nas próximas eleições não, e ainda vai perder o governo de São Paulo, que virou uma caixa preta tucana! Aliás, é bem essa a política do partido que você defende: no Brasil, nada vale a pena ser construído, apenas dilapida-se o que se tem… Afinal, pobre precisa de conforto? Que desperdício!

    • Helena Chagas é Globo!

      Balela.

    • carlos do recife

      O amigo está contaminado pelo PIG?

    • Antonio Lyra Filho

      Você tem complexo de vira-lata.

    • CAFÉ DO BODE

      Faz a linha FHC.
      Aqui não temos economistas, cientistas, administradores, nem mesmo sociologo.
      Só temos isso para esculhambar com o país.
      Quem sabe mesmo fazer são os outros.
      Quem sabe doando o rio São Francisco para China plantar arroz nas margens, não sai esse canal.
      Vamos doar tudo, entrega tudo. Dá, Dá tudo!!!!
      Fiquemos aqui só com a Globo e com o Clube Bilderberg.

    • Fábio

      Nos 500 anos do Brasil isso sempre ocorreu, depois que os governantes trabalhistas chegaram ao poder, as coisas mudaram para melhor, mas o PIG quer fazer parecer que não!

  • Paulo Cesar

    GESTÃO DE PROJETOS
    É que o PIG finge que o governo Dilma não sabe o que é
    Gerenciamento de projetos
    PMBOK
    MS Project
    Orçamentação e Controle de Custos em Projetos
    Escritório de Projetos
    Etc, etc.
    É tudo isto e muito mais de tecnologia avançada
    Que está sendo utilizado na Transposição do Velho Chico-

    • Freire

      O Pig acha que só quem sabe fazer obra são os tucanos, vide o roubanel.

    • nadja

      Obrigada Paulo por esclarecer e contribuir.Impressionante como o vírus do complexo de vira latas atinge até aqueles que se dizem esclarecidos e imunizados do PIG.

    • ABDON BESTENE

      E não é.
      A grande obra elogiada pelo PIG foi a PRIVATARIA TUCANA. Essa doação sim.
      Tem processo escondido até hoje, traças e baratas passeiam pela sala do Roberto Gurgel e ele nem bahamas nem ilhas virgens.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •