Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 04 / 14 / Quem quer inflação (e juros) é o "mercado"

Quem quer inflação (e juros) é o "mercado"

Saiu no Tijolaço: Inflação é “terrorismo de mercado”, diz Ipea.
publicado 14/04/2011
Comments



Saiu no Tijolaço:

Inflação é “terrorismo de mercado”, diz Ipea


O investimento público, via BNDES, tem sido o grande indutor da expansão da economia


“Não há, nos fundamentos da nossa economia, possibilidade de que a inflação saia de controle. Esta é uma estratégia terrorista das instituições financeiras para sabotar as mudanças da agenda econômica do Brasil, que caminha na direção contrária de seus interesses”.


O aviso – muito bem dado - é do economista Ricardo Messemberger, segundo o qual  há uma falsa expectativa de que a inflação poderia sair de controle. “O mercado está tentando induzir que a taxa de inflação será maior, para arrebentar as agendas do foco do desenvolvimento, por exemplo”, acredita. Segundo ele, não existe possibilidade de hiperinflações num país com reservas de capitais que valorizam o câmbio nominal da moeda local, como é o caso atual do Brasil.


O Dr. Messemberger afirma com base em dados o que a gente vem falando por aqui. Abram o olho, porque o “salve-se quem puder” que aparece nas páginas dos jornais nada tem a ver com a economia real, que continua crescendo, empregando e vendendo.


Resta saber se alguns integrantes do Governo, ávidos por um “bilú-bilú da mídia, vão continuar a fazer o joguinho de intrigas dos terroristas de mercado.


Em tempo: quem gosta de fazer bilu-bilu no PiG (*) é o Tony Palocci, aquele que tenta desestabilizar o Mantega, segundo a Carta Capital - PHA


(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.