Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Um em quatro aprovados desiste da USP. “Culpa” do Nunca Dantes

    Publicado em 10/03/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+40)

Na foto, o culpado pelas desistências na USP

 


Saiu na Folha:

Um em quatro aprovados desiste da USP


Dos 10.652 nomes da 1ª chamada do vestibular, 2.562 (ou 24%) não fizeram a matrícula; em 2005, foram 13%


Reitoria, escolas e MEC atribuem fato a aumento de vagas nas federais, seleção via Enem e bolsas e financiamentos


LAURA CAPRIGLIONE

FÁBIO TAKAHASHI

DE SÃO PAULO


A USP, maior universidade pública do país, cujo logotipo impresso em um diploma é símbolo de excelência, essa universidade foi, neste ano, esnobada por nada menos do que um em cada quatro alunos aprovados no vestibular.


Dos 10.652 nomes que constavam na primeira chamada da Fuvest (fundação para o vestibular), 2.562 não se apresentaram para a matrícula. O resultado dessa espécie de evasão instantânea é que nunca foi tão gorda a lista da segunda chamada.


Em 2005, de 9.567 aprovados na Fuvest, 1.243 desistiram da USP na primeira chamada -dava 13% do total.


Cursinhos, reitoria da USP e MEC atribuem o fenômeno:


1) à multiplicação de vagas nas universidades federais (e em algumas estaduais);

2) ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada do ministério), pelo qual um estudante pode disputar vagas em várias universidades públicas, fazendo apenas uma prova (o Enem);

3) ao ProUni (bolsas de estudo na rede privada);

4) ao Fies (financiamento estudantil do governo federal), que concede empréstimos para pagamento de mensalidades a juros de 3,4% ao ano.


(…)


Leia a matéria na íntegra na Folha.

Clique aqui para ler “Pobre foge da USP. É o que a elite queria”.

E aqui para ler “USP cai 64 posições. Serra é um jenio”.


 

Artigos Relacionados

  • I.F.Neto disse:

    A idéia do Dr.³³ Lulla Nunca Dantes era mesmo essa: democratizar(mesmo!) o acesso ao ensino superior. A indústria de cursinhos e das fábricas de diplomas(faculdades de fim de semana) receberam um duro golpe. Os filhos da classe média agora podem ter e, dar aos pais, a alegria de passar num processo seletivo que nada deve aos outros. Continua difícil passar nas escolas mais procuradas. Mas é mais fácil fazer as provas, em seu próprio município ou em um próximo. Parabéns Brasil. Muuuito ainda por fazer, vamos trabalhar.

    • MIGUEL MOURA ABDALLA disse:

      Caro amigo, preciso de sua opinião, sou de classe média, minha filha prestou gestão de politica publica e a primeira chamada é de 120 vagas, ela está classificada em 138.
      Qual a chance de se ser chamada na segunda chamada.
      Ficarei muito agradecido de sua resposta
      OBRIGADP

  • Francisca Rocha disse:

    A impressão que me dar de tal acontecimento, ou seja de os candidatos aprovados terem desistido da vaga é porque conquistaram melhores oportunidades em outras Universidades como: mais próximas de onde moram, mais bem aparelhadas, maiores oportunidades de estágios, gastando menos. Nisto, o “nunca dantes” émesmo responsável até culpado. Mas o tucanato deve respeitar o Lula porque não precisou ir a Sorbone, para dar grande valor ao saber, bastou usar a inteligência.

  • arnaldo disse:

    Os itens 3 e 4 podem ser descartados..

  • Raphael disse:

    Todas essas justificativas são para mostrar que a USP já não é a primeira opção das pessoas, e o pior de tudo é querer justificar isso também com o FIES, então o povo irá desistir da USP para pagar para estudar. Que absurdo!!!

  • Hermano disse:

    Este ano, no vestibular das Federais em Pernambuco, dos dez primeiros colocados, oito foram alunos de escolas públicas. Graças a Deus acabou-se aquela “indústria” de cursinhos/decoreba/bizú que privilegiava aqueles que tinham condições de pagarem as altíssimas mensalidades e deixava de fora, muitas vezes, alunos brilhantes, inteligentes, mas que competiam em desigualdade.

  • Buranello disse:

    PHA estou dando meu depoimento pois estudava na UNESP, no ano que foi lançado o sisu eu fiz a prova do enem para tentar sair da UNESP e estudar em uma universidade federal, tive a sorte e hoje faço engenharia na UTFPR, criada em 2005 pelo nunca dantes, a diferença de investimento é gigantesca, na UNESP teve dia que ficamos sem aula de laboratorio pq nao havia equipamento para todo mundo, para se ter uma ideia do investimento em universidades federais, só a UTFPR, criada em 2005 já conta com 12 campus em todo o PR. A universidade é otima, tem parcerias com outras universidades Tecnologicas para podermos fazer intercambio durante o curso de graduação em outras universidades do mundo.

  • Mateus disse:

    Mais uma vez “culpa” do Lula, espero que continue assim.
    Quanto mais “culpa” encontrar da Dilma e do Lula, melhor para o Brasil.

  • Alexandre Mattos disse:

    É! 16 anos de PSDB no Estado de SP resultou em sucateamento da USP, UNESP, UNICAMP e Institutos como ESALQ, IAC, BUTATÃ(q pegou fogo por falta de investimento em simples sistema antincêndios)!!! É a ‘jestão’ PSDBista no poder! Leiam a grave situação dos Institutos de Ensino e Pesquisas no Estado de SP, diretamente do site da Associação dos Pesquisadores do Estado de SP.
    Viva Serra, viva o PSDB que afunda SP há 16 anos!!!
    Sou mais Brasil!!!

  • Alves disse:

    O “CARA” é 10

  • Dina disse:

    PH,

    o lula vai receber o premio Gorbachev.
    Por favor, faça aquele diálogo que eu amooooo:

    (Ligo para o mino,
    -mino você sabe de uma coisa?
    -o que meu filho?
    - O FHC vai cortar os pulsos, mino….)

    http://noticias.r7.com/brasil/noticias/lula-vai-receber-premio-de-gorbachev-ao-lado-de-bono-e-spielberg-20110310.html

  • Francisco disse:

    Um quarto de vagas sobrando? É pouco. A demanda reprimida é brutal. Logo, logo a classe “C” e “D” vai estar inundando estes espaços. O Brasil ainda vai viver um último esforço de universalização do ensino superior (universidade para quem quiser fazer e aguentar o tranco). Depois é gerênciar o ponto de equilibrio demográfico…

  • Pensamiento tutucano disse:

    Hay Universidad?
    Soy contra!

    • Para mim e muitas pessoas que aclamam a educação como base para desenvolvimento de todas pessoas de nossa nação; não resta a menor dúvida de que, o SISU, PROUNI e o FIES vieram incentivar mais ainda a educação, dando chances e oportunidades aos filhos dos pobres e dos excluídos deste grandioso país; tirando-os do ostracismo, da pobreza e os colocando nos seus devidos lugares, que é a inclusão social. Nunca antes visto. Parabéns por esses grandes benefícios prestados aos estudantes brasileiros.

  • JC Souza disse:

    É muito triste que vejo estes dados , não em relação ao investimento nas Federais realizadas pelo Governo Lula , mas no descaso , incompetência e este neoliberalismo tosco , aplicada na gestão de nossas grandes universidades estaduais : USP , UNICAMP e UNESP. Corpo docente totalmente desmotivado , ausencia de investimento em pesquisa e total falta de dialogo com a sociedade. É muito deprimente , esses políticos estão lá somente pelo poder , não governam.

    • Scan disse:

      Tens razão, JC.
      É realmente triste ver o sucateamento que ocorreu nas universidades públicas de São Paulo nos últimos 20 anos. É mais que que descaso: é um crime…
      []’s

    • I.F.Neto disse:

      Discordo, JC. Eles estão lá por que o povo de São Paulo, em sua maioria, votou nelles. Isso precisa mudar. O povo paulista já experimentou demais do veneno neoliberal do PSDB/DEM/PSS e similares. O compromisso delles é muito claro: com o capital, não com o trabalhador. Tudo o que vcs precisam é dos dedinhos. Na urna eletrônica(com o papelzinho do Brizola), aposentando esses políticos sem compromisso com o povo. No controle remoto(não esqueçam do PiG), tirando o canal delles de seu receptor e, na carteira, não comprando os serviços delles. Fácil assim.

  • Dirlei Henriques disse:

    Grande Lula!!!
    Meu filho também se prepara para fazer a faculdade no próximo ano! Desde já está participando das provas do Enem!!!
    Parabéns Lula!

  • Salvem a professorinha! disse:

    Muita gente vinha “estudar na capital”, por falta de opções; o efeito “Nunca Dantes”, que criou, investiu e desenvolveu o ensino técnico e superior em áreas estratégicas, geográfica e economicamente, criou o mesmo efeito do retorno ao Nordeste. O Farol detonou as federais, o Nunca Dantes desenvolveu; o império da tucanalha em São Paulo está detonando as estaduais. Mesmo modus operandi. Por outro lado, não vejo com bons olhos a degradação da USP, que é uma universidade de muita qualidade, que realiza grandes trabalhos com a população, principalmente por meio do Hospital das Clínicas, que oferece tratamentos de altíssima complexidade. São só mais motivos para esculachar essa escumalha maldita que está destruindo este Estado.

    • Silvio disse:

      Salvem a profesorinha:
      A USP perdeu posições, entre as universidades do mundo. Ela era catalogada entre as melhores.Agora graças aos governos tucanos ,e principalmente ao do mais preparado, essa universidade está perdendo prestigio.

  • Edvard disse:

    As justificativas até podem ser verdadeiras, mas eu gostaria de saber para onde os desistentes foram. Mudaram de curso? Preferiram uma instituição próxima de casa?
    Mas o ponto fundamental é outro. O rótulo quebrou. Depois de quebrado, não há conserto.
    Quem conhece a história da USP sabe que ela foi criada para formar a elite de São Paulo. Era para ser o objeto de desejo de todo estudante universitário. Quem estudou ou trabalha lá sabe. Com 25% de desistência foi dado um recado. A USP é igual a qualquer uma universidade. Ficou deitada em berço explêndido e não é mais objeto de desejo.
    Mas há outro ponto, a mesma reportagem diz que em 2005 a desistência era de 13%. Já era alta para uma marca forte.
    Será que é mera coincidência as quase duas décadas de PSDB no governo do Estado? Será que a escolha do segundo nome da lista tríplice também é coincidência?

  • Douglas Correa disse:

    Sensacional Lula, Parabéns!

  • Flávio disse:

    Respondam-me o que adianta fazer um curso puxado na USP, ITA, IME UNESP, UNICAMP e parar na iniciativa privada para ganhar uma ajuda de custo na iniciativa privada. Os melhores alunos sejam das públicas ou particulares, os que não são da nobreza, acabam caindo na receita federal numa agência qualquer. Jogam fora anos de estudo e conhecimento, porque o país não paga salário digno para quem merece.

  • C R TEIXEIRA disse:

    Tudo muito bom, tudo muito bem. Concordo, MAS* (parodiando o PIG) qual profissional com pós graduações, mestrado e doutorado vai querer ensinar em Universidades Federais da região norte, por exemplo? Belo salário, 7.setecentos e pouco, IR fora, malemá “sobram” 6. Distância, dias de barco ou horas de avião. Pequisas 0(zero). Coordenadores de Cursos, nem aí! Sei de alguns doutores que pediram pra sair, e sairam. Conheço um (Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, inclusive na NATURE) que talvez fique só até o final do semestre . Pra que? Ganhar menos que um policial do DF, um agente da PF, da PRF, do INSS,menos de 10% do custo de um “nobre” deputado. É ruim hein!?

    • I.F.Neto disse:

      É, CR Teixeira, parece que a ficha está caindo mesmo… Os nortistas, se tiverem a oportunidade de estudar, ficarão. Os filhos da terra tem que ter chances em casa mesmo. Quanto ao salário, o poder de compra está em franca recuperação. A era FHC está passando… Mas precisamos de mais. Aposentar esses caras e os seus sequazes. Vamos trabalhar.

  • Prof. Cristina disse:

    PHA,

    gostaria de divulgar estes vídeos. Estão disponívies em português para quem tiver interesse.

    http://www.ted.com/talks/lang/eng/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html

    http://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_bring_on_the_revolution.html

  • A. Vietro disse:

    Que tal um levantamento dos índices de erros de impressões, questões anuladas e outros problemas tecnicos da fuvest em relação ao total de provas aplicadas. Não sei não mas acho que esses índices superarão em muito as tão divulgadas falhas do Enem!

    • I.F.Neto disse:

      O problema nunca foi o ENEM, caro A. Vietro. O verdadeiro problema é: compromisso. O do Dr.³³ Lulla Nunca Dantes, do Haddad e da Dilma é com o trabalhador. Já o compromisso dos apadrinhados do PiG, a direitona, é com o capital, Abundantemente comprovado pelos atos e omissões, palavras e silêncios delles. Ponto. No caso de ainda restar alguma dúvida, vejam os resultados da administração delles: a saúde, a educação, os transposrtes públicos, a segurança pública do estado de SP, como estão? Hmmm???

  • Yarus disse:

    Lulão foi cruel, foi um presidente muito mal para o PSDEMB.

  • André Oliveira disse:

    Eu estudo História lá e digo que a USP é uma faculdade difícil de fazer no sentido logístico para quem tem menos dinheiro. O transporte é complicado, a Xerox é cara e quem trabalha cedo e estuda a noite pena para poder descansar. Mas tem outra coisa que pesa. Alguns cursos das outras escolas são mais eficazes na formação do profissional que a USP em si, que tem excepcionais professores, mas uma estrutura para ensino muito precária em muitos cursos..Mas é necessário ver em quais áreas houve maior índice de desistência.. Se forem as carreiras do magistério o resultado é que as pessoas estão preferindo outros empregos a serem tratadas como lixo na rede pública de ensino..Eu mesmo me encontro num dilema..Estou cursando a licenciatura e já estou no fim do bacharelado em História e não me sinto muito motivado a dar aulas na rede estadual por uns R$ 1.200,00 sujeito a todo tipo de precariedade.

  • Jose Roberto disse:

    Perai, deixe eu entender. O letrado que fala várias linguas Efiagáce não construiu nenhuma universidade federal (aliás alguem lembra alguma obra de tijolo feita por ele?), já o “analfabeto” Nunca Dantes construiu várias. Tô ficando louco ??? Ou to lendo muito Estadão?

  • Yacov disse:

    A USP é mais uma prova da decadência total que toma conta do estado de São Paulo, o mais rico da federação, na era tucânica. De melhor Universidade da América Latina, e reconhecida mundialmente, a USP passou a ser apenas mais uma das “UNIS” que proliferam na praça… Os tucanos, realmente, possuem o toque de MíDIAS, tudo o que eles tocam, vira propaganda enganosa. Socorro, PROCON!!!! Ihhhh….Nem adianta chamar esse aí, porque também está todo “aparelhado”.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • Daniele disse:

    Perdão, mas não consegui estabelecer a conexão cognitiva para os argumentos dos itens 3 e 4.
    Eu fiz faculdade graças ao Prouni, não consegui chegar à segunda fase da USP nem da Unesp.

    Não me cabe, está além da minha capacidade de compreensão/aceitação os argumentos de que alguém desistiria de ir pra USP pra estudar de graça numa faculdade privada (devem existir apenas 3 ou 4 melhores que a USP). Ainda mais inconcebível é a idéia de que alguém desistiria de estudar na USP pra financiar uma faculdade privada (as 3 ou 4 melhores que a USP tem mensalidades astronômicas).

    Tá certo que a gente adora apontar os erros do governo Demo Tucano, chamar de elitista e complementos, mas temos que bater palmas para os acertos de SP, como é a USP (apesar de todas as travas burocráticas).

    • Romualdo disse:

      Concordo com vc em relação aos itens 3 e 4. Esses ajudam a explicar a diminuição do número de candidatos ao vestibular da USP. O que explica as desistências é mesmo a ampliação de vagas nas federais e a decadência da USP.

      • É só imaginar pessoas estudiosas e esforçadas (elas existem!!!) que passaram em humanas na Fuvest, moram prá lá de Santo Amaro e do Itaim Paulista e trabalham das 8 às 18h. Sabem quanto gastam de $$$ e tempo para estudarem lá no campus do Butantã cujas aulas começam às 19:00h e terminam às 22:30h e depois ainda voltarem para suas casas e no outro dia irem ao trabalho novamente?
        Como disse outro comentarista, a logística da USP é muito ruim.
        Em transportes, só podem contar com o bilhete único e o corredor da Rebouças, ambos do tempo da Marta Suplicy.
        O metrô ainda nem chegou por lá!!!!

  • Shitao.com.br disse:

    Só gostaria de uma resposta convincente por qual motivo o PSDB governa a tantos anos a maior capital do Brasil? O Demzinho já era, se os tucanos perderem este bico também terá destino no cemiterio de clandestinos.

  • PHA, fui um dos que mais vibrou com o acesso das pessoas de baixa renda à universidade, sobretudo com financiamento do Prouni. Contudo, vejo uma certa incoerencia nesse financiamento. O Prouni suspende o financiamento do aluno com uma única reprovação.
    Todo mundo sabe que uma reprovação pode acontecer.
    Agora, se com uma reprovação o governo corta o financiamento, cria de imediato três problemas graves:
    1 – O aluno vai ficar sem estudar;
    2 – Como ele vai pagar o débito feito até a reprovação, uma vez que não se formará nem terá o emprego sonhado para ressarcir a dívida, cuja cobrança logo chega?
    3 – Além do aluno, a frustraçào atinge também a toda sua familia… Será que Dilma vai resover? Vou mandar também para ela!

  • ruizaltino disse:

    quem conseguiu ficar por 45 minutos em muitas das aulas da faculdade de letras conhece algumas das razões pelas quais o logotipo da usp não é garantia de excelência. muitos docentes, infelizmente, nos provam isto bem antes de chegar aos 10 minutos de aula.

  • Vera Billie Jean disse:

    e não é a harvar paulista que fez pouco das medidas do Nunca Dantes?
    agora guenta!

  • Yoseph Von HiFi disse:

    Noticias..
    Culpa…

    Um quarto dos aprovados da USP desitem do curso.
    Sera que o quarto tá muito ruim ?
    Não lavaram esse quarto ?
    As paredes desse quarto são de papelão ?
    Eles preferem ir para o quinto dos infernos que o quarto da USP ?
    Esse quarto leva a sonhos com Farol, Mosferato, Vampiro , Chuchu Gost…Guerra, Neves, Jereim Dantas, e outros monstro Brasileiros.

    O quarto é do DEMO?

    Chalah.´.Shababah.

  • Yoseph Von HiFi disse:

    Noticias..

    Um quarto dos aprovados da USP desitem do curso.
    Sera que o quarto tá muito ruim ?
    Não alvaram esse quarto ?
    As paredes dois quarto são de papelão ?
    Eles preferem ir para o quinto dos infernos que o quarto da USP ?
    Esse quarto leva a sonhos com Farol, Mesferato, Vampiro , Chuchu Gost…
    O quarto é do DEMO?

    Chalah.´.Shababah.

  • Mauro Machado Gonzaga disse:

    É sinal de que a excelência no ensino não é mais privilégio da USP, e esta se proliferando. Parabens ao Nunca Dantes.

  • Taciana disse:

    Quando eu estudava lá na década de 70, o meu professor dizia:
    “Universidade só existe a USP. O resto é colégio e ruim. Nós damos o título de mestre ao pessoal do Rio, por uma questão de… mas ao resto? Vocês do Nordeste têm o pensamento ingênuo como o dos africanos quando vão estudar na Bélgica!”
    Paulo Freire, Cascudo, Gilberto Freire, Josué de Castro, Celso Furtado, Anizio Teixeira e outros eram os papas e ele ainda pensava assim.
    E hoje, o que dirá ele? Ainda está vivo! Valeria a pena saber. Depois eu conto o nome dele.

  • EULER disse:

    É tudo culpa do “nunca dantes”: o “cara” como não conseguiu cursar uma universidade, fica desistimulando todo mundo!! E os paulistas adoram ver “USP EM TUDO”. Assim não dá, assim não pode.

  • dENNYs disse:

    É. “O LuLa não entende nada de educação.”
    bye-bye, alckimin, governo que discrimina professores por obesidade.

  • João disse:

    Vinte anos na não dos demotucanos, não há USP que aguente, cada dia ela esta mais abandonada. Parabéns eleitores paulistas.

  • Olegario disse:

    Aqui em Dourados, no Mato Grosso do Sul, um cursinho tradicional teve que fechar as portas. Literalmente até uma unidade, que também tinha aulas do do Ensino Fundamental ao Médio, fechou as portas. Tempos atras li um artigo do dono do cursinho enfurecido com o Nunca Dantes. shaushaus

  • schpinheiro disse:

    PHA este é o velho modelo excludente, defendido pelas oligarquias, principalmente a paulista, que nem a própria USP, exceto alguns de seus pensadores, teve capacidade para combater. É nisso que dá o modelo excludente, defendido secularmente pelos DEMOS/TUCANOS, quando a população resolve romper as amaras e indicar governante que governa para todos. Lula tem faro político mas tambem tem sensibilidade humana. A população de São Paulo precisa repensar sua maneira de agir com a política local e com o País

  • Lu disse:

    PHA,

    A melhor coisa que me aconteceu na vida foi ter prestado vestibular (e passado) numa excelente federal, em outro estado. Nem fui fazer a segunda fase da FUVEST, quando soube da aprovação.
    Larguei SP (trabalho, família, amigos) e, com a ajuda do Nunca Dantes (dependi sempre de assistência estudantil, porque meus pais sobrevivem com um salário mínimo cada), fiz minha graduação e agora finalizo meu mestrado.
    Graças à ajuda do Nunca Dantes, eu pude participar de congressos e, ao viajar, amar cada dia mais esse país por inteiro e detestar bairrismos do estado onde nasci.
    Prá completar o relato sobre os feitos do Nunca Dantes, na graduação, ainda ganhei uma bolsa de intercâmbio, numa universidade européia.
    Essa pobre tá indo longe demais!!
    Que horror!!

    Viva o Lula!!
    Viva a Dilma!!
    Viva o Brasil!!!

  • Leonardo disse:

    Prezado PHA,

    Vocês podem estar esquecendo de uma coisa fundamental. O salário das estaduais está defasado por culpa dos tucanos. Isso faz cair a qualidade do ensino, pois os bons profissionais acabam mudando de endereço. E aluno não é bobo, percebe isso logo.

    Abraços.

  • Neimar disse:

    Outro aspecto sobre a USP é que ela não participa do processo de avaliação federal dos cursos.

    Quer dizer, sou excelente candidato, passo no vestibular que eu quiser. Faço o meu curso na USP (por que diz a lenda que é o melhor) ou considero a informação específica da avaliação federal, onde o curso é avaliado individualmente?

    Afinal, será que não existem alguns péssimos cursos na USP, ainda que fosse a melhor universidade brasileira?.

  • Ricardo Cassella disse:

    Antes de mais nada…é uma noticia preocupante. Vagas ociosas em universidades públicas é um desperdício de recursos. Algo tem que ser feito por esses demotucanos para que isto não aconteça…se é que eles tem competência para isso.
    Acho que tão importante quanto comentar este fato é alertarmos para o que aconteceu com a universidades federais durante o reinado de FHC/Paulo Renato. A volta desta gente seria sim um retrocesso imenso para a eduação superior em todo o país. O cenário era de terra arrasada (ninguém me falou, eu vivi…desde então esta tem sido minha preocupação, alertar a todos do que aconteceu). Felizmente Lula retomou os investimentos e vamos nos recuperando. O processo é lento, mas temos esperança. A reportagem da Folha fala também que não temos uma só universidade entre as cem melhores do mundo. Aí os autistas que só leem Globo, Veja, Folha e Estadão comentam metendo o pau no Lula. São absurdamente desinformados…e se intitulam a elite intelectual do país.

  • Pentelhão publica no Blog:

    “Matéria incrível da Folha de S. Paulo com chamada atribuindo desistências de alunos selecionados para a USP ao sucesso dos programas do governo federal não cita Fernando Haddad nenhuma única vez!!!”

    Veja também: O nº de vagas em universidades federais em São Paulo quintuplicou!!! de 2005 para cá!!!

    http://passarinhopentelhao.zip.net

    Twitter: ppentelhao

  • Neimar disse:

    Pobre fazia o curso que dava pra passar… o resultado era a formação de físicos, sociólogos, historiadores e pedagogos frustrados. Agora têm mais opções, inclusive pagas, para fazer aquilo que gostam.

    Vi outro dia um reprise do Altas Horas onde eles curtiam o fenômeno causado por uma patricinha que passou em 13 universidades (vestibulares). O problema, que nem se ventilou por lá, é que ela fez a matrícula nas 13… porque não queria correr o risco de se arrepender depois…

    O ENEM com SISU foi uma das melhores ideias dos últimos tempos no Brasil. A eficiência do processo seletivo é fantástica. Um único vestibular para diversas universidades. Mas cada aluno só consegue ao final 1 (uma) vaga. E se não se matricular perde a única chance.

    A USP e todas as demais universidades que ainda estão de fora, terão de se enquadrar ou a ineficiência de seus vestibulares vai levá-las ao ridículo.

  • gug disse:

    há algum tempo passar na USP era sinal de sucesso garantido.ninguém engana ninguém: os jovens de hoje, mais práticos do que éramos nós nos anos 60/70/80, perceberam que uma grande parte dos profesores da USP turbinaram seus currículos com a grife USP, montando laboratórios e consultorias particulares em cima do carimbo “USP”, uma excelente plataforma.se deram bem, ganharam $$, mesmo que a qualidade do ensino tenha se deteriorado por demais. há hoje, sim, melhores opções pra essa moçada que a USP.deviam aprofundar as causas de verdade.acabou a hipocrisia.

  • Chico Mendes disse:

    Eis que Hélio Schwatsman expôe duas saídas: Estimular a inclusão ou firmar-se na elite.
    .
    Vamos traduzir:
    .
    1º Estimular inclusão significa cotas raciais na USP. Ele apenas quis evitar esta expressão(cotas raciais), pois sabe que seria apedrejado pela elite racista de São Paulo.
    .
    2º Firmar-se na elite. Eliminar de uma vez por todas qualquer forma de entrar negros na Universidade de São Paulo, para a alegria da elite racista de São Paulo.

  • pap disse:

    ADENDOS.
    Praticamente, na entrade da usp, tem um esqueleto, que deve
    ria ser um museu, afinal o que se fazer com aquilo?
    Alias, a usp inunda tbm,principalmente na entrada.
    Tbm nas imediaçoes, tem uma famosa area de prostituiçao.
    Tem um muro da vergonha, pra separar da favela san remo.
    Tem insegurança.
    Tem transito carregado.
    A populaçao na media nada sabe o que se passa ou se faz
    em termos de produção cultural la, e mm tendo o circuito
    dos museus,colmeia e teatro da ead, tirado os moradores
    da regiao, a usp é inacessivel a população.
    Pratica desportiva, ou são os uspianos ou então tem que
    pagar e ser durante a semana.
    Fim de semana, usp fechada pra população.
    Hospital universitario, padrao saude publica brasileira.
    Afinal, uma “alphaville do ensino”,mas querendo ou não, vive
    os mm problemas que os mortais comuns, mas afinal ,
    “é a USP!”

    • pap disse:

      ADENDO.
      A area de prostituiçao é manjada, é naquela av que começa no
      jockei club e praticamente chega perto da usp, principalmente
      à noite.

  • Alberto disse:

    o governo Lula já surpreendeu Miguel Nicollelis em seu instituto em Natal,por descobrir tantos talentos educacionais e científicos.Caso não lembrem,vai publicar um livro e escreveu um artigo no último mês para a Scientific american e é formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1984.A impressão que ele tem(velha) é que a USP tinha a vocação tanto de formar profissionais,como de professores e pesquisadores.Porém se transformou numa fábrica de economistas e admnistradores.

  • Só gostaria que a Folha se desse ao luxo e trabalho de produzir artigos decentes, cuja informação ultrapassasse a barreira do medíocre, para que os leitores pudessem ter elementos outros para pensar, para além dos 250 caracteres…
    UPS! Mas quem disse que devemos estimular o pensamento? Vamos colorir a 1ª página com muito carnaval, gols e BBB! Ah, sim, desastres coloridos tb valem! Portanto, qual a cínica preocupação que atribui valor de manchete a esta notícia? Precisaríamos mais que ‘alunos desistentes’ para analisar a Universidade Pública e os vetores de formação que a atravessam nos dias atuais e que, sim, comprometem e muito os profissionais que formamos e que nos prestarão serviços amanhã… Mais um reducionismo com vistas à extinção do ensino público no pais!!!

  • HELIO nERI lLEITE disse:

    E o bicho ainda vai pegar mais forte. Quem viver verá.
    É LULA
    É DILMA

  • Fernanda disse:

    Caríssimos,
    Venho também em defesa da USP. É fato que os demotucanos querem privatizar e estão sucateando as 3 públicas de SP am doses homeopáticas. Entretanto, há menos de 10 anos atrás eu estava entre a população jovem que prestava vestibular. Eu mesma perdi a conta de quantos vestibulares eu prestei, pq eu queria uma Universidade pública, logo, fiz USP, UNESP, Unicamp, UFSCAR, UNIFESP, UEL, UEM, UFSC, UFRJ, UFFRJ, UERJ e UNB. De todas essas, passei na UNESP e na UNICAMP e decidi ir pra UNESP. Naquela época, em 2001, eu fazia parte dos incríveis 2% da população brasileira que iria pro Ensino Superior (e foi nessa época que BOMBARAM as UniMC`Donalds do antigo Sinistro da Educação, Sir.Paulo Renato).

    De lá pra cá, só no estado de SP, aumentaram muito as vagas em Universidades Públicas e inclusive, a oferta de cursos “Nunca Dantes” presentes em públicas, em nível de graduação, como Engenharia Ambiental por exemplo (UFABC). Eu mesma prestei Biologia e Física, mas optei pelo que me batia forte ao coração, a primeira opção.

    Hoje sou mestranda e professora da rede pública e sabem o que ensino nas aulas práticas aos meus alunos? Fazerem saco de lixo com o papel do Estadão e da Falha de SP que a escola recebe todos os dias….

    Abraço!

  • Paulo C.T. disse:

    A coisa não é tão simples. Quem passou na USP tem competência para passar em qualquer faculdade pública do Estado e até do País. ProUni e FIES se aplicam a faculdades particulares. Não podemos esquecer que existem muitas pessoas que não se adaptam às dificuldades próprias de uma metrópole, como também têm de gastar muito com materiais de aula e outras despesas. Sem contar que muitos aprovados vêm do interior e outros Estados, com realidades diferentes.

    • schpinheiro disse:

      Sua analise não deixa de ter algum fundo de verdade, sobretudo quanto a dificuldade dos alunos menos abstados, mas fica nela a impressão de defesa do velho modelo excludente, defendido pelas oligarquias, principalmente a paulista, que nem a própria USP, exceto alguns de seus pensadores, teve capacidade para combater. É nisso que dá o modelo excludente, defendido secularmente pelos DEMOS/TUCANOS, quando a população resolve romper as amaras e indicar governante que governa para todos. Lula tem faro político mas tambem tem sensibilidade humana. A população de São Paulo precisa repensar sua maneira de agir com a política local e com o País

  • PHA,

    O potencial do esquema ENEM x SISU x PROUNI é de mais de 800.000 vagas ofertadas por ano até 2.014. Basta discutir a autonomia universitária em harmonia com o desenvolvimento do Brasil na era dos PACs, MCMV, LPT, Transposição, Pré-sal….iniciados pelo Metalúrgico da Esperança e continuados pela Dama Silenciosa e Pragmática.

    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • É uma vergonha, é reflexo da administração tucana, pouco ligam para educação. É muito mais fácil enganar uma pessoa com pouca cultura, sem mais argumentos para eles se defenderem.
    Nas próximas eleições vamos joga-los na lixeira.

  • Ary disse:

    Esperem até a Helena Chagas retuitar essa informação! É uma “jênia”!

  • Daniel disse:

    É isso ae.

    Graças a essas UNINADAS, que se multiplicam nas esquinas, e são oferecidas como móveis em grandes varejistas, o pobre num tenta mais a sorte na USP, que fica livre p/ filinhos de papai fazerem protestos e depredar a vontade.

    Pobre tem é de pagar por ensino superior de qualidade duvidosa. ¬¬

    (Tá, ja sei que esse comentário não será aprovado)

    • Austregésilo de Athayde disse:

      “o pobre num tenta”… NUM?. Meu Deus: além disso, os tucanos também assassinam a Língua Portuguesa, última flor do Láscio!

  • São Leopoldo disse:

    Nunca Dantes abriu espaço para todos facilitando a vida daqueles que sonhavam em fazer faculdade, hoje com a criação de novas uneversidades ficou mais facil escolher a profissão desejada, para que se tenha a garantia de um futuro promissor.
    A Luis Inacio Lula da Silva. Nossos agradecimentos.

  • Ricardo Corrêa disse:

    Engraçada a lista de razões: não foi mencionado o fato de existirem excelentes universidades no Brasil (em algumas áreas, melhores do que a USP). Para a Folha, está escrito nas estrelas que só não quer entrar em uma universidade paulista quem recebe agrados “extra-campo”. O curioso é que essa visão prepotente aparece quando há comparações com outras universidades pelo Brasil. Quando querem apoiar as medidas repressoras do governo do estado., tratam essa mesma USP que dizem ser “símbolo de excelência” como recheada de professores preguiçosos e incompetentes.

  • alexandre disse:

    sabe qual vai ser a ’saída’ da USP??? o ENEM! anotem… vai ser mais uma dos PSDB caipira contra os PSDB cosmopolita.

  • Volódia disse:

    Quando o povo de SP vai dar um basta nesses demotucanos?

    Enchentes, corrupção, queda na qualidade do ensino, inauguração de maquetes, paulo preto, alstom…

  • Dinha disse:

    Eu li essa reportagem pensando no que vc falaria. A sugestão do Hélio Schwarsman é ótima para não dizer o contrário.

  • Paulo Sousa disse:

    Desse jeito a elite passa da quarta-feira de cinzas pro dia de finados!
    Dá-lhe Lula, o orgulho do Brasil!

  • Vinicius disse:

    Quando vi essa matéria na Falha… ops! Folha, pensei: é certeza que o PHA vai alfinetar. Não deu outra.

    Tá vendo? Culpa do Lula.

  • Victor disse:

    Pena q meu pai não tem a visão do Nunca Dantes. Também queria ter largado a USP, mas USP é USP né hahahahahahaha Daqui alguns anos esta frase se tornará obsoleta e será trocada por federais são federais. Nunca vi uma faculdade tão prepotente, com professores tão pedantes quanto a USP. Merece o declínio q vem sofrendo, começando pelo nº de candidatos na fuvest. Em 2000 eram 150 mil, hj não conseguem passar dos 130 mil. Uma queda brusca para a Toda-Poderosa USP. Salvam ainda alguns bons profesores como Comparato, Chauí, Paulo Arantes, etc.

    • sonia Santana disse:

      concordo!!

      acho otimo essa descentralização
      as federais sao tao ou mais competentes na formacao academica é otimo acabar com essa elitizacao do ensino superior

  • Que horror!!! :)

    Documentário – Grandes Livros – Maquiavel – O Príncipe – http://bit.ly/ce7Crk

  • morais disse:

    Estes paulistas que acham que só eles são os melhores estão vendo agora que 25% dos aprovados estão preferindos outras universidades e portanto não acham que USP é a melhor.
    Nosso país é grande e temos muita coisa boa fora de São Paulo, onde o povo não é elitista mas são competentes.

  • flaino... disse:

    E o “jênio”? Aquele que advertiu aos EUA: cuidado com o bicho-papão; a mula-sem-cabeça porque a cuca vai pegar, fica ainda mais em maus-lençóis…

    Óbvio, a elite separtista branca de São Paulo, diante dos fatos, passa a apoiar o Enem.

  • jaciara disse:

    Espero ter o prazer de ver Dilma ampliar esta oferta e também oferecer cursos profissionalizantes para pessoas que não queiram ir à universidade. Ando um pouco assustada com os movimentos do seu governo, mas sigo confiante!

  • Alberto disse:

    ou seria devido ao sucateamento para fins de privataria?Mas se leiloar a “zelite”vai ter que pagar(coisa que não apreciam muito,vide DASLU que sonegou bilhões) e com certeza o ICMS não vai baixar por causa desta “despesa não efetuada”.O que vai na cabeça dos quatrocentões,afinal?

  • Vera Billie Jean disse:

    ADORO, afuuuuuunda SP (tu canos)
    as medidas do governo Lula ainda vão surpreender (a elite branca) anos a fio…

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •