Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 10 / 11 / Dilma dificulta demissões. Aviso prévio chega a 90 dias

Dilma dificulta demissões. Aviso prévio chega a 90 dias

A Presidenta salvou muitos empregos.
publicado 11/10/2011
Comments



Saiu no G1:

Dilma aprova sem vetos o aviso previo que pode chegar a 90 dias.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (11) a lei que estabelece aviso prévio de até 90 dias em caso de demissão. Atualmente, quando a pessoa é dispensada ou deixa o emprego, ela permanece no trabalho por até 30 dias, independentemente do tempo de serviço.

Com a mudança, o aviso prévio será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.

Ao mesmo tempo, como observa o Vermelho, o emprego industrial subiu:

Emprego de trabalhadores da indústria cresce

O número de empregos no setor industrial aumentou 0,4% na passagem de julho para agosto de 2011, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É a primeira alta do indicador depois de duas quedas consecutivas. Na passagem de junho para julho e de maio e junho, embora considerado em um patamar estável, o emprego na indústria diminuiu 0,1%. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em agosto, o aumento chega a 2,3%.

Na comparação com agosto de 2010, o número de vagas no setor cresceu 0,6%, sendo que, no acumulado entre janeiro e agosto, houve aumento de 1,6%, "ritmo ligeiramente abaixo do observado nos último meses", diz o comunicado do IBGE.

 

Navalha

A situação no mercado de trabalho é, a rigor, de pleno emprego.

O que a Presidenta fez hoje foi evitar demissões, no caso de a economia se desacelerar.

Tal qual fez a conservadora chanceler da Alemanha, Angela Merkel, quando veio a crise de 2008: dificultou as demissões.

E salvou muitos empregos.

Não fez como Roger Agnelli, então presidente da Vale, que, ao primeiro sinal de alarme da Urubóloga, fez demissões em massa.

E encomendou seu ataúde de luxo.

Paulo Henrique Amorim