Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Publicado em 19/01/2011

O SISU é um sucesso ! Pobre vai entrar na universidade ! Que horror !

Todos os candidatos do ENEM podem acessar o computador e, em função da nota no ENEM, escolher a faculdade que querem cursar

Bom era quando negro não entrava na universidade, não é isso ?

O PiG (*) desfechou uma nova ofensiva para impedir que pobre (especialmente o negro) entre na universidade.

A ofensiva se dá através da desmoralização do ENEM.

Agora, por causa do SISU (pronuncia-se “sisú”).

“Sistema Seletivo Unificado”.

Significa o seguinte:

Todos os candidatos do ENEM podem acessar o computador e, em função da nota no ENEM, escolher a faculdade que querem cursar.

Faculdades federais e estaduais.

Menos as de São Paulo, onde o Padim Pade Cerra liderou o boicote ao ENEM e pretende fundar a República Independente da Daslu.

Ou seja, o estudante faz o ENEM na sua cidade – ou perto – e escolhe a faculdade no computador.

Não precisa, como antes, viajar para cinco seis cidades para entrar num curso superior.

O que significa que pobre pode entrar na universidade porque ficou mais barato o acesso.

Que horror !

O programa previa 400 acessos ao site do SISU por minuto.

Entraram 800 por minuto.

No domingo e na segunda o sistema ficou lento.

Na terça, com capacidade para 800 por minuto, ficou normal.

Por seis minutos no domingo e quatro na segunda, era possível um candidato ter acesso a dados pessoais de outro candidato.

Localizada a falha, o sistema foi corrigido.

Às 18 horas de hoje, no quarto dia de funcionamento do SISU, 800 mil estudantes já tinham escolhido a faculdade que querem cursar.

Mais do que durante todo o período de acesso do ano passado.

Um SISU é um sucesso.

Em tempo: o diretor do INEP não saiu por causa do SISU. Saiu porque tinha decidido sair antes, na segunda crise do ENEM. Não aguentou o PiG (*) e foi para casa. Na primeira crise, como se sabe, a prova do ENEM fui surrupiada na gráfica da Folha (**).

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

 


Comentários

  • Gabriel

    Acho certo as pessoas menos favorecidas entrarem em faculdades públicas, apesar de ser revoltante ver que o pobre precisa fazer menos pontos do que você para passar.
    Só fico preocupado com o meu irmão, porque eu já passei em uma estadual de Medicina aqui de SP direto do 3º ano, mas me desespero quando penso que ele pode ter que enfrentar até 50% de cotas.

  • Aroldo Silva Nobre

    A vaga do pobre que nasceu e vive em Vitoria da Conquista é tomada pelo rico de Curvelo. O pobre que ficou sem a vaga não tem dinheiro para deslocar para Santa Maria. Coitado foi Sisusado.

  • Marcelo Miguez

    Se pararmos para pensar, as escolas PÚBLICAS como o SUS e outros serviços tem um direcionamento maior àqueles que não têm condições de pagar pelo serviço privatizado…o que considero uma vergonha, pois saúde e edução são direito para todos os cidadãos segundo a constituição. Só que é bastante injusto você competir com uma porção da população que é elitizada e tiveram do bom e melhor em termos educacionais. Não podemos comparar o ensino público ao privado, mas se os alunos estão saindo com o ensino insuficiente das escolas é culpa do governo e não deles.

  • alex

    Ridiculo é vc achar que so pobre concorre bolsas de estudo.aff…

  • Rídiculo é entre dois alunos que concorrem para medicina, um que tirou 42 pontos e outro que tirou 84, você escolher o de 42 porque ele é negro, ou porque ele é pobre.
    Na grande maioria dos cursos precisamos pegar os melhores daquela área, como engenharia, medicina, direito ou farmácia. Não há vagas para que todos façam a melhor faculdade de medicina do Rio ou de São Paulo, é preciso selecionar os melhores.

    • Negro Indio

      Rídiculo é você não saber o pq das cotas e como funcionam.

      • cidadao

        Ridiculo julgar os outros sem antes conhece-lo.. quem lhe garante que ele nao conhece muito bem o sistema de cotas e sua razao de existir? posso muito bem saber e nao concordar; afinal temos que pensar criticamente, e nao apenas aceitar o que nos é exposto!

        • Clécio

          É o seguinte: aluno pobre que trabalha e fica sem tempo para estudar, ou de escola cheia de professores marajás (preguiçosos), logicamente obterão uma média baixa no enem. O que se deve não é olhar a média, na hora de entrar, mais dar chance e propiciar os meios, ajuda financeira para que o aluno possa se manter cursando a faculdade, e não ter que trabalhar para se sustentar, durante este periodo. E quanto às cotas: o maior erro do mundo foi criarem as COTAS PARA NEGROS – deveria ter criado COTAS PARA POBRES… -Isto é tudo – pense e entenda.

    • marcela

      Nao é preciso selecionar os melhores, é preciso igular a qualidade do ensino publico com a do particular como nos paises de primeiro mundo.
      Na Bélgica por exemplo um Belga ou alguém que estudou na Bélgica nao precisa fazer teste pra entrar na faculdade pq eles sao preparados no ensino medio pra isso.

  • Operario

    É melhor marcar um vestibular agendado. Igual a estes que as faculdades particulares em cada esquina deste país oferecem. O acesso ao ensino superior esta ficando mais democrático e muitos estarão sem empregos quando se formarem.
    O País precisa gerar mais empregos pois gente qualificada não vai faltar. De outra forma termos médicos, advogados, engenheiros vendendo cachorro quente que em muitos casos pode ser mais lucrativo.

  • Maria Leticia

    Isso é meio bobagem, não é porque o cara acessa a internet que o ensino superior fica democratizado. Os que saem das melhores (e pagas) redes de ensino médio continuam a sair na frente e ocupam mais vagas. E não é porque o estudante pobre acessa internet que ele consegue consegue se mudar para outra cidade pra estudar. No Rio, na UERJ, a reserva de vagas só passou a funcionar qdo a universidade começou a pagar uma ajuda de custo aos alunos pobres. Eles não tinham dinheiro para o ônibus de um bairro ao outro do Rio. Não ficavam na universidade. A pobreza vai além da lan house. O SISU não garante aos alunos carentes condições para viverem longe de suas famílias. Esse é o argumento mais enganoso de que o Sisu é democrático.

  • Salvem a professorinha!

    Paulo Haddad – além de ser um gatinho – deu um show de competência ao afirmar que existem grandes dificuldades em contratar serviços técnicos na área de criação, desenvolvimento de rede e tecnologia da informação. Este é o grande problema do ENEM e do Sisu, não do modelo, como afirmam os defensores da democracia dos sábios brancos.

  • m.fóerbah

    Quando a ” cidadela do saber” era o píncaro do 1 por cento

  • Maria José

    Poxa!!! Convenhamos… O processamento nas eleições é exemplo mundial e cadê esse aparato a serviço da educação?

    Eu acredito, apoio e aposto nesse governo. Resolvam de vez isso.

    No entanto, me incomoda profundamente o governo deixar isso acontecer.

    Sigo acreditando.

    Abraço,

  • Sergio Leão

    O mais bacana de tudo é ver essa quantidade de jovens emitindo sua opinião aqui e em outros blogs, isso mostra que de fato estamos mudando. É isso ai galera só iremos derrota essa elite preconceituosa e chorona participando.
    Um forte abraço.

  • Paulo

    PHA,

    Veja que somente algumas das universidades de São Paulo estão no ranking das melhores 500 universidade do mundo. As demais universidades do Brasil nem sequer são mencionadas: http://www.topuniversities.com/

  • ARIOVALDO

    gostaria que me respondessem o seguinte :se uma familia com a renda percapta de r$ 144,00 deixa se ser considerada pobre e passa a ser crase média…pergunto : vocês acreditam que algum pobre fez o enem !? POBRE NO BRASIL NÃO ESTUDA…NEM SEI COMO VIVE !…

  • Marta

    Realmente, o SISU é um sucesso, assim como o Enem.
    Educação no Brasil agora é caso de Justiça. Estudantes de todo o País recorrendo à Justiça para se respaldar das lambanças diárias.
    Que beleza!

  • Claudia

    Minha filha e o namorado dela conseguiram se cadastrar no primeiro dia, houve uma certa dificuldade mas bastava insistir. Enquanto assistimos um filme eles foram insistindo e conseguiram, não acho que seja esse caos todo.

  • Fabiano

    Quanta bobagem. O Sisu é realmente excelente mas dai a defendermos a incompetência do MEC no que diz respeito ao sistema tem diferença. Me incomoda profundamente ninguém do ministério ter tido a humildade de afirmar que houve um erro de dimensionamento na infraestrutura do sistema e tomar providências para a solução do problema. No que diz respeito a tecnologia este governo é um fiasco, bem o que esperar de pessoas que defendem iPhone e iPad (estou falando do Paulo Bernardo).

  • Marcelo

    PHA, se a imprensa não tivesse noticiado, será que os ajustes do sistema seriam efetuados com tanta rapidez conforme seu relatório ?
    Não seria esta uma das funções da imprensa ?

  • Antonio E. Salvador

    Isto é só o começo preparem-se muitas outras medidas estão por vir vão se acostumando, a senzala as pessoas que moravam nos fundos dos quintais,já começaram tomar lugar nos bancos das universidades ,isto começou a mudar graças a um presidente operário.FIM

    • vyvy

      devo lembra-lhe que foi oa moradores da senzala que construiram o Brasil onde os brancos pousam de heroi. Talvez vc não tenha enxergado ainda que a população brasileira é feito de multi raças e que por pele mais braquinha que seja todos nos temos no sangue traços negros.
      Eu não sou fã do lula, mas ele é o exemplo vivo de que as pessoas de ação vem dos fundos do quintais.

  • Nonato Jeronimo

    Só pra constar!! O setor de supermercados teve um crescimento real de 4,5% em 2010. Que beleza!
    Mas, os trabalhadores tem um vale alimentação de R$ 5,00. Que tristeza!!
    Onde esses coitados almoçam com essa merreca?

  • hammer

    Tem sido rotina da golobo falar mal do ENEN que ninguém consegue acessar nenhum site e bla bla bla.

    Eles não querem mesmo nem negro nem pobre nas universidades.

    O mais escurinho ai da foto é por falta de iluminação, não é nenhum afro-descendente.

  • José Pelegrino

    Demorou mas consegui me cadastrar no SISU, mas quase me SIFU. Acho que a intenção é fazer com que, só quem está realmente com vontade de estudar consiga se cadastrar e concorrer a alguma vaga. O Sistema precisa de melhorias, e podem ter certeza, ano que vem haverá mais alunos tentando se cadastrar…

  • Roberto

    Infelizmente, parece que eu terei de esperar mais 1 ano pra entrar na Faculdade, Paulo Henrique. Desde 2ª feira, venho tentando me cadastras no SISU, mas nao está sendo possível. Essa falha do sistema de T.I. deve ser repercutida sim, pois muitos devem estar na mesma aflição e indignação como eu.

    • Roberto

      Bom, com muito sufoco, acabei me cadastrando agora. e mesmo assim estava lento. Se não fosse a liminar que obrigava o MEC a extender o prazo paras as inscrições, seguramente, nem 50% dos que queriam se cadastrar teriam conseguido. O Brasil espera que ano que vem, o sistema de acesso seja melhor dimensionado pra suportar tantos acessos.

  • Alvaro

    PHA, o SISU foi uma conquista democrática dos estudantes, principalmente os pobres e classe média baixa. Mas não nos esqueçamos, se você entrar numa seguradora e receber uma indenização de, digamos, R$ 60 mil em dinheiro e seu banco ficar a dois quilômetros dali, você vai tomar o maior cuidado do mundo até poder depositar o dinheiro. O sistema ENEM está sob fogo cerrado, seu sucesso será o fracasso do sistema elitista defendido pela extrema direita, leia-se PSDB/DEM. Então, depois do “ensaio” do ano passado, é uma vergonha o que está acontecendo. A lentidão e travamentos são injustificáveis. Não vamos esconder o sol com a peneira, a Receita Federal sofre milhões de acessos no mesmo dia quando há devolução de Imposto de Renda ou nos últimos dias da entrega das declações, e seu equipamento aguenta. Vamos botar o dedo na ferida, é incompetência dos responsáveis pelo equipamento. Se não há verba para máquinas novas, o SISU é estratégico para o Ensino Superior Brasileiro, então, botem algo semelhante ao T.Rex do Ministério da Fazenda, o supercomputador que pode cruzar todas as transações econômicas ocorridas no Brasil.

  • Dinha

    Adoro esse seu “Que horror!”…rs…

    República Independente da Daslu foi tudo! kkkkkkkkkkkk

  • Antonio Filho

    O sisu veio para ficar. De fato houve problemas e precisam ser sanados. Não podemos é demonizá-lo.

  • Lenir Vicente

    O ENEM e o SISU, são um sucesso, mas tem abestados que colaboram com o PIG.Eu vi na globonews uma estudante do Rio Grande do Sul reclamando do sistema porque, embora ela já tivesse conseguido fazer sua matrícula , ela queria mudar o curso para o Rio de Janeiro.Só que não estava conseguindo fazer a mudança e estava indignada. Com uma carinha linda e inocente ela achou o sistema muito falho.É ou não é uma abestada?

  • claudio

    Acho que o SISU é um sucesso como idéia, mas seu planejamento e execução foram desastrosos. a universidade é um lugar para discussão de idéias, as melhores idéias, aquelas provenientes dos melhores cérebros, sejam eles ricos ou pobres, negros,pardos, brancos, amarelos, vermelhos , etc… Nunca deveremos substituir o mérito e a inteligência pela cor da pele. seja ela qual for. Além de inconstitucional, traremos medíocres para a nossa massa produtora de conhecimento e o que o Brasil precisa é de gente capacitada a desenvolvê-lo. Os melhores. só isso.

  • Legal e mal divulgado! Esse assunto bom a TV esconde!
    Briga de igual pra igual é o correto! Nada de cota! Precisamos de mais SISUs!
    E alguém escreveu por ai: “brigar com rico não é facil” – tá? Agora rico tem mais conhecimento ou tu que não foi pra escola?
    Essa é a cara da pessoa que vê na rede lobo as empregadas negras sendo surradas pelas patroas (cena típica e fétida que não suporto mais ver) e acha normal pois a patroa é mais “inteligente”. Por isso aqui no Brasil a elite pinta e borda.
    E se a desculpa for que rico tem mais condições, entre pra campanha para tirar tiririca e colocar 5 professores no ensino público com o salário descente de 5000 reais. Vamos ter até doutores dando aula! Não é isso que o pobre precisa pra competir de igual? (além claro de idéias como o próprio SISU)

  • E que tal discutir o que seria necessário, em termos de infra-estrutura, para termos um SISU mais agil e funcionando as mil maravilhas…

    Acho que o primeiro ponto é descobrir onde está o gargalo, se o site está tendo algum ataque de DDoS, se algum problema técnico operacional e/ou de hardware, networking (links de dados, pontos de acesso), etc.

    Enfim, qual seria o ambiente tecnológico mais adequado para termos um SiSU igual uma Ferrari?? Mais hardware (cpu/memória)? Um cluster com balancemanto de carga para os servidores web? Um cluester para o banco de dados? Redundancia de links?

    Será que não poderia pegar emprestado por uns dias o novo super computador Tupã do INPE ??

    Enfim, o que precisaria para deixar o sistema do SiSu feito uma bala?

    Em vez de ficarmos reclamando, que tal levantarmos algumas questões mais técnicas e repassarmos ao MEC como sugestões de melhorias no sistema.

  • Antonio

    Pergunto: por quê NUNCA entrevistaram os dirigentes das duas gráficas que causaram os problemas no ENEM ? E viva a liberdade de imprensa !

  • pior que criticam ,mas se Serra e o DEM ganhasse acabariam com o exame no dia seguinte,já que foram contra o PROUNI e tentaram entrar com ação no STF
    http://geraldoalckminpsdb.blogspot.com/2010/10/dem-psdb-de-jose-serra-e-kassab-sao.html , e pior que jovens criticando querendo o Cafetão é uma manipulação total.

  • Susy

    Pois eh PHA, Quando há democratização, é isso mesmo que acontece, precisa adaptar um sistema que até pouco tempo estava apto a ser acessado por poucos e tiveram que elevar o estimado ao quadrado. Afinal de contas foram 4,6 milhoes que fizeram a prova. Isto é claramente devido a grande ampliação de vagas no nos cursos superiores ligados ao Enem.

    Sorry PIG… Lula , definitivamente, inseriu o Brasil na democracia.

  • Pedro Silva

    Saudosismo.

    Bom tempos aquele!!!!!!!!!!

  • Leomar Rippel

    Olha PHA a elite podre a a grande mídia fascita está horrorizada com os programas de inclusão social no Brasil, gostaria de dar um sugestão, para nos referirmos para os “pobres”, como as pessoas com limitação econômica, pois moro em uma região que é prodominante a agricultura familiar, ninguém é rico mas fomos olhar o aspecto da saúde eles são. (apenas Sugestão). Origado

  • Dilma dá “chega prá lá” na Microsoft mantendo a preferência pelo software livre

    http://migre.me/3I66c

    *

  • daniel neto

    Nem 8 nem 80. O sisu e o enem são idéias fantásticas, iniciativas do governo federal que permitem ao menos favorecido entrar na faculdade. Porém, ainda cometem erros infantis de organização.
    O problema do PiG é querer demonizar tudo que seja a favor da real democracia e igualdade social, e pegar qualquer problema pra justificar sua posição. Não tem como ler uma crítica no PiG. A idéia central – o acesso do pobre à faculdade – some em qualquer coluna/editorial.
    Com alguns estudantes é a mesma coisa. Pra xingar o governo federal, e justificar sua posição elitista, vale qualquer coisa.
    Esse pessoal não tá preocupado com vazamento de dados ou lentidão no sistema. O grande medo é ver que na carteira ao lado tem um pobre lutando em pé de igualdade e, muitas vezes, queira ou não, tem muito mais vontade de vencer do que quem tem todas as oportunidades.

  • É óbvio que a crítica é essencial a dialética para que evoluimos e não regredirmos. No entanto, alguns desmiolados ainda não perceberam que as críticas do PIG não tem o intuito de melhorar o sistema, mas sim desconstruí-lo e esvaziar o interesse dos estudantes.
    Felismente o PIG vai perder de goleada, pois os avanços na democratização da educação são estrondosos.

  • Éder Rotondano

    Nunca antes na história desse país tantos pobre tiveram acesso a universidade.

    ENEM, SISU, PROUNI são estratégias inteligentes e isonômicas que propiciam oportunidades a milhares de jovens brasileiros. As falhas serão corrigidas e avançaremos com essa revolução sem armas.
    Porém eu me pergunto:

    A quem interessa o fracasso do ENEM?

    A quem interessa o fracasso do SISU ?

    A quem interessa o fracasso do PROUNI ?

    Seguramente àqueles que sempre torceram para o fracasso da educação pública para que pudessem faturar rios de dinheiro por fora e colocar uma “universidade” paga em cada esquina.
    Parabéns ao Ministro Hadad pela ousadia e teimosia em revolucionar a educação pública brasileira.

  • Vera Billie Jean

    u-hu choooooooooooooooooooooooooooooora elite!!!!!!!!
    elite paratodos!!!!!!!!!!!!!!

  • Newton

    Conclusão sobre o Sisu: O PIG perdeu o siso (juízo)…

  • j.julio

    PHA

    Acredito que isso tudo é uma armaçao com o proposito de esculhambar o governo Lula. Boicotando o Enem usando hackers, usando gente infiltrada com esse propósito e mata-se dois coelhos coma só cajadada: Acaba-se com o enem para não deixar o pobre entrar na universidade colocando a culpa no Lula. Minha sorte é que me libertei da hipnose Pig.

  • Fred Azevedo

    O pig não tá mais aguentando a pressão, bateu o desespero.
    Acesso à Universidade, para todos e todas! Viva o Brasil, viva Lula, viva Dilma!!!

    P.s. – Pode curtir suas merecidas férias Haddad. Aproveite para descansar uns poucos dias. Não liga para o pig…eles* só ladram…foi-se o tempo em que mordiam!

  • Yaros

    Johnbim vai virar a rainha da Inglaterra.

    Dilma deixa compra de caças da FAB para 2012:

    “Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012.

    Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (Aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel.

    O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida. Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado.”

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/863233-dilma-deixa-compra-de-cacas-da-fab-para-2012.shtml

  • Zé Luís

    O principal interessando é o povo. As universidades existem para servir a população e não o contrário.

  • Costa

    Em que país você vive?

  • Maria Clara

    Esse PIG não toma jeito. Aqui em Minas Gerais tem um sistema de enturmação escolar que foi empurrado goela a baixo nas escolas com o sofrimento geral dos operadores. Chama-se SIMADE, mas é tratado como SIMATE pelas escolas, já que é uma carroça que só dá problemas. Tem quase 5 anos de construção e não está pronto até hoje. Até agora custou aos cofres do Estado em torno de 15 milhões. Dizem que foi contratado o CAED de Juiz de Fora sem licitação, mas que está sendo feito por empresa do Aécio. Estão falando que a continuidade do Secretário Adjunto e a subsecretária de tecnologia permaneceram para garantir a continuidade do sangramento no orçamento da secretaria de educação. É muito dinheiro jogado no esgoto e nisso a imprensa de Minas não gosta de mexer.

  • tiago tobias

    O PSDB, além de criar a República da Daslu, almejam criar a UNIDASLU, onde teríamos os cursos de:

    - Técnicas de açoitamento de pobre.
    - Como humilhar um nordestino (com a Professora Mayara Petruso)
    - Como surrar um professor em greve.
    - Curso de interpretação teatral com o Padim Cerra: Transforme uma bolinha de papel em uma bomba atômica.

  • tiago tobias

    O PIG esperneia, berra, acusa e o SISU é um sucesso. É claro que os erros do último ENEM não poderiam ter ocorrido. O PIG se aproveita dessas “brechas” para atacar e difamar o ENEM. O PIG, a direita e o Cerra querem o pobre e o negro na senzala, levando chicotada!

  • RICARDO

    PHA,
    A organização do ENEM também, com certeza. Aliás…
    o min. Haddad na Educação, uma sumidade;
    o socorro às vítimas das enchentes, calamidade;
    o aumento da taxa de juros, inoportunidade;
    o PMDB, fiel parceiro, até que a morte os separe;
    reajuste de R$ 10,00 para o mínimo, sacanagem;
    inquérito policial da Erenice, uma eternidade;
    sindicância na Casa Civil, impunidade;
    o ex-presidente Lula, vaidade;
    governo Dilma é de continuidade!

  • Yaros

    Essa manchete dói na vista dos PIGuentos.

    CANDIDATOS AO PIG DE OURO 2010.

    “O amigo leitor, que assina no twitter @rra_Serra_ , fez uma seleção de 40 frases de 33 “colonistas” golpistas do PIG (Partido da Imprensa Golpista), nestes últimos 8 anos, atacando o Governo Lula.

    Merecem um troféu “PIG de ouro” por categorias, assim como ocorre com a premiação do Oscar.

    Olhando hoje o que eles disseram no passado e o que aconteceu, dá para rir bastante. Segue o texto de nosso amigo:”

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/12/candidatos-ao-trofeu-pig-de-ouro-2010.html

  • Paulo Leme

    O PIG não sabe o que o espera, PH, mas vai saber rapidamente, aos poucos a presidenta Dilma vai colocando tudo em pratos novos ( porque limpos – quase todos – já estavam com o presidente Lula).

  • Marta

    PHA, o site do SISU informa que há 5 universidades estaduais participantes do sistema. Quantos Estados tem mesmo o Brasil???!!!
    Tem certeza que só as estaduais de São Paulo estão fora?
    Por favor, verifique se a informação postada no CA procede e informe seus leitores corretamente… Se for o caso.

  • Sérgio Luiz

    Lula e Fernando Haddad já deram o tiro de misericórdia no atraso educacional brasileiro. A revoluçao é uma realidade. Houve problemas apenas pontuais, para o tamanho do projeto. MAS, o pig e o di genio, os maiores contrariados, estrebucham até nao poder mais… A caravana passou e já está bem longe!!!

    • Andre

      É isso aí, Sergio. É por isso que educação do Brasil já está atingindo patamares próximos aos da Finlândia.
      Só não chegamos lá ainda por causa da Globo e do José Serra.

  • Diogo

    As melhorias na igualdade de condições de acesso ao ensino superior, promovidas pelo ENEM, tem tudo para serem revolucionárias.

    Não se esqueçam porém da educação básica. No Brasil, gasta-se 7x mais em um aluno de ensino superior do que em um aluno do ensino fundamental ou médio, enquanto em países desenvolvidos essa taxa não passa de 3x.

  • Samy

    A questão dos jovens que xingam o governo que propicia boas faculdades a eles se deve ao fato que estes jovens tinha entre 10 e 12 anos quando FHC largou o cargo, portanto não se lembram, nem tem como lembrar, do desmonte que foram os governos tucanos para o serviço público e a educação.
    O governo Lula falhou, e se Dilma continuar na mesma toada falhará, em não criar um sistema de educação política e um controle sobre a mídia, que garanta que cada aspecto negativo divulgado seja comparado com a gestão anterior, para que fique relativizado.
    Os jovens do twitter não são culpados, jamais saberão que entre 1995 e 2002 foram criadas ZERO vagas em universidades federais e o mais próximo que eles poderiam fazer para cursar uma universidade particular seria entrar na fila do Fies, pagando 8% ao ano.
    As pessoas tem a tendência de se tornarem mais conservadoras, à medida em que ficam mais velhas, se continuarem a ser doutrinadas pela mídia, pela tradicional falta de memória, e pelas novelas e big brothers da vida em 2014 votam no Berlusconi, como disse o PHA.

  • Wesley Soler

    A UFLA aderiu ao SISU desde o ano passado, e um de nossos professores disse que o desempenho acadêmico dos alunos ingressos pelo SISU tem sido superior aos alunos ingressos pelo vestibular convencional, além disso sei que meus colegas do curso de Agronomia são de diversas regiões do estado de Minas e do Brasil, e das mais diversas condições financeiras, o que não tem sido dificuldade para um relacionamento pessoal muito mais favorável ao aprendizado.

    • Gabriele

      Sou totalmente a favor do Sisu, mas aqui no RS (UFPel), trabalhando na Universidade, eu só ouço os professores reclamando que o nível dos alunos está baixíssimo, e eles tem que facilitar a avaliação para conseguir passar pelo menos a maioria dos alunos.

      • Gabriele

        Sem contar a evasão! Aqui na UFPel existem cursos onde até 70% das vagas de ingresso no ano passado foram colocadas para Reopção de curso.. É muita vaga ociosa de alunos de lugares extremamente opostos do país que vem para cá e desistem, ou porque não gostam do curso, ou porque não tem condições de se manter (as bolsas são escassas comparadas com a quantidade de alunos que precisam).

  • Cristiana Castro

    O duro é que é sempre a molecada do Paraná que não consegue preencher os formulários, acessar a rede, ler as perguntas… Os caras se atrapalham até para preencher fichas. Imagine essa galera no site da Receita para prestar contas com o Leão. Assim não pode, assim não dá, já dizia o sábio Farol das elites. SISU NELES!!!!!!

  • carlos

    De fracasso em fracaso o povo vai escrevendo a história a contrapelo. Viva o brasil de Lula, de Dilma e de todos os brasileiros e brasileiras! Sou professor de ensino médio em uma escola pública no Rio de Janeiro e 96% dos meus alunos e alunas já conseguiram acessar o sistema e se inscreverem com sucesso. O problema que o pig só noticia o fracasso, jamais o sucesso!!! São cegos e surdos a beleza desses 8 anos. Dilma 2014!!!

  • Fernando

    Onde já se viu imprimir as provas do enem numa grafica do inimigo…é pedir mesmo!!!!!!!!

  • Araujo

    Fico decepcionado com todo este papo partidario. Todo projeto novo Enem foi desenvolvido sem a participacao dos verdadeiros interessados, as Universidades! Temos o resultado, incapacidade operacional do MEC, o qual sempre encontra um culpado: em 2009, grafica PIG, notas erradas em redacoes, sistema sisu lento… Em 2010: erro de impressoes de cabecalho e cadernos amarelos, grafica privada, entao o erro esta nas empresas privadas, nao! Pois, quem violou parte do tema da redacao foram funcionarios publicos. Sisu com todos os problemas que os estudantes estao passando, entao, o aluno que mora no interior com internet muito lenta tem as mesmas condicoes do candidato com internet 10G? Sem contar que as Principais Universidades nao estao disponibilizando seus principais cursos no SiSu, sem contar com as que nao participam, por exemplo: UnB, mas ele esta associada ao Cespe, o qual e responsavel por parte da logistica do enem, portanto, o Enem e um excelente projeto, mas administrado por incompetentes.

    • Evolução não cai do céu. Deve-se começar de algum ponto e então vai-se melhorando e expandindo. Apenas quem não quer enxergar diz que não esta dando certo. Brasil, o país do futuro que já está chegando. Tenha um pouco de orgulho e deixe o pig espernear. Degrau por degrau construindo uma base sólida.

    • Heitpr

      Caro Araújo, “nunca na história deste país” um programa foi tão democrático. Mesmo assim, você acha que está tudo errado. Será que é porque muito alunos entrarão nas faculdades e tomarão as vagas das elites?

    • ACM

      O aluno que mora no interior, com dificuldade de acesso à internet, também não tem, talvez, a oportunidade de entrar num site como este e dizer besteiras como você diz neste seu comentário, amigo. Que injusto, não? Mas ele tem mais chance de entrar numa universidade, e é isso que incomoda, admita! Não à volta da decoreba. que a indústria dos cursinhos pré-vestibulares morra de inanição.

    • -Nao estao disponibilizando ainda. Mas vão fazer, pra nao ser jogadas pra escanteio pela democratizaçao.
      -Os cursinhos, o objetivo foi competente,nao foi? Durante dezenas de anos mentiu na publicidade para atrair alunos. conseguiu e digenios enriqueceram.E fizeram lobby permanente no congresso federal.
      -Se ele no interior tem acesso lento, ele sempre tem alguem conhecido com acesso rapido e lhe telefona.
      -Ano que vem melhora. melhora ate a blogosfera pra dar resposta a Casa Grande que quer manter o status quo.
      -Lula começou e dilma continuará. A omelete vai sair e muito boa, exceto para os privilegiados de ontem.

    • José Ricardo Romero

      Epa! Inversão total da lógica! Os verdadeiros interessados no processo de implantação do ENEM são os estudantes, é o povo brasileiro. As universidades são prestadoras de serviço e o ENEM coloca estudantes melhor classificados do Brasil inteiro nas suas salas de aula. Cumpre trabalhar e servir a estes jovens. Nem mais nem menos. Não há processo seletivo mais democrático do que este que, é claro, traz profundos desgostos para as elites brancas de olhos azuis, esta aristocracia tupiniquim de péssima qualidade que vê seus mauricinhos e suas patricinhas tendo que concorrer com os filhos do povão, mais ou menos na proporção de 1:10.

    • Philippe Hassan

      Porém, foram os “incopetentes” que colocaram a idéia em prática… Agora é só ir aperfeiçoando … Existem erros que só tornam visíveis após ocorrerem… Em se tratando da proporção deste projeto, acho aceitável que ocorram alguns imprevistos durante o processo seletivo.. Claro que melhor seria se não ocorressem, mas, em vista dos benefícios que trouxe e trará este louvável desafio, os erros ao longo do tempo ficarão guardados apenas nos bastidores do PIG, enquanto que os “pobres” estarão ocupando cada vez mais as cadeiras das universidades federais e estaduais que deveria desde sempre ser destinada a essa parcela da população… Que sejam corrigidos os erros, mas que estes não recebam maior importância do que os êxitos e méritos que o ENEM proporciona, é isso que estão tenatando fazer…

  • Mas este pessoal é muito ingrato, PHA. Estava vendo no twitter o tanto de jovem que estava xingando o governo. Este povo não tem memória mesmo. Um monte de gente nem lembra que FHC queria vender o ensino superior. Talvez isto explique a grande votação que a Blá Bla Blarina teve no primeiro turno e o Serra no segundo: o esquecimento. Daqui a 4 ou 8 anos, se não for feita uma lei dos médios, o PIG elege até o Arnaldo Jabor!

    • Sereno

      Explica isso pro Araujo aí de cima…
      Talvez ele prefira colocar o Paulo Renato pra cuidar do assunto.

    • Fernando José

      Caro Eduardo, tens toda a razão. Eles estão mais para: Hay gobierno, soy contra! Por outro lado esta turma não viveu, ou não tinha consciência, do período maravilhoso que foi aquele do primeiro e segundo reinado do D. Fernando Henrique. Se estes meninos que hoje reclamam do ENEM, SISU, etc. soubessem do que escaparam…

    • liavinhas

      É para se chegar a esse estado de coisas que em anos passados aboliram várias matérias ds escolas de primeiro e segujndo grau, como Sociologia, OSPB, Filosofia, e se imbecilizou a programação da TV, principalmente da Globo, com novelas de um nível cada vez mais baixo, BBBs da vida e outros festivais de sexo quase explícito e asneiras sem fim (Globo, cultura você vê por aqui??!?!?!?!). Pessoas como o Araujo são frutos desse processo de desconstução da cultura em geral e sobretujdo da cultura política da população. Claro que há os reacionários empedernidos, mas são muitos os influenciados por esses (de)formadores de opinião. Felizmente, na era Lula, começou um processo de virada e com a Dilma certamente continuaremos a observar mudanças na mentalidade das pessoas. Mas teremos que conviver com comentários desse tipo na Internet e com reações mesquinhas aos benefícios implantados pelo Governo.
      Mas nós do Bem, que podemos mais, com a ajuda de pessoas íntegras como o PHA continuaremos fazendol a nossa parte.

  • Julio de Andrade Fonseca

    Uai gente, aqui em BH não tem mais criança de rua, os famosos pivetes que infernizavam as pessoas em outras eras. Ninguém fala nisso, principalmente os Guardiões do Templo. Será o efeito bolsa família, l5 milhões de emprego…? Lula 2Ol8.

    • Costa

      Aqui em Fortaleza, desadministrada por uma prefeita do PT, existem centenas de crianças de rua, pedindo esmolas ou fazendo malabarismos nos sinais de trânsito.

      • Ricardo-SP

        Costa não é só em Fortaleza, aqui em São Paulo, desadministrada pelo PSDB e seus aliados nos últimos anos, também existem crianças pedindo esmolas, fazendo malabarismo, pedágios caríssimos, ônibus caríssmos, metrô lotado, enchentes, enchentes e enchentes. Pronto, ganhamos!

  • PHA, com todo o respeito e admiração que tenho por sua pessoa (rs), mas a nossa Elis Regina, na década de 70, dando uma de visionária, gravou no show Saudades do Brasil, a música-tema do PIG. rs. Preste atenção na última estrofe. É genial.

    O PRIMEIRO JORNAL

    Quero cantar pra você
    Segunda-feira de manhã
    Pelo seu rádio de pilha tão docemente
    E te ajudar a encarar esse dia mais facilmente
    Quero juntar minha voz matinal
    Aos restos dos sons noturnos
    E aos cheiros domingueiros que ainda boiam
    Na casa e em você
    Para que junto com o café e o pão se dê
    O milagre de ouvir latir o coração
    Ou quem sabe algum projeto, uma lembrança
    Uma saudade à toa
    Venha nascendo com o dia numa boa
    E estar com você na primeira brasa do cigarro
    No primeiro jorro da torneira
    Nos primeiros aprontos de um guerreiro de manhã
    Para que saias com alguma alegria bem normal
    Que dure pelo menos até você comprar e ler o primeiro jornal…

    http://www.youtube.com/watch?v=GQs0NVuJGjQ

  • selma

    Que maravilha!!! De novo, o pig tentando infernizar a vida de quem precisa estudar e nunca pode. Cruz credo!!! Saravá, meu pai!!! Livre-nos do que nao presta.

  • Julio de Andrade Fonseca

    Um tempo atrás, quase chorei de emoção. Fui a uma formatura de um parente e entre os formandos de curso superior, vários negros, pardos, brancos, todos com soriso cor de rosa e na maior integração. Na platéia parentes: crianças, jovens , idosos, todos bem vestidos e se comportando com a maior dignidade. É, o Brasil não é mais só o país do futuro e dos mesmos. Foi dada a largada para a redenção. Lula 2018.

  • Fabio SP

    E alguém explica porque o presidente do INEP pediu demissão?Já vai para o terceiro em 2 anos.

    • zra!

      Fabio ,de SP.Tinha que ser do gueto …Lembre-se do processo antes do ENEM..Tudo era muito pequeno,seletivo demais ..então,uma meia duzia de pobres se animava a prestar vestibular e os ricos,sempre minoria,tinha sua vaga reservada.Desde o ENEM , o MEC lida com numeros altissimos,N vezes superior ao que se tinha no tempo em que o brasil tirava os sapatos no aeroporto.Hoje,o Brasil quer ter graduaçao e o MEC faz um enorme esforço para lidar com este Brasil que tem certeza que merece ter nivel supeiror porque,ao contrario da minoria rica que sonega impostos,ele não tem como fugir e os paga a cada prestaçao de sua nova geladeira ou do quilos de carne que ja pode comprar .. Compreendeu?

    • Philippe Hassan

      Está explicado na matéria, não aguentou a pressão!!! VIVA O HADDAD!!!

  • Antonio Lelis - Guanambi - Ba

    Que glória ver os piguentos espernearem… Somos generosos… Garantimos a todos este sagrado direito… Eles verão muito mais coisas do que imaginam. Estamos só no começo… Dilmais neles… Voces tiveram 502 anos… tão reclamando de que??? Quem tem competência só precisa de 8 anos para se estabelecer… Daqui a 494 anos sentaremos para fazer o balancete!!!

  • selma

    Tanta pane em alguns sistemas e o pig so se manifesta no sisu e contra o governo. Nao espalhem noticias que causam panico, so informem, e, de preferencia, orientando para ajudar a quem precisa. Nada é perfeito.E nao usem o defeito para prejudicar mais ainda quem já esta aflito.

  • Toninho Leal

    Curioso, o proprio governo reconhece que tem muita coisa errada…..

  • Wilma

    Devagar e sempre vamos chegar ao 1º mundo. Graças ao Lula que começou esta revolução na educação, agora é só questão de boa vontade política, aprimoramento, e venceremos o atraso a que fomos submetidos….

  • Aleixo de Oliveira

    Prezado PHA, equipe e navegantes:
    O SISU é um sucesso e o PIG SIFU… Juntos somos fortes.

  • Renan Martins

    Primeiro, o pobre (de qualquer cor) precisa ter uma nota superior ao do rico para ingressar na faculdade estadual ou federal (O SISU facilita porque simplifica a forma de disputar as vagas). Isso basta para mantê-lo longe. O ensino público do Brasil é precário, e é isso que mantém o pobre pobre.
    Segundo, ainda que alguns ingressem, a taxa de desistência é alta entre essa classe exatamente em razão da sua falta de hábito com os estudos.
    Terceiro, “Por seis minutos no domingo e quatro na segunda, era possível um candidato ter acesso a dados pessoais de outro candidato”, isso é grave demais.

    • christiano almeida

      Meu bom amigo você não diz coisa com coisa!!!!!

      • Renan Martins

        Explicando para o colega com dificuldades de compreensão de texto: O SISU reúne as notas para DISPUTA de vagas (isso é bom, na minha opinião, não critico o Sistema em si). Quem você acha que tem melhor nota no ENEM, vestibular ou qualquer prova? O aluno da escola privada. Dessa forma, o aluno da escola pública continua de fora.

  • helio Leite

    Lula governou 8 anos, Dilma vai governar 8 anos; Lula volta e governa mais 8 anos = 24 anos.
    Até lá a educação daqui vai superar a dos USA e da UE.
    Pano Rapido.

  • Bhalij

    Será que o povo brasileiro ainda acredita na globo?

    Resposta: Lula deixa presindência com recorde de 87% de aprovação pessoal e 80% de aprovação do seu Governo.

    Infelizmento o PIG está caindo no ridículo e ainda não se deu conta. Nunca tivemos tanto inclusão social no Brasil (democracia para Eric Hobsbawm), o Povo não sabia o quanto a “teta” era boa, agora sabe.

    Alô globo, e o Caramelo?

    É isso aí: desse a lenha PH.

  • lucas

    qual site eu entro para fazer a inscrição, nao estou consguindo. alguem pode me ajudar

  • Juca Bala

    “O programa previa 400 acessos ao site do SISU por minuto.
    Entraram 800 por minuto.” Um erro de 100% no cálculo da demanda é sucesso? Onde, meu filho? Somente no teu blog.

    “sistema ficou lento.” Mas é um sucesso? Seguindo sua lógica exótica, se o sistema ficar lento, lento até parar então o sistema terá atingido a perfeição? Acho que você está no programa errado. Largue o Domingo Espetacular e voe p/ o Programa do Tom

    “Na terça, com capacidade para 800 por minuto, ficou normal.” Se é um sucesso não deveria estar quae sempre “normal”?

    “Por seis minutos no domingo e quatro na segunda, era possível um candidato ter acesso a dados pessoais de outro candidato.” Um completo disparate. Uma falha primária em segurança da informação. Coisa de gente amadora, iniciante mesmo. Coisa de gente “incompetenta”. Mesmo com esta falha monumental e gravíssima o SISU é um sucesso? Cara, na boa: troca o remédio, pois o que você usa tem efeitos colaterais.

    • Diogo

      Caro Juca, sua opinião faz sentido, o ENEM ainda sofre com grandes falhas técnicas, mas acredito que o sucesso do sistema está em motivar o aluno e fazê-lo acreditar que pode chegar mais longe.

    • Rosângela

      É Juca,
      O problema é o seu alpiste… Quem sabe se você mudar o fornecedor, ou melhor, Comer menos…
      O SISU é um sucesso.

    • Leonardo Scalercio

      O problema, Juca, não é o defeito que deu, mas o golpismo dessa imprensa racista, egoísta e elitista, que não quer que todos tenham acesso a educação, assim como a saúde, emprego, viajar de avião… Defeitos acontecem em vários lugares, agora, boa vontade para com os mais necessitados, a gente só vê neste governo. A exclusão social nos governos tucanos, são próprias de regimes que se baseiam em saquear a maioria – empobrecendo-a – a fim de enriquecer a mesma minoria de sempre que – inclusive – tem nos meios de comunicação – seu companheiro de tortura e alienação.

      Em tempo, Juca: a primeira “crise” com as provas do ENEM, ocorreu numa gráfica da Folha, aliada aos tucanos (estranho, não?). Ou seja, aos vendilhões da patria, os corvos de sempre, os parasitas que sugam recursos públicos desde que Cabral aqui chegou em 1500.

    • Janu Januário

      É a famosa lei do “quanto pior, melhor”!

  • JaimeNemo

    É,

    Enquanto o PIG grunhe, o Brasil avança.

  • O Patriota

    Alô alô Cristovam Buarque olha a revolução na educação ai!

  • Moacir

    PHA:
    Ontem, no meu trabalho, a copeira conseguiu se matricular em Pedagogia na UFSCar! Na época dos tucanos – eu me lembro muito bem! – emprestar dinheiro do FIES era mais caro do que emprestar o mesmo recurso do PANAMERICANO! Só em SP tucano ainda tem cartaz…

  • Alessandro

    O gênio Cerra e sua escumalha adjunta não conseguiram segurar nem a USP que, por definição, deve ter uma plêiade de mestres e doutores esclarecidos. Como, aliás, qualquer universidade! Estes, sim, com diplomas de verdade!

  • Estudante

    PHA, sempre dou uma passada no seu site e sempre concordo com o que diz, mas desta vez eu discordo.
    O SISU poderia ter sido um sucesso se tivesse um planejamento melhor, a verdade é que parece ter sido feito nas coxas.
    Começando pela redação, que tem um sistema de correção duvidosa, em que os corretores são mal selecionados, ou pior nem há seleção, se for chamado e aceitar tá dentro.
    Fui muito prejudicado por esse sistema de correção, conheço uma professora universitária que leciona em universidades públicas aqui no Rio e está habituada a corrigir redações, pois ela faz parte da banca corretora de vestibulares como os da UFF, UFRJ e UERJ.
    Ela leu meu rascunho da redação e me deu nota máxima. Entretanto os corretores atribuiram nota 7 a minha redação.
    Conheço pessoas (colegas) que copiaram partes dos textos de apoio e escreveram redações desestruturadas e fugiram completamente do tema e tiraram nota 8! É justo esse sistema?

    E depois a lentidão do site: portais como IG, UOL, Orkut, entre outros, recebem milhões de acessos simultâneos e não travam. Custava o MEC ter colocado o SISU num servidor com maior capacidade?

    Espero que isso não se repita no próximo ano, pois além de causar um tremendo desgaste naqueles que se preparam o ano todo, dá espaço pra mídia marrom pisar no ENEM e isso não é nada bom.

    • Ricardo-SP

      Caro Estudante, o portal do Orkut trava sim e muito! E ainda vem com uma piadinha sem graça do tipo: “Que feio servidor! Você não pode fazer isso”. Com o IG nunca tive problemas. Quanto ao “outro” citado faz anos que passo longe.

    • Maria

      Apoio incondicionalmente sua opinião. Aqui em Minas, o comentário dos que participaram do Enem, especificamente quanto à redação, é que a correção deixou a desejar. Muitas incoerências… Citarei alguns exemplos:
      . um colega nem chegou a fazer a redação e recebeu pontos (?)
      . outro colega não conseguiu desenvolver bem o tema (palavras dele) e conseguiu nota elevada; (?)
      . outro estudante se preparou o ano inteiro, recebendo aulas específicas de redação para o Enem, com rígidos critérios de correção e sempre recebendo notas autíssimas de avaliações vindas de professores gabaritados para tal e a nota dele foi 650 em 1000. Pode??? Sendo que o rascunho foi corrigido por um deste professores e avaliou a mesma como excelente . Dá para entender este critério de correção do Enem?
      Fica difícil de acreditar que houve critérios justos, a partir da primeira análise de que precisava apenas dos que corrigiram serem formados em curso superior. Acho que somente este fator não é determinante para qualificá-los como aptos para tamanha responsabilidade. Frustante para quem estudou o ano inteiro, todos os dias, manhã, tarde e noite.
      Detalhe: não sou contra o governo. Apenas estou aqui analisando o Enem.

  • Alessandro

    O grande erro do Lula foi o de promover o nivelamento social por cima e para cima, enquanto o PIG queria e continua querendo o nivelamento social por baixo e cada vez mais para baixo. Ô presidentezinho mau caráter, esse, não!? O PIG e seus políticos amestrados acham que vão continuar a subir pisando na cabeça dos ex-pequenos. Parece que não enxergaram que isto está mudando e rapidinho! Ô povinho sem caráter, esse, que não obedece, não entende e não ajuda o PIG, não!?

  • Aurelio Dubois

    PHA,

    Como está a cobrança dos R$ 15 milhões de responsabilidade da gráfica PLURAL de propriedade da FSP, pela quebra de sigilo da prova do ENEM, que teve que ser repetida, a impressão das provas e sua realização.

  • Cirlei

    O pior é ver Globo mostrar alunos reclamando que querem ver a prova porque não passaram na redação. Aí já é dar muita ousadia, para deconfiarem. Desculpem-me os jovens, mas é uma falta de respeito esse tipo de reivindicação. Parece a Globo que ver o “circo pegar fogo”. Engraçado que nós prestamos vertibulares, concursos, fizemos cursinhos e nunca ninguém reivindicou que tivéssemos acesso as provas… Já conheci pessoas que erraram 2 questões no gabarito em concursos e repitiram na prova escrita.

  • rita

    e a usp velha de guerra decidiu levar em consideração a nota do enem na segunda fase do seu vestibular, para 2012. a usp nao quer correr risco de perder alunos para as federais .

  • Pereira

    Viva o Brasil!!!
    Chegamos lá, graças ao ex-metalúrgico.
    O Brasil é primeiro mundo.
    A elite golpista(PiG)e seus asseclas capachos, são uma imundícia egocêntrica, mesquinha em desespero, rumo a extinção!!!

    • Horridus Bendegó

      Preferiria mil vezes tê-los extinguidos na bala, como é mais da tradição de países de verdade…

    • Diogo

      Pereira, não se engane.
      Estamos caminhando rumo à melhorias significativas, mas ainda estamos longe do primeiro mundo.
      Nenhum país de primeiro mundo cobra impostos tão altos e faz tão pouco pelos seus cidadãos.

  • Chancharrão

    PHA,

    Lamento, mas sou portador de uma notícia horrível…

    Sou professor de uma Universidade Federal récem-criada pelo Lula.

    Para o meu desespero, constatei em conversas informais que 90% (ou mais) dos alunos votaram no Berlusconi!

    O que pensar dessas pessoas?

    • Aleph Campos

      Esses sao os hovenzintos. Sou estudante da UFLA e meus “coleguinhas” seguiram o mesmo rumo que seus alunos.

    • Cézar (Ponta Grossa - PR)

      Prof. Chancharrão,
      Por isso que o sr. relatou é que sou a favor de politizar essas questões e esses alunos. Mostrar para eles quem realmente lhes deu a oportunidade de estudar numa Universidade Federal. Acho que a UNE deveria fazer um trabalho de politização desses alunos para que no futuro não tenhamos uma geração de fascistas ingratos. O sr. por sua vez, pode também começar a fazer algo nesse sentido?
      Um abraço.

    • Se Nagao

      Prezado,

      pensam que eles estão em uma universidade e o Lula não tem curso superior. O preconceito jorra neles.

  • Flavia

    Por que a Presidenta não esclarece o roubo do Enem na gráfica da Folha utilizando todas a palavras para que não haja dúvida de quem está por tráz disso… Por que o Lula e o Ministro Haddad acobertou a Folha que o PiG obviamente escondeu? Por que isso só pode ser informado na blogosfera, nos blogs sujos? Outra pergunta, A gráfica da Folha está sendo investigada? Seria o mínimo….

    O PiG usou e abusou de acusar o Ministro Haddad por incompetência de um crime cometido no campo do adversário… isso é coisa de doido… Está na hora das nossas autoridades começarem dar nomes aos bois…

    • E por falar em gráfica, como vai ficar o caso da filha do deputado estadual dos tucanos, que usou a grafica para produzir panfletos contra a dilma ? vai ficar por isso mesmo ? Flavia ou alguem aqui no CAF; quem souber mais deste caso ou de outros vamos postar ; não podemos deixar passar oportunidades de implodir o pig.

  • Jbmartins

    Na minha opinião, o PIG é contra isto por que perde o poder de manipulação, basta ver que não conseguem eleger o Padim Cerra.

  • Domingos

    É uma revolução na educação, isso é inclusão!

  • Cirlei

    Estou aplaudindo, acho que o sistema tem que aprimorar, mas quem como eu pagou caríssimo uma faculdade, que dividia Tubaína em 3, meio pão com manteiga e meia fruta entre colegas para poder estudar é capaz de notar que melhorou muito para os estudante, sei que o sistema precisa melhorar e educação também.
    O problema do PIG é que tudo que o governo faz para melhorar eles já vão dizendo que não dá certo, sem mesmo observar a evolução do processo… Independente dos problemas que devem sim serem mostrados, deviam dar uma mensagem de esperança que na próxima vez será melhor, principalmente quando se trata de faculdades porque os jovens precisam de estímulo… Parece mesmo que eles querem que o pobre não faça faculdade…

  • yacov

    Hoje havia uma manchete enorme na FOLHA, se não me engano, dizendo que a utilização do ENEM como critério para ser admitido na Universidade Federal seria contestado judicialmente…

    È óbvio que isso é um lobby dos donos de cursinho. OU seja, se há alunos pobres inteligentes e dedicados que não conseguem entrar na faculdade por não ter condições de fazer cursinho, eles que se explodam, o que não pode é tirar os altos lucros da indústria dos cursinhos.

    ISSO È TOTALMENTE RIDÌCULO, companheiros!!! Quer dizer: Que se explodam os estudantes e as poucas chances que tem de se aprimorarem, o que importa é o lucro da máfia dos cursinhos, o que importa é “a liberdade do mercado”…

    Que lógica infernal é essa???? È a lógica do quem pode, pode, quem não pode se sacode. E essa é a lógica indefensável e subjacente ao NEOLIBERALISMO, que é a lógica das oligarquias, que é a lógica do fim do mundo.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

    • yacov

      PS – Acho que foi no JT que vi a tal manchete… ou não..

      O importante é que:

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • Rogério Aparecido Clemente

    Antigamente faculdade era coisa de rico. Analfabetismo, coisa de pobre.

    Isso é um absurdo! Onde que essa política vai parar?

    Hoje qualquer miserável tem faculdade! Culpa desse governo espúrio, que financia faculdade fácil pra quem nunca viajou pra Zorópa!

  • Excelente Hadad,força para ele, presidenta Dilma, mas fique de olho, pois os inimigos estão a espreita.Pobre ensino brasileiro que não quer permitir que todos tenham as mesmas oportunidades.Acessem : precisamos melhorar o ensino,vejam um exemplo, acessem::: http://bernardoalerta.blogspot.com/2010/01/458-oremos-por-ele.html

    • Juca Bala

      Excelente? O que este sábio precisa fazer ou deixar de fazer para ser chamado de incompetente? Ou vocês satisfeitos “com o trabalho dele”. Ah, bom. Neste caso, tudo bem. Se é o serviço que se espera dele, então ele realmente esta se saindo muito bem.

  • Orlando Bernardes

    É impressionante a cara de pau do PIG! Tudo o que é bom para o povo brasileiro ele é contra. Até quando! Lei de Mídia urgente.

    Chega de imprensa golpista e guardiã de interesses anti-nacionais. Fora PIG!

  • Cícero

    Graças ao Prouni, meu filho está no último semestre de Engenharia Mecânica, realizada na Unip, pois sem esse programa, isso não seria possível, por não ter condições de arcar com seus custos. Viva Lula, Dá-lhes Dilma. Toma PIG!

  • PHA,

    Muito obrigado. Só um reparo: São Paulo tem sim várias Universidades no SISU. Só que Federais. Dentre elas a pérola do Hemisfério Sul para o Le Monde: Universidade Federal do ABC.
    Susigo aos leitores do CAf que gostam de tecnologias que tentem se matricular amanha. Quem conhece algum aluno que fez o ENEM e não está batalhando para se matricular porque acreditou na imprensa golpista – ajude-o.
    José Ivan Mayer de Aquino
    Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

  • Marco Alencar

    Ótimo trabalho do MEC.

  • Evaristo

    O PIG já acionou procuradores do Ceará e de Pernambuco para tentar detonar o Enem e a entrada de jovens nas faculdades públicas. Assim como foi na fase das provas. Mas a justiça vai conseguir detê-los de novo, assim como foi na primeira fase. Os intere$$es são muitos. O sucesso do Enem, que é a grande procura está sendo usado pela velha mídia para tentar descreditá-lo. Meu filho fez a inscrição tranquilamente e está muito contente.

  • Francisco

    Se não der pane é porque deu errado. Isso é verdade para aeroportos, universidades e busca por mão de obra qualificada.

    A politica pública inclusiva é popular, se é popular e inclusiva supera a demanda que historicamente o Estado estava acostumado. São oitocentos mil brasileiros podendo estudar melhor do que eu pude.

    Se não der pane é porque deu errado!

  • amores

    estudantes 800.000 x 0 PiG

    essa doeu, oitocentos mil a zero !

  • Eason Nascimento

    Estamos avançando. Mesmo contra a vontade do PIG, estamos avançando. Estes resultados da implementação do SISÚ são fantásticos. Excelente notícia.
    http://easonfn.wordpress.com

  • Tales

    Que o ENEM e o SISU é uma conquista social, não temos duvida. O problema que até agora, desde domingo e direto na frente do pc,não conseguimos realizar nossa escolha. O site continua lento, mesmo o MEC afirmando o contrário! O 0800616161 está indisponivel e ninguem, mas niinguém mesmo sabe nos informar o que devemos fazer! Estamos no interior do RS, e pelo jeito ficaremos sem conseguir nos inscrever no SISU! É lamentável essa briguinha de extrema-direita contra esquerda, briguinha partidária, enquanto nós alunos ficamos sem estudar por ingenuidade do MEC e da mídia que pouco faz para relatar os erros que ainda ocorrem! Agora mesmo, sr. Conversa Afiada, o site do MEC não está carregando, está muito lento! Teste aí, chê, e de uma contribuição aos estudantes aflitos….

    • Nádia

      Tales, tenta em um horário com menos acessos, por exemplo depois da meia noite. Foi assim que consegui entrar no ano passado e me inscrevi na SISU e Prouni, e obtive sucesso. Hoje curso faculdade com bolsa integral pela Prouni. Essa lentidão é devido ao número de acessos, isso é normal. Minha colega de trabalho conseguiu se inscrever na SISU.

      • Tales

        Nadi, ano passado realizamos a inscrição para o SISU com facilidade, este ano é que ocorre os problemas… Tentamos horários alternativos, mas nada. No max conseguimos chegar na pg que apresenta as universidades! Lamentável!

        Agora é inadimissivel o MEC dizer que o sistema está em ordem. É um desrespeito com a educação… acho que o HADDAD foi importante, mas mostrou-xe com competencia insuficiente (sendo ele o chefão que quer passar a ideia de que esta tudo bem) Repito o ENEM e SISU são avanços na educação, mas regredir em comparação ao ano passado é inadimissível. Bom, me resta continuar tentando, já que o prazo está acabando… e terei que entrar com ação no MP>>> Acho que sim, neh!@

    • yacov

      Apenas devido a essa “briguinha da extrema esquerda (que não tem nada de extrema a não ser a defesa dos direitos coletivos) com a extrema direita (que é extrema na defesa dos direitos de sua curriola)”, que 750 mil alunos entraram na Universidade pelo PROUNI, nos últimos anos, meu amigo. E apenas por esta briguinha, mais 800.00, incluindo você tem essa chance agora.

      Deixa de ser gorsso tchê, e acorda para a vida. OU então vai pra São Paulo, faça um ano de cursinho caríssimo e depois se vire para conseguir uma vaga em alguma universidade gaúcha, indo de busão e batendo de porta em porta. Mal agradecido!!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

      • Tales

        Vou repetir, YACOV, o ENEM e o SISU são evolução na educação brasileira, justamente por universalizar a chance de acesso a universidades! Agora o que não se pode é regredir no oferecimento dessa ferramenta. No ENEM do ano 2009/2010 tudo ocorreu de mais ou menos tranquila, no ENEM de 2010/2011 nada funciona. Não ver isso é sinonimo de “dormir na vida”, ficar escondido em discussõs partidárias, sem visualizar a realidade. Por isso o HADDAD mostra-se incompetente, quer esconder os problemas em baixo do tapete.

        E não queira discutir politica, se não a entende. O ENEM, o PROUNI, o SISU são frutos de um projeto de governo que pretende melhorar os níveis de educação do Brasil. Não foi o embate entre extrema-direita e ESQUERDA (não extrema-esquerda) quem criou os criou.

        Não vou a SP, fazer cursinho, pois, meu amigo, já estudei bastante. Sou professor e pesquisador da UFRGS, quem sabe teu futuro professor!

  • A defensoria pública da União, que deve ter muuuuiiiiito mais o que fazer, depois da procuradoria da República haver tentado derrubar o Enem, ambas no Ceará:

    http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/defensoria-publica-do-ce-deve-pedir-suspensao-do-sisu

  • Douglas Correa -

    Sensacional! CAF…

  • sergio rodrigues

    Viva o BraSil! Viva o Lula! Viva o PHA! É Dilmais da conta, sô!

  • leonardo-pe

    mas tem gente q acha q a Folha De São paulo não tem culpa nesse episódio.simples!e Viva O Brasil!

  • Nilton

    Sou Professor da rede Pública Municipal de São Paulo,e boa parte dos meus alunos estão incluidos entre estes 800 mil,quero dizer que sempre indiquei aos meus alunos que pudessem ler as matérias do Blog Conversa Afiada referente aos ataques desferidos pelo Pig ao Enem,para que pudessem entender o que esta em jogo,e nos posicionarmos corretamente em relação ao tema.
    Posso afirmar:a satisfação em ver um jovem destes cursando o ensino superior não tem preço,e ver a cara dos ancoras dos telejornais do Pig (desanimados) com o sucesso do “SiSu”,tem preço,uma gelada no buteco em frente o condominio,afinal é la que acontecem as discussões politicas mais sérias do nosso condominio.

  • Joel Junior Ktá

    Viva ao Brasil uma Republica Federativa que só conheceu a VERDADEIRA DEMOCRACIA nos últimos oito anos…

    Obrigado Lula e Continua aí Dilma…

  • tony

    Se todo mundo estudar, a elite acaba. Fará tanta falta!!!!!!!

  • Thoroh de Souza

    Que BELEZA!!!!!
    É disso que precisamos para estabelecer o mérito neste pais: dar condições iguais aos competidores.

    • zra!

      Iguais ,n’ao s’ao.Digamos : aproximadas porque competir com rico nao `e facil..desculpe o teclado…

      Mas,tudo tem sido incomparavel ao que `eramos …

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •