Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2012 / 02 / 28 / Urubóloga vai defender a Embraer nos EUA

Urubóloga vai defender a Embraer nos EUA

Saiu no Estadão: Opção por Embraer foi atacada nos EUA.
publicado 28/02/2012
Comments

A propósito da decisão da Força Aérea americana de cancelar a compra de 20 aviões A-29 Super Tucano da Embraer,  oficializada em 30 de dezembro, o Estadão publicou:

Opção por Embraer foi atacada nos EUA

Escolha da empresa brasileira tornou-se fonte de atritos entre os governos da Flórida e do Kansas e sofreu críticas de políticos republicanos


Denise Chrispim Marin e Roberto Godoy,

de O Estado de S. Paulo


WASHINGTON - Desde a escolha da Embraer para fornecimento de 20 aviões A-29 Super Tucano, oficializada em 30 de dezembro, a decisão da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) tem sido criticada duramente por políticos republicanos. Também tornou-se fonte de atritos entre os governos dos Estados da Flórida, que abriga instalações da Embraer, e do Kansas, onde se encontra a sede da Hawker Beechcraft.


A escolha da Embraer significaria a perda de empregos em Wichita. A cidade está sob risco de ver fechada outra facilidade do setor aeronáutico, desta vez da Boeing Company. A opção da Usaf pela Embraer havia se tornado também munição eleitoral contra Obama. O pré-candidato republicano Newt Gingrich criticara pelo menos duas vezes a escolha dos aviões da Embraer.


Em comunicado, o deputado federal Mike Pompeo, republicano de Kansas, afirmou ter chamado a atenção para o fato de "algo não cheirar bem" nessa licitação. "Estou contente por ter seguido os meus instintos e lutado pela Hawker Beechcraft e pelos empregos que ela gera em Kansas. Eu aplaudo a Usaf por ter, finalmente começado a eliminar esse véu de sigilo", afirmou.


(...)

Navalha

O Itamaraty pode contar, desde já, com um apoio decisivo.

O da Urubóloga.

A Urubóloga vai denunciar a Força Aérea Americana à Organização Mundial do Comércio, e, se depender do prestígio da Globo na FIFA e na OMC, ela conseguirá fechar a USAF.

O amigo navegante há de se lembrar que a Urubóloga denunciou a Presidenta Dilma à Organização Mundial do Comércio, quando a Presidenta fez como a USAF fez com os trabalhadores do Kansas: defendeu o trabalhador brasileiro e aumentou o IPI dos carros importados.

Foi um Deus nos acuda.

A Urubóloga e, mais tarde, todo o PiG (*) pintaram a Dilma como uma pré-jurássica, que não entendia os sacrossantos dogmas do “livre comércio”.

Como diria aquele amigo navegante, que não perde um Bom (?) Dia Brasil só para ver a Urubóloga: tudo isso é porque ela não leu o “Relatório sobre Manufaturas”, do Alexander Hamilton, o primeiro Ministro da Fazenda de um paiseco que fica no Hemisfério Norte.

Em tempo: por falar em Bom (?) Dia Brasil, coitado do Chico Pinheiro.

Hoje, a Urubóloga não apresentou um, mas TRÊS gráficos do tipo “mortífero”.

Um sobre o IGPM – não tem nada a ver com TPM -, outro sobre um IGPM Dois, e outro sobre a curva do Dólar (olha o Cerra aí, gente !).

A contra-gosto, ela tentava atenuar as boas notícias que o Tombini tinha acabado de dar ao Senado: a economia vai subir e a inflação, cair.

Um horror !

Depois de discorrer sobre o profundo significado dos TRÊS gráficos mortíferos, ela andou de volta ao seu púlpito cor de vinho.

Aí reside o perigo, amigo navegante.

É no andar e falar ao mesmo tempo.

O Chico Pinheiro, que tem a preciosa propriedade de pensar no espectador, perguntou: mas, e eu com isso ?

Que preços caíram, com a queda da inflação ?

Aí, foi tão constrangedor quanto pedir ao Galvão para explicar o retumbante sucesso da seleção dele contra a … contra quem, mesmo ?

A Urubóloga não conseguia dizer o que o pobre espectador tinha a ver com aquela artilharia de gráficos inúteis.

Os meus colegas lá da Record adoram !

 




Em tempo2: com o sucesso inquestionável dos governos do Nunca Dantes e da JK de Saias, apesar dos tsunamis (que ela anunciou) de 2008 e 2011, a Urubóloga decidiu pregar noutra freguesia. Ela já tentou ser Verde. Agora, é dos Direitos Humanos. É o que mostra o amigo navegante Arthur (aqui pra nós: "Globo Urubologia" é muito bom. Vai substituir o "Entre Caspas"):

Na falta de assunto "economez" do qual é "exxxpecialista" a urubóloga passa a diversificar...


A Globo deveria apresentar este "especial" na TV aberta, talvez no "Globo Urubologia"!


Arthur


Globo News exibe o especial "Uma História Inacabada"


Vai ao ar na Globo News nesta quinta-feira, dia 01º de março, o especial 'Uma História Inacabada' sobre a história do desaparecimento do deputado cassado Rubens Paiva durante a época da ditadura militar brasileira, que, assim como outros presos políticos, nunca mais foi encontrado. Durante meses, a apresentadora Miriam Leitão e o editor Cláudio Renato ouviram autoridades, ex-agentes de segurança, ex-militares políticos e familiares de Paiva.



Paulo Henrique Amorim


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.