Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 12 / 16 / Simon acusa Exército pelo veto à autópsia em Jango

Simon acusa Exército pelo veto à autópsia em Jango

Geisel, o Grande Democrata, fez o General linha dura ministro.
publicado 16/12/2013
Comments

O Conversa Afiada reproduz entrevista do senador Pedro Simon ao Pagina12 da Argentina:


Simon acusa Exército pelo veto à autópsia em Jango



Ao Página12, da Argentina, senador aponta general Fernando Bethlem, comandante do III Exército em 1976, como o general que proibiu a autópsia.

Ulysses, em Brasília, ouviu a mesma recusa do governo do general Geisel.



“O general Fernando Belfort Bethlem (comandante do III Exército em 1976) recebeu meu pedido de autópsia e recusou, sem me dar nenhuma explicação”, revelou o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ao jornalista Darío Pignotti, correspondente no Brasil do jornal argentino Página 12, que faz a denúncia na edição desta sexta-feira, 13. A conversa do senador com o general foi no QG do III Exército, na rua da Praia, em Porto Alegre, no dia da morte de Jango, 6 de dezembro de 1976,quando o corpo do ex-presidente ainda estava na Argentina e já havia dúvidas sobre as circunstâncias de sua morte. “Esta recusa, vista hoje, após tantos anos, me provoca uma grande suspeita sobre como morreu Jango, se é verdade que o envenenaram”, disse o senador gaúcho. Na época, Simon era deputado estadual e presidente do MDB, o partido de oposição à ditadura.

Descrito pelo jornal de Buenos Aires como “o único senador em atividade que acompanhou Goulart quando foi deposto em 1964, que discursou durante o velório de Jango em 1976 e voltou a falar na semana passa em São Borja no seu segundo enterro”, Pedro Simon lembrou que Jango era “um grande estorvo” para a ditadura: “Eles não queriam que voltasse nem morto. Jango era querido pelo povo, uma multidão acompanhou seu caixão quando chegou a São Borja. A multidão se amontoou, baixou o caixão do carro funerário e o levou para a igreja, desafiando aos militares que queriam enterrá-lo logo em seguida. O povo não parecia ter medo”.

Em dois encontros em Brasília com o jornalista Darío Pignotti, Simon contou que procurou o general Bethlem no QG do III Exército, hoje denominado Comando Militar do Sul, para falar sobre a necessidade de uma autópsia. “Ao mesmo tempo, o doutor Ulysses Guimarães (presidente nacional do MDB) fez o mesmo pedido em Brasília, não recordo a quem”, disse Simon, revelando a decisão do Governo Geisel de não permitir qualquer investigação sobre a morte inesperada de Jango.

O comandante linha-dura virou ministro de Geisel

O general Bethlem, identificado com a “linha dura” da facção mais radical do Exército, então identificado com o ministro Sylvio Frota, acabaria sendo nomeado para o cargo na crise de outubro de 1977 que confrontou Geisel e Frota e levou à demissão do ministro do Exército, desimpedindo o caminho para o candidato favorito do Palácio do Planalto, general João Baptista Figueiredo. O general Bethlem morreu no Rio de Janeiro em 2001, aos 87 anos.

A inédita informação de Simon, que o senador manteve em sigilo por 37 anos, coloca o Exército no centro das especulações que hoje envolvem a exumação dos restos de João Goulart, trazido a Brasília com honras militares, em novembro passado. Na capital, a Polícia Federal fez a coleta de amostras agora sob investigação de dois laboratórios do exterior que examinam a possibilidade de envenenamento por agentes a serviço da Operação Condor, que coordenava a repressão das ditaduras no Cone Sul.

O impacto da denúncia de Pedro Simon pode ser medida pela imediata repercussão na corte de justiça de Paso de Los Libres, que desde 1993 investiga formalmente a morte de Jango, num processo sob o comando da juíza Gladys Mabel Borda. Uma fonte do tribunal informou ao jornal Página 12 que o senador Simon deve se convidado a depor perante a corte argentina: “Temos centenas de folhas no processo sobre a morte do ex-presidente João Goulart e nunca houve alguém que dissesse isso que disse o senador Pedro Simon. Estes fatos são muito importantes para nós”, disse a fonte ligada à juíza Borda.


Página/12

Viernes, 13 de diciembre de 2013


Un testimonio en el caso Goulart



Mientras se analizan los restos del ex mandatario brasileño, las declaraciones de Simon suman elementos importantes para reconstruir la cadena de complicidades en torno de su muerte.

(...)

A íntegra da denúncia do Página 12 pode ser lida aqui.