Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 02 / 22 / Um Proer para as empreiteiras

Um Proer para as empreiteiras

Nelson Barbosa coordenaria o programa "A Engenharia é Nossa!"​
publicado 22/02/2015
Comments




Amigo navegante que leu “Ainda dá para salvar as empreiteiras” ofereceu as seguintes observações.

(A transcrição não é literal, porque a conversa se deu sem gravador ou anotações, para não espantar a fera.)

Disse ele:

“Em nome do interesse nacional, é preciso salvar as empreiteiras.”

“Não me interessa se empreiteiro ou empregado corrupto de empreiteiro corrompeu empregados corruptos da Petrobras.”

“Cadeia neles !”

“Destruir algumas das maiores empresas de engenharia do mundo, que realizam as maiores obras de infra-estrutura do mundo (fora da China) por causa de meia duzia de larápios ?”

“Para agradar os coxinhas instalados no Ministério Público ?”

“Agradar esses delegados aecistas ?”

“Agradar o Juiz Moro, que demonstrou inclinações tucanos desde os tempos do Banestado ?”

“Aliás, ansioso blogueiro, procure ver, direitinho, o que o Juiz Moro fez quando o PFL e o PSDB se borravam de medo do Banestado ?”

“Quem sabe essa pesquisa com parlamentares da época demonstre, desde ali, que o Juiz Moro tinha certas preferencias partidárias ?”

“Foi o que me confidenciou um parlamentar – gordo, como diz você – do PFL ...”

“Mas, de volta ao que interessa, porque ao Moro será destinada a mesma nota de pé de página em que se encontra  outro Messias”.

Quem é que abriu a Bélem-Brasília ? Construiu Paulo Afonso, Tres Marias, Furnas ?”

“Quem fez Itaipu ?”

“Voce sabia que quando o Geisel foi encontrar o Stroessner, o velho ditador do Paraguai, para inaugurar Itaipu, o Stroessner perguntou: 'mas, cadê don Sebastian ?”.

“Sabe quem era o don Sebastian, que construiu Itaipu ? O Sebastião Camargo da Camargo Correia”.

“E agora esses coxinhas do Globo e do MP querem fechar quem construiu o Brasil ? Ora, vão … !”

“Quem fez Rio- Niterói? Foi a Haliburton ?

“Quem fez Angra I e Angra II – foi a General Electric ?”

“Quem é que já ligou o Brasil ao Pacifico, por Mato Grosso e a Bolivia ? Quem ligou o Brasil ao Pacifico, pelo Acre e o Peru ? Foi algum Procurador da Republica ?”

“Esses Procuradores que foram à Suíça sabiam que o Brasil pode chegar ao Pacifico por terra ? E que isso foi feito sem a minima colaboração deles ?”


“Ora, vão tomar … !”

“Esses engomadinhos – é como se diz no México, os coxinhas de cabelo com brilhantina – querem jogar no lixo o acervo de conhecimento, tecnologia da Engenharia Nacional para destruir a Dilma !”

“E pra mostrar que são f... !”

“Quem foi que descobriu o pré-sal ? Foi algum Procurador da Republica ? Foi a British Petroleum, ou foi o Estrela - http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12610/Pre-Sal---Guilherme-Estrella---O-homem-que-inventou/?”

“E tem mais: o Fernando Henrique e o Gilmar estão certos. A Petrobras não tem nada que fazer licitação. Construir uma ponte não é comprar uma sonda. Construir uma ponte é uma obra publica. Comprar uma sonda é decisão de uma empresa que concorre num mercado capitalista,  global, disputadíssimo. Então, a Petrobras se consome, anos a fio, numa licitação – com TCU, Ibama, Funai, MP,  as ONGs da Marina, o Globo e tudo o que atrasa as obras no Brasil - e as concorrentes americanas nadam de braçada, sem licitação nenhuma ? Ora, vão … !”

“Eu discordo de você, ansioso blogueiro ! Não precisa chamar o Faoro, o Evandro e o Petronio Portella para fazer um acordo e salvar as empreiteiras, em nome do interesse nacional.”

“O Brasil tecnologia disso. O Proer. Não precisa nem chamar o Gustavo Franco, o rei do Proer. E do Real super-valorizado, que destruiu a industria brasileira ...”

“Não precisa dele … Basta chamar o Nelson Barbosa. O Ministro do Planejamento. Deixa o Levy fazer o ajuste dele. O Nelson Barbosa é um economista com visão de Estado. Ele sai da casinha do ajuste. “

“Basta mandar o Barbosa coordenar uma operação para salvar as empreiteiras sem salvar os corruptos. Não salvamos os bancos sem salvar os banqueiros e administradores que cometeram “gestão temerária” ou simplesmente roubaram ?”.

“O Brasil sabe fazer isso: ou não foi o Gustavo Franco que entregou o Bamerindus ao HSBC ? ...”

“Vamos mudar de assunto para não perder o foco”.

“O que foi mais importante ? Salvar os bancos e o sistema financeiro nacional, ou entregar meia de duzia de larápios à malta de linchadores ?”

“Em lugar de Proer das Empreiteiras, o Barbosa poderia liderar 'A Engenharia é nossa'.”


Paulo Henrique Amorim, com a colaboração de um defensor intransigente do “Interesse Nacional” !