Cultura

Você está aqui: Página Inicial / Cultura / 2010 / 09 / 27 / Conversa Afiada recomenda a opereta do grande Noel Rosa

Conversa Afiada recomenda a opereta do grande Noel Rosa

Nesta terça-feira, dia 28, acontece o lançamento do livro 'A noiva do condutor, de Noel Rosa'.
publicado 27/09/2010
Comments


Nesta terça-feira, dia 28, acontece o lançamento do livro 'A noiva do condutor, de Noel Rosa', no Restaurante Buttina, em São Paulo.

O Conversa Afiada recomenda a leitura.

Leia abaixo a carta da idealizadora do projeto:

Queridos amigos


Desde pequenininha, sou fascinada pela opereta A noiva do condutor, escrita pelo Noel Rosa e interpretada, muito tempo depois, pela Marília Pêra e Grande Othelo. Escutei a gravação incansavelmente e, se bobear, com oito anos seria capaz de recitar cada verso de trás pra frente! Foi um caminho natural, como editora, resgatar a opereta numa publicação especial.


Como se trata de uma homenagem afetiva, convidei uma grande amiga para fazer as ilustrações, a Laura Gorski, que fez um trabalho incrível, cheio de bom-humor. Também entraram para a equipe a jornalista e pesquisadora musical Mônica Soutelo, que escreveu uma apresentação saborosíssima; um artista gráfico muito querido, o Antonio Kehl; além, é claro, de toda a turma da Terceiro Nome. Não vou ser modesta não: o livro ficou LINDO! Espero que todo o mundo goste.


Na próxima terça feira, dia 28, brindaremos a publicação no Restaurante Buttina. Oportunidade única de ver os originais da Laura Gorski, que estarão à venda durante o lançamento!


Abraços


Irene Paris



O rádio estava no auge de sua popularidade e Noel Rosa trabalhava em diversas emissoras quando, em 1935, seu parceiro Almirante propôs à Rádio Club do Brasil um programa com o mote “Como se as óperas célebres do mundo houvessem nascido aqui, no Rio...”. Desse projeto surgem as três revistas radiofônicas compostas por Noel: as paródias O ladrão de galinhas e O barbeiro de Niterói, além de A noiva do condutor, a mais elaborada delas e única com tema musical inédito, com partituras compostas em parceria com o maestro húngaro Arnold Glückmann.


Um namoro de portão abre espaço para os versos bem-humorados de Noel, que rapidamente nos familiariza com personagens caricatos, de traços exagerados. A opereta transita entre o subúrbio e as elegantes avenidas do centro do Rio de Janeiro, retratando, no mesmo bonde, um cavalheiro da pomposa elite carioca e uma família suburbana cuja maior preocupação é certificar-se dos dotes do pretendente da jovem Helena. “O amor sem nota não tem mais-valia”, afirma em certo momento o pai da noiva, deixando claro que o tom da opereta quebra a seriedade e o romantismo do enredo e que, sem fugir à regra de Noel, o que fala mais alto é a vontade de zombar dos assuntos cotidianos.


Até hoje, A noiva do condutor permanece pouco conhecida, e sua publicação não poderia ser mais oportuna: no ano em que Noel completaria um centenário de vida, a obra chega às livrarias em edição especial, com ilustrações de Laura Gorski. Servindo-se de recortes, a artista plástica traz ainda mais humor ao cenário, aos personagens politicamente incorretos, à ironia de diálogos e poesias. A edição vem acompanhada, ainda, por uma apresentação da jornalista e pesquisadora musical Mônica Soutelo, que contextualiza a opereta de forma concisa, possibilitando que o leitor compreenda a importância deste musical entre as criações de Noel.


A noiva do condutor, de Noel Rosa

Ilustrações: Laura Gorski

Apresentação: Mônica Soutelo

Projeto gráfico: Antonio Kehl

Formato: 56 páginas, 23 x 21 cm, capa dura

Preço: R$ 44,00

ISBN: 9788578160609


Assessoria de imprensa:

Claudia Piccazio e Sarah Czapski, [email protected]


Mais informações:

Editora Terceiro Nome - 11 3816.0333 - www.terceironome.com.br



Ouça aqui o genial Noel Rosa: