Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 08 / 05 / Teatro de Alckmin não esconde a Siemens

Teatro de Alckmin não esconde a Siemens

E com quem o governador ia fazer a investigação, não seria com o Ministério Público?
publicado 05/08/2013
Comments




Saiu no Tijolaço:


O teatro de Alckmin não vai ocultar a tragédia do Caso Siemens



É, no mínimo, teatral a atitude do Governador Geraldo Alckmin de reclamar por ter de ir à Justiça pedir cópia da investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade,  sobre o processo de formação de cartel entre a Siemens, a Alstom e outras empresas, nos contratos com o governo paulista.


Aliás, com o governo dele mesmo, especificamente.

Em primeiro lugar, porque o Ministério Público paulista está na investigação, tanto que o Estadão diz hoje que é ele quem está negociando a delação premiada com executivos e ex-executivos da multinacional alemã.

E com quem o governador ia fazer a investigação, não seria com o Ministério Público?

Bastaria o Governador pegar o telefone e, com ligação local mesmo, falar com o chefe da Procuradoria Geral da Justiça de São Paulo, nomeado por ele,  e pedir que, quando oferecida a denúncia, eles se lembrassem – claro que não iam esquecer, né? – de pedir o ressarcimento dos cofres públicos do valor surrupiado pelo cartel e por quem dele tenha se aproveitado.

Não precisa ficar como o homem desesperado com o telefone do anúncio da Siemens no Estadão, nos anos 20, aí na ilustração.

Depois, porque Alckmin não agiu assim quando o caso da Alstom estourou, com processo na Suíça e quebras de sigilo bancário de figurões do tucanato.

Serra disse que não era preciso investigações extras porque o Ministério Público Federal e o Estadual já estavam apurando. Alckmin, candidato a prefeito -ainda não traído por Serra, então – ficou mudo, mesmo tendo defendido antes a apuração.

Ficou na bicuda, mesmo tendo dito antes que qualquer coisa que houvesse ocorrido no Governo Covas seria responsabilidade dele também: “ Isso é uma continuidade, é governo do PSDB. Se é do PSDB, não tem distinção”.

Então, tá. É como aquela história de filme policial americano: você não é obrigado a falar, mas tudo o que disser será usado como prova.

Por: Fernando Brito