Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 05 / 12 / PHA derrota Gilmar e Kamel. Fim de papo

PHA derrota Gilmar e Kamel. Fim de papo

Queijo não desiste: quer discutir, no mérito, a "liberdade de expressão"!
publicado 12/05/2014
Comments

O ansioso blogueiro acaba de receber telefonema de Brasília de sua (excelente) advogada Professora Maria Elizabeth Queijo a propósito da ação que Gilmar Dantas (*), Gilberto Freire com “i” (**) e , subsidiariamente, um repórter da praça da Globo, em Brasília, moviam contra ele.

Era uma alegação de racismo.

No Cível , o próprio repórter da praça reconheceu que não tinha havido racismo.

Mas, a ação prosseguia no Crime, no Tribunal de Justiça de Brasília.

Disse a dra Beth , ao telefone:

“A decisão de hoje, segunda-feira, encerra a discussão, decretando a extinção, em que pese já ter sido afastada a ocorrência de 'racismo'. Prosseguia a acusação de 'injuria' racial. O que também se extingue hoje. "

Portanto, a ação conjunta de Gilmar, Kamel e esse repórter da praça – clique aqui para ver como PHA deles se defendeu- deu com os burros n'água.

Embora o repórter da praça valer-se de uma testemunha de peso, latu-senso: Gilmar Dantas (*).

O repórter da praça da Globo em Brasília estava lá.

Perdeu a viagem.

Apesar de extinta a ação, a Dra Queijo ainda estuda recorrer ao STJ e ao Supremo para assegurar o direito de seu cliente – e de todos – exercer a liberdade de expressão.

Clique aqui para ver histórica decisão de Celso de Mello  e Ricardo Lewandowski sobre a matéria.

(Como se sabe, NO MÉRITO, o ansioso blogueiro não foi condenado em nenhuma das seis dezenas de ações que contra ele movem... inutilmente.)

Aos bajuladores jurídicos, aos cupidos doces e a seus Ilustres discípulos, o Conversa Afiada oferece, para que se deleitem:

A decisão foi publicada nesta segunda-feira, no site do TJDF.

O relator foi o desembargador Gilberto Pereira de Oliveira.

Processo de Embargo Infringente 0041864-97.2010.807.001; EIE 2010.01.117388-3.


Paulo Henrique Amorim, com valente contribuição de Elizabeth Queijo (acompanhe aqui sua mais recente vitória, em nome da liberdade de expressão e aqui para visitar a aba "Não me calarão" com significativa “Galeria de Honra Daniel Dantas” - diz-me quem te processa e dir-te-ei quem és !)



(*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista  decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.

(**) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o Gilberto Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”.