Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 03 / 05 / Gilmar, Barroso não quer bengala !

Gilmar, Barroso não quer bengala !

Quem disse que a maioria do STF quer bengala ?​
publicado 05/03/2015
Comments

 

A propósito do Golpe Paraguaio que se trama no Brasil, com a deposição da Dilma ou sua redução à irrelevância através de uma PEC da Bengala -  idealizada pelo sempre Presidente Gilmar -, o ministro Barroso diverge.

Segundo o texto enviado por amigo navegante que acompanha as atividades da família do Ministro Gilmar (que acaba de levar tranco do Presidente Lewandowski):

"Aprovação da PEC da Bengala não é boa para o país", diz Luis Roberto Barroso


O ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso declarou ser contrário à PEC da Bengala (PEC 457/2005), que pretende aumentar para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória no serviço público.

Fazendo a ressalva de que sua opinião é “estritamente doutrinária, e não política”, uma vez que a decisão sobre proposta cabe ao Congresso Nacional, Barroso afirmou que a “aprovação da PEC da Bengala não seria boa para o país” por três razões.

A primeira é que, embora a Constituição Federal de 1988 não tenha estabelecido mandatos para os membros de tribunais superiores, a aposentadoria aos 70 anos acaba criando um “mandato natural”. Isso porque “a nomeação normalmente se dá entre os 55 e 60 anos, fazendo com que o ministro fique no cargo entre dez e 15 anos, que é uma média boa”.

O segundo motivo de Barroso é que a aposentadoria aos 75 anos iria tornar a magistratura menos atrativa, pois os novos juízes demorariam mais para se tornarem desembargadores. Para o ministro, isso afastaria os melhores profissionais da carreira.

Já a terceira razão busca preservar o STF, que é, de acordo com Barroso, “uma instituição consolidada, que serve bem ao país”. Assim, segundo ele, eventuais mudanças no funcionamento da corte deveriam “ter motivação institucional, e não politico-partidária”.



Leia também:

Bengala: o Golpe no Judiciário já chegou !


E vote na trepidante enquete do C Af:


[poll id="900"]



Conteúdo relacionado
Lewandowski enquadra Gilmar