Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 02 / 21 / Dias: Barbosa mascara a decisão

Dias: Barbosa mascara a decisão

Não, sim, não, sim !
publicado 21/02/2014
Comments

O Conversa Afiada reproduz da imperdível "Rosa dos Ventos", Carta Capital, duas observações pontiagudas de Mauricio Dias:

(...)


Caminhos de Joaquim I


Joaquim Barbosa anunciou que pretende renunciar ao Supremo Tribunal Federal e, sobre isso, distribuiu nota oficial que deve ser lida nas entrelinhas.

Ele mascara a decisão anunciada.

Inicialmente, com certa presunção, diz "que não é candidato a presidente nas eleições de 2014" e reitera, aos 59 anos, o desejo de "não permanecer no Supremo até a idade de 70 anos". Não define, porém, o momento da saída.


Caminhos de Joaquim II


Para entender ações e reações do presidente do Supremo é preciso cautela.

Nota-se que ele descarta a disputa pela Presidência "nas eleições de 2014". Ou seja, ele admite que pode ser um nome para a eleição de 2018. Talvez, por isso, não tenha bloqueado a opção pela política no comunicado oficial.

Para tanto, Joaquim Barbosa precisará construir o caminho. Certamente, a partir do Rio de Janeiro, onde mora e transita sob aplausos de eleitores da zona sul.

O esfingético presidente do STF tem até o mês de abril para decidir se aceita um dos convites que recebeu para disputar o Senado.

(...)

Navalha

A candidatura de Barbosa fará o Ataulfo Merval de Paiva (*) cortar os pulsos.

Porque, depois do escárnio do Azeredo - o crime perfeito -, nada desmoralizará mais o julgamento do mensalão (o do PT, porque o tucano o STF não ousará julgar) do que a confirmação de que Barbosa é um quadro da Oposição.

Que não tem quadros - fora do PiG (**).

Clique aqui para ler "Formação de 'quadrilha' significa chamar Lula e Dilma de malfeitores".

 

Paulo Henrique Amorim

 




(*) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia.E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance "O Brasil".

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.