Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 01 / 31 / Ramo imobiliário: Salvador, a nova Pinheirinho

Ramo imobiliário: Salvador, a nova Pinheirinho

O Conversa Afiada reproduz e-mail de amiga navegante baiana.
publicado 31/01/2012
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz e-mail de amiga navegante baiana:

Amigos,


Uma onda de protestos tomou conta de Salvador este mês após a Câmara Municipal e o Prefeito da cidade aprovar e sancionar a nova Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (Lous), sem que fossem feitos debates e audiências públicas para ouvir a população. A nova lei, que altera o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), libera o aumento do gabarito (altura) dos hotéis em até 50% em dez regiões da Orla, resultando no sombreamento das praias antes das 10h e após às 14h, além disso extingue o Parque do Vale Encantado, com 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica na Avenida Paralela, para que a Construtora Suarez levante prédios de 45 metros de altura. O projeto teve a tramitação suspensa pela Justiça e mesmo assim foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito João Henrique, que logo depois da “canetada” viajou à Espanha sob alegação de visitar o metrô de Madri, não sendo encontrado para dar explicações.


Nos últimos anos, a cidade tem enfrentado o verdadeiro caos urbano. Trânsito caótico, a qualquer hora do dia, um metrô que está sendo construído há 12 anos, a custo de milhões, sem nunca sair do papel, cidade que alaga quando chove, lixo por toda parte e as áreas verdes sendo entregues as empreiteiras para construção de condomínios de alto luxo, as nascentes dos rios que circundam a Salvador foram aterradas de forma criminosa, com a omissão da prefeitura e dos órgãos ambientais.


Segue vídeo da manifestação do último dia 20/1 com mais de mil pessoas. Nesta quarta (1º/2) teremos uma grande passeata pelas ruas do Centro, exigindo a revogação da Louos e a saída de João Henrique (PP) da Prefeitura (para o povo ele loteou a cidade). O movimento se chama Desocupa, começou nas mídias sociais e tem ganhado o apoio de diversas entidades de trabalhadores, estudantes, sem tetos, associações comunitárias, pesquisadores das universidades e da população em geral, criaram até pagode com o tema (vídeo abaixo). Vejam o site do movimento na internet ( www.movimentodesocupa.wordpress.com ). Há vários vídeos no Youtube e fóruns no Facebook

Reportagem


Protesto exige saída de João Henrique da gestão municipal


Blog do Movimento

http://movimentodesocupa.wordpress.com/


Grata,


Wilde Barreto