Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 04 / 05 / Erundina empurra a Comissão da Verdade

Erundina empurra a Comissão da Verdade

Saiu no Valor: Deputados vão auxiliar seções estaduais e vasculhar acervo do Congresso.
publicado 05/04/2012
Comments

Saiu no Valor:

Deputados vão auxiliar seções estaduais e vasculhar acervo do Congresso


Paralelamente à Comissão Nacional da Verdade, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Deputados criou uma subcomissão parlamentar de memória e verdade. Presidido pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o grupo vai reunir e encaminhar ao órgão nacional testemunhos de pessoas que possam prestar informações sobre violações cometidas por agentes públicos entre 1946 e 1988, vasculhará o acervo de documentos da Câmara e do Senado sobre o período da ditadura e prestará auxílio a comissões espalhadas pelos Estados e municípios.


"Não queremos concorrer com a comissão nacional e sim auxiliá-la. Mas o fato é que muita gente nos procura disposta a falar, trazer informações. As pessoas vivem atormentadas, se sentem ameaçadas por esse passado", diz a deputada. "Mas é importante que os trabalhos comecem o quanto antes, já que várias pessoas que viveram o período da ditadura estão com certa idade. Não teremos outra chance de ouvi-las".


No dia 28, durante o 12º Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos, anunciou a criação da Rede Legislativa pela Verdade e Justiça. Representantes de 17 assembleias legislativas do país compareceram ao evento.


Anteontem, três testemunhas da Guerrilha do Araguaia - o ex-soldado Raimundo de Melo e o ex-sargento José Antonio Perez, que combateram a guerrilha, e o camponês Lauro dos Santos, mutilado por uma bomba do Exército durante os conflitos - falaram à subcomissão. Entre as informações colhidas, disseram conhecer locais na região onde podem ser encontrados restos mortais dos guerrilheiros. Segundo Erundina, um dos ex-militares disse à época ter sido até torturado durante o treinamento do Exército para aprender como deveria lidar com os procurados. As testemunhas afirmaram já terem sofrido emboscadas até hoje receberem ameaças de morte.


(...)

Navalha

Clique aqui para ler entrevista do professor Luiz Claudio Cunha à Carta Maior.

O pessoal da “Verdade Sufocada” está num sufoco.

A Hildergard Angel que o diga.

 

Paulo Henrique Amorim