Redação Conversa Afiada

RedaçãoConversa Afiada

Falta um Beltrame na Serra do Rio

    Publicado em 15/01/2011
  • Salve e compartilhe
  • | Imprimir Imprima |
  • Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+38)

Estácio de Sá chega ao Rio e dá o furo ao jornal do Otavinho

Os traficantes deram um aviso ao Governador Sergio Cabral, pouco antes de tomar posse, pela primeira vez: botaram fogo em ônibus na Avenida Brasil.

Quem manda aqui somos nós.

Cabral, governador, acertou.

Nomeou o Beltrame  com a função de re-instalar o Estado na favela.

Não é para acabar com o tráfico.

Isso é tão difícil quanto querer que o aquecimento da Terra deixe de fazer chover no “extremo”.

Beltrame foi lá para reocupar o território.

Instalar escola, hospital, esgoto, luz elétrica.

E botar os traficantes para correr – desarmados e sem capital de giro.

As Unidades Policiais Pacificadoras (UPPs) são um instrumento – o mais visível – dessa política.

E hoje, na primeira página, o Globo, que combateu as UPPs no inicio, agora elege Beltrame a “personalidade do ano”.

(O Globo foi contra, porque a UPP sepultou o sonho da elite carioca: remover a favela para o quinto dos infernos, como fazia o Carlos Lacerda, o D. Sebastião da elite carioca.)

O mesmo Globo, que, como a Globo, culpou o Lula pela desgraça.

(Não esquecer que esse mesmo Globo tentou levar a Olimpíada para Madrid, porque os traficantes derrubaram um helicóptero da Polícia, não é isso, amigo navegante ?)

O que falta na Serra – Friburgo, Teresópolis e Petrópolis – é o Estado.

Falta um Beltrame.

Não basta esperar pelo Governo Federal.

Tem que ir para cima dos prefeitos.

Tem que ir para cima dos Secretários.

Quando Estácio de Sá, em 1º de março de 1565, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro percebeu que a Serra do Mar (da Morte) é íngreme, escarpada.

O que ficar embaixo dela some na primeira chuva.

No leito dos rios do Caleme se pode ver que há rochas que desceram lá de cima há séculos.

Essa notável descoberta da Folha (*), na primeira página de hoje (o Estado sabia que iam morrer mil pessoas na Serra desde 2008 e não fez nada) é outra falácia.

Todo mundo sabe.

Há muito tempo.

O Cabral não precisa ir a Medelín, à Sabesp, nem ao MIT.

Ali mesmo, na UFRJ e na Coppe, todo mundo conhece cada pedregulho da Serra da Morte (ou do Mar).

A professora Ana Coelho Netto, do Departamento de Geo-Ciências da IFRJ, estuda isso há trinta anos.

Vamos supor que este ordinário (e ansioso) blogueiro conheça um “Beltrame” para a Serra.

Ele encomendava um mapa das áreas de risco na Serra.

Fechava o foco: na Serra.

Identificava cada encosta e o terreno que está embaixo.

As casas vulneráveis.

Chamava os prefeitos.

Num regime presidencialista e Executivo como o brasileiro, o Presidente manda no Governador e o Governador manda no prefeito.

E dizia a cada prefeito: é toma lá dá cá.

Escreveu não leu, pau comeu.

Daquele jeito doce, suave da presidenta.

(O general que não se envergonha já conhece.)

Cada prefeito faria um programa de alerta e de resgate com uma defesa civil bem montada.

Com a UFRJ nos calcanhares do prefeito.

O “Beltrame” dava umas incertas.

Tocava um alarme.

A eleição para prefeito é daqui a dois anos.

Eles sabem o que é bom para a tosse.

Os vereadores também.

Ele chamaria a Caixa Econômica para realizar o maior projeto de Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.

Não adianta tirar o morador da área de risco se ele não tem para onde ir.

Tem que ter uma Minha Casa.

Dava um pulinho ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, em São José dos Campos.

(Clique aqui para ler “O Cerra não vai mais poder dizer que a culpa é de Deus”)

Pergunta ao Gilberto Câmara, o presidente, o que é que o supercomputador Tupã vai poder informar, no próximo verão.

Ele ia casar as informações do Tupã, mais precisas, com os mapas de risco das prefeituras.

E perguntaria ao Câmara quanto custa montar um sistema de previsão meteorológica como o Governo do Eduardo Campos montou em Pernambuco (clique aqui para ler “Eduardo Campos fez uma revolução em Suape e dá de 10 a 0 no Cerra”).

Campos, sozinho, reduziu dramaticamente o numero de mortes em catástrofes.

A intensidade da chuva só vai aumentar com o aquecimento da Terra.

O Cabral vai demorar a conseguir que os Estados Unidos e a China parem de derreter o Planeta.

Antes disso, tem o verão do ano que vem.

E o de 2013, 2014 …

Cada morto numa enchente na Serra ano que vem entra na conta do político Sergio Cabral.

Está na hora, sim, de apontar os bodes expiatórios.

Esse bom-mocismo brasileiro, que passa a mão na cabeça de militar torturador, deu nisso: a sobrevivência da tortura, em dependência de custódia da Policia Federal.

(Clique aqui para ler na pág. 11 do Globo, “Ministro (Zé Eduardo Cardozo: ‘um por todos e todos por um’ contra crime”)

(É a primeira tortura da jestão Zé Cardozo (aquele que militou em defesa de Daniel Dantas, até com os amigos do Berlusconi)

(Na jestão do Luiz Fernando Corrêa, a suspeita de tortura era contra o próprio Corrêa.)

O Cabral tem que ir para cima, como o Beltrame foi para cima do morro.

Recomenda-se não seguir nenhum exemplo de São Paulo.

O que o Padim Pade Cerra e seu poste fizeram no Jardim Romano e na Vila Itaim, na cidade de São Paulo, está mais parecido com crime eleitoral do que com defesa civil.

Se o Cabral fez a UPP, pode fazer o PAC-Rio.

Programa de Ação contra a Enchente – Rio.

Esquece a Copa e a Olimpíada.

O problema são mil brasileiros que morreram na região serrana.

Brasileiros como eu e você.

Com o mesmo sotaque, com o  mesmo time no coração.

Cada morto na Serra no verão que vem é culpa do Cabral.

Depois, a gente acerta aquele desvio do dinheiro da chuva para a Fundação Roberto Marinho.

Manda o “Beltrame” para a Serra.

Manda o Pezão.

Paulo Henrique Amorim


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um  comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

 

 

Artigos Relacionados

  • Francisco Affonso disse:

    Ou este governo do Pt em Terê começa a trabalhar direito,não teve nenhuma culpa na tragédia,ou nas próximas eleições o bicheiro (Tricano ) volta fácil.Em Petrô,Terê e Friburgo sempre foi assim,incentivo ao desmatamento e morar em área de risco,construir mansões acabando com a natureza ,inclusive o clube dos funcionários do BNDES,para se plantar nas encostas desmatam tudo,quando vem a chuva sai de baixo.No próximo ano a situação se repetirá ,com mais ou menos intensidade dependendo da chuva,pois do poder público nada se pode esperar.

  • José César disse:

    O meu bode preferido é a imprensa, pois se um carro de som salvou uma cidade inteira, o que não fariam juntas as rádios e as TVs? Aliás, se servissem à população como dizem, não estariam tocando ou exibindo as porcarias de sempre na hora que deveriam dar o alerta. Se faltou informação a culpa é deles. Incompetentes e maledicentes. Aí um amigo meu diz: Eles preferem noticiar a catástrofe, vende mais.

  • Carlos Roberto disse:

    Mais de 500 mortos e a Rede Bobo recebe 25 milhões “indevidamente”, desejo agora o acerto do dinheiro da chuva que foi de forma impertinente desviado para a Fundação Roberto Marinho.”

  • Natanael disse:

    O que este país mais precisa são de gestores públicos probos e de confiança do povo pelas urnas. Assim, os exemplos vindos de cima para baixo teremos uma população mais solidária, correta e consequentemente até de um contigente policial menor.

  • ed.lima disse:

    A culpa das mortes no Rio é Serra,em S.Paulo,é Serra tambem.

  • monge 1/2 crédulo disse:

    tá deixado!. fazer o que.

  • Afonso Celso Leitão disse:

    Para dar um jeito na SERRA, só o SERRA! Se ele tivesse sido eleito, o PIG a essa altura, estaria mostrando ao Brasil que as cidades serrana do Rio têm prefeitos, e, que eles são responsáveis pela política de ocupação do solo urbano. Portanto, o grande administrador José Serra estaria livre de qualquer responsabilidade pela catastrofe natural, pois nem em Sâo Paulo, que de natural não tem nada, ele fica livre de qualquer culpa pelas enchentes repetidas e previsíveis na capital.

  • João Luiz disse:

    Repostagem de ontem (Replay?). Aqui?Como assim?DIP?

    Paulo Henrique, parabéns.
    Lavou nossas almas. Não é hora de só chorar. Pau neles.

    “Cada morto numa enchente na Serra ano que vem
    entra na conta do político Sergio Cabral.” (PHA)

    Agora veja: as mais de 600 pessoas já vitimadas de morte
    vão ficar na conta de quem? Do governo anterior a quem?

    Aquela catástrofe de 1966, não fez escola. 45 anos após.

    Não consegui esquecer até hoje. Olha a história Cabral.

  • gilson disse:

    precisamos de mais PHAs.

  • Ivone disse:

    Moro em Blumenau e sei a magnitude imensurável do desespero coletivo .Hoje, domingo, resolvi ir a luta dentro da minha comunidade e criei o ” BOLÃO DA SOLIDARIEDADE” pela manhã, arrecadei rapidinho quatrocentos e oitenta reais tem gente que colabora com um real, dois e assim vai…A coisa esta tomando forma e já tem gente pedindo uma listinha para levar às empresas..Vale lembrar que na época das enchentes em blumenau uma tonelada de de doações,( ou mais, )foram para o aterro sanitário, apesar do grande nr de voluntários descarregando caminhões.gente separando, embalando… Dificulade e espaço para armazenar etc. muiiiiiiiito complicado…Por isso, sugiro dinheiro. Aproveito este espaço para sugerir que VOCÊ tambem tome a iniciativa e faça um BOLÂO na sua casa, na sua empresa, na sua rua etc.

  • Delano disse:

    Quero saber é do dinheiro desviado pra globo , do fundo os R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem.

  • Antonio Sotero de Gois disse:

    Os prefeitos dos municipios brasileiros não são preparados para administrar um municipio. São preparados para roubarem o dinheiro nosso.

  • Fabio SP disse:

    RS 42 milhões para a UNE e apenas R$ 1,1 milhão para o CENAD, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

  • Nunes disse:

    No ano passado, no mesmo mês de janeiro, foi a vez de Angra e o Morro do Bumba sofrerem os efeitos dessa tragédia. Cabral este ano sabia que algo parecido iria acontecer. E o que fez? Foi tirar férias em Paris…Só sabe viajar.

  • Marco disse:

    A palavra “Serra” está irremediavelmente ligado a palavra “tragédia”…
    Fácil constatar: Onde tem Serra, tem tragédia…

  • Nunes disse:

    “Depois, a gente acerta aquele desvio do dinheiro da chuva para a Fundação Roberto Marinho.”

  • LuizCarlosDias disse:

    Por favor, entrei aqui por sentir nojo da reportagem da Folha agora, credo que nojo, sobre Serra e Almim. Eco.
    Credo, nõ dá pra vomitar. Viva LULA e Dilma

  • Fatima Pivetta disse:

    Excelente matéria PHA. Vamos eleger o Cabral como o grande responsável por tudo isso, para ver se param os conchavos políticos vazios com os prefeitos e tenhamos realmente uma política de Estado para o estado do Rio de Janeiro. Que seja sistêmica e com a participação da população, que conhece seus riscos e muito das soluções. Temos pesquisadores comprometidos com a cidadania que pensam os problemas da sociedade e têm como juntos encontrar soluções duradouras.
    Chega de soluções políticas que maquiam a cidade para ganhar votos. No pós-eleição a maquiagem desfeita suja a cidade de lama, violências e destruição física de pessoas e seus lugares de vida.

  • Antonio paulino disse:

    Dizem que depois da porta arrobada vem a tranca.
    Tomara que venha mesmo.
    A solução está dada:governo federal,prefeitura,e tudo mais que for necessário.

  • Afonso Jr disse:

    Por que os prefeitos que liberam a construção dessas casas em zonas de risco nunca aparecem nessas horas? Devia haver uma Lei de Responsabilidade Habitacional!

  • Luiz Alves disse:

    O governador Cabral é um bolha, adora ti-ti-ti, não trabalha, só age sob pressão da mídia, não tem nenhuma inciativa proativa. Sorte dele foi ter indicado o Beltrame.
    Um bilhão para reformar o Maracanã, e nós, cidadãos do Estado. Serviços de transportes, trens, bondes de Santa Teresa, barcas, e ônibus são precários e de péssima qualidade. Os bondes que deveriam ser 14 funcionando, só circulam 2 bondes, e de 45 minutos de espera.
    Lamentável governança!

  • bene nadal disse:

    PHA, você está corretíssimo!
    É assim que se faz; mata a cobra e mostra o pau! E se o Cabral não se mexer, pau nele de novo, até se mexer! Ah… detalhe: o dinheiro dado pra engraxar “c” de porco gordo, tem que cobrar, e é agora, sem trégua!

  • Segundo o embaixador do Haiti em uma crise de verdade infeliz e cruel, o terremoto foi a “melhor coisa que poderia ter acontecido la”
    Afinal de contas, fez o mundo olhar e se preocupar com o pais.
    Hoje, vi o historico das tragedias, e hoje, temos que cobrar
    1-) melhor preparo e especializaçao da defesa civil e voluntarios para crises
    2-) melhoria nos equipamentos de previsao do tempo
    3-) melhor sistema de limpeza de rios e bocas de lobo
    4-) melhor observancia de represamento ilegais de rios
    5-) competencia na prefeitura ao retirar casas em locais de risco
    6-) facilitar e construir JA as casas populares para relocar pessoas das areas de risco e FECHAR as areas de risco, retirar e destruir construçoes irregulares nessas areas e observar se estao construindo corretamente
    7-) fazer sistema de alertas a enchentes em todas as cidades, instalando sirenes (que caso nao haja eletrecidade, fazer como o prefeito que colocou um carro na rua avisando a enchente)
    8-) Sao Paulo, sabendo do problema eminente, deve criar uma secretaria dedicada apenas a isso.
    Enfim, hora e disposiçao para fazer com que isso seja passado.

  • Lourival Filho disse:

    E a calhordice do Kamel que diante dessa tragédia, mostra a dilma, subjetivamente, rindo numa reunião, como se fosse dos 1000 mortos da região serrana!

    http://frasesdadilma.wordpress.com/2011/01/15/sobre-as-enchentes-o-dia-em-que-dilma-riu-da-desgraca-alheia/#comment-238

  • Evaristo disse:

    O Otávio Frias Filho aponta o dedo para o Sergio Cabral e esquece do seu apaniguado José Chirino Serra e do seu poste Gilberto Kassab. Isso é que é fazer jornalismo de quinta categoria. A Folha se tornou um tablóide rancoroso, sempre a procura de culpados quando o governo não é do PSDB e do DEM, que eles apoiam ideologicamente. Deve ser vergonhoso ter estudado jornalismo e trabalhar na Folha com tal direção fascista. É o que dar o jornalismo brasileiro ser como as capitanias hereditárias e passarem de pai para filho. Se fosse pela competência…

  • Vento Norte disse:

    Perfeito PHA, é suspeito o carinho do PIG com governador pagou alto para eles darem um tempo… :) Por que o prefeito de Areal mandou alertar a população ? Competencia ? Pois é protegeu vidas …

  • sergio disse:

    A fundação roberto marinho mama e o povo morre soterrado, só no Brasil!

  • José Idênio de Araújo Sousa disse:

    O pior é que as eleições para Prefeito e Vereadores serão em 2012 e muitos se elegerão exatamento por distribuirem autorizações para se construir em áreas declaradamente de risco. Não tenham dúvida: nas próximas chuvas de verão, estaremos chorando os mortos novamente.

    Simples: o que se constata é que para cada R$ 1,00 aplicado em prevenção são economizados R$ 7,00 nas catástrofes, e aí, será mais fácil colocar a culpa na Presidenta, com apoio degenerado dessa mídia piguenta.

    P.S: Vamos votar no PHA, senão, o reizinho continuará em primeiro lugar, para decepção de todos nós que acompanhamos a prática do excelente jornalismo do Conversa Afiada. A vitória desse piguento se constituirá na catástrofe jornalística desse verão. Vamos votar, ainda há tempo para revertermos essa derrota anunciada, como consequencia de nossa omissão.

  • Paulo disse:

    Não conseguindo se eleger vice na chapa tucana, o scort indian quer dar mais um golpe em filha de banqueiro milionário. Colocou um check-up no twitter, dizendo que está 100% de saúde.

  • Yaros disse:

    E o Ali Kamel ainda fica tirando onda com suas edições. Temos que ir prá cima do Cabral e da afundação dos Marinho$.

    http://frasesdadilma.wordpress.com/2011/01/15/sobre-as-enchentes-o-dia-em-que-dilma-riu-da-desgraca-alheia/

  • bissoli junior disse:

    que cada incompetente seja sumariamente demitido do cargo ao menor sinal de falha. que isso se torne cultura nesse país.

    • Flavio disse:

      Dificil até sonhar esse sonho… a população já se acostumou, por um pedaço de terra na encosta, reelege os mesmos crápulas! Educação!

  • Paulo Marcel disse:

    VEJA não dá uma palavra sobre enchente em São Paulo. E acha que Alkimin é herói porque chamou a atenção do seu cunhado publicamente. Agora ele é o pilar da Honestidade
    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/

  • selma disse:

    Falta tudo. Apurar, punir e banir do meio politico estes irresponsaveis que governam pra si e pros seus. O governo federal nao pode dormir no ponto, pois a cada catastrofe acham um jeito de acusa-lo e preparam sempre uma jogada politica para se promoverem.
    Vejam só !!!! Disseram que o imperador lá em num sei quando ja via em dois palmos d’agua uma ameaça. Quem governou o pais de lá pra cá? Antes so Deus pagava o pato, agora é lula.

  • Prezado Paulo Henrique,

    Como morador da região de Teresópolis há mais de 25 anos, considero que é necessária a criação de um grupo de trabalho que reporte diretamente à Presidente e que fiscalize de forma rigorosa a aplicação escrupulosa de todos os recursos públicos. Do contrário…teremos uma bomba-relógio que explodirá novamente no curto prazo.

    A nossa maior tragédia não são as intempéries da natureza, que nos afligem a cada nova estação, mas as péssimas administrações que há 30 anos castigam este lugar.

  • Tulio Lapuin disse:

    Sergio Cabral não mandou seu helicóptero porque ele tinha a importante missão de ir para a sua mansão de 5 milhões de dólares em Mangaratiba, então os paulistas mandaram. Como sempre, São Paulo salva o Brasil.

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/01/15/sp-cede-helicopteros-para-resgatar-vitimas-no-rio.jhtm

  • Eduardo Zanete disse:

    … general sem vergonha… essa é boa…

  • Eason Nascimento disse:

    A globo pensa diferente. Quem manda nas cidades não são prefeitos nem governadores. Quem manda é o Lula. Mesmo fora do governo. Pau nele. Em São Paulo, quem manda nas cidades não é o prefeito nem o governador. É São Pedro. Pau nele (êpa!).
    http://easonfn.wordpress.com

  • O PIG está aproveitando a lama do desastre do Rio para encobrir os problemas que SP também enfrenta.

    • Flavio disse:

      Favor não fazer comparações da tragédia do Rio com SP, uma catastrofe, reportada como uma das maiores de todos os tempos não pode vir na mesma balança q alagamentos rotineiros q acontecem na cidade de SP

  • Folha: Governo do RJ sabia desde 2008 dos riscos na região da tragédia
    osujo.wordpress.com:
    O Governo de SP também sabia das enchentes nas marginais, jardim Pantanal desde sempre e nada fez.

  • mello disse:

    Mover moradores, fazer contenções, reflorestar, isso minimiza( escorregaram terrenos fartamente arborizados), tudo após aconselhamento,estudos, de geotécnicos.
    Imprescindível também um sistema de detecção, alarme e remoção de moradores. Para os alarmes, utilização compulsória das redes de rádio e tv, concessões públicas.
    Lembrando 1966/7, a natureza não avisa tudo, mas dá sinais…

  • Luiz Correia disse:

    Precisa de uma Geo-Rio estadual.Pelo que li, a Geo-Rio foi criada pelo governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, após uma tragédia que mataram em torno de 1700 pessoas na serra das Araras. O governador viu diante da tragédia que precisava de recursos técnicos. Chamou geólogos e engenheiros especializados no assunto para assumirem esta missão. A cidade do Rio de Janeiro é cercada de encostas e não temos problemas com deslizamentos.Foram todas mapeadas e executados todos os serviços de contenção necessários. Hoje qualquer construção legal nas encostas tem que ter a aprovação da Geo-Rio. A não ser as construções ilegais, principalmente nas favelas, que não são fiscalizadas pela Prefeitura.

  • Alder Oliveira L. e Silva disse:

    PHA, já que a Globo parece estar, como todos estamos, indignados, tristes e aterrorizados com a terrível catástrofe que se abateu sobre a região serrana do Rio e está colocando seus artistas para darem depoimentos pedindo ajuda às vítimas , eu gostaria de sugerir à Globo que doasse todo o valor arrecado com as milhões de ligações para o tal paredão do tal BBB para as vítimas das enchentes. Não creio que fará tanta falta para eles doarem o montante arrecado com o primeiro paredão para ajudar as pessoas a reconstruirem suas vidas. Se ela fizer isso, estará dando verdadeiramente, uma demonstração de solidariedade e prestação de serviço à população. Fica a sugestão.

  • Felipe disse:

    Triste ver que gostamos de um bom capitão. Policia na favela pra “libertar” fazendo como os EUA “libertando” os paises por aí. A violência está aí igual se o sujeito não vende drogas vai viver de que? As armas, drogas e afins entram livremente pela guanabara. Como sei? Não vi um super esquema no mar. Classe media bate palma para pobre levando tiro. Mas todos nós sabemos que tudo está igual não houve uma falata de drogas. Vieram todos pra niterói. Isso ai vamos aplaudir mais um capitão que veio pra botar “ordem”…nos pobres…dar tiro em pobre…etc

  • hammer disse:

    Só faltou tecnologia Inca, que o diga Machu Picchu.

  • rossetto1939 disse:

    Levou cinco dias para ajuda das forças armadas chegar. Pode? Beltrame estaria lá no mesmo dia. Efeito Johnbin, cinco dias.

  • Aline C Pavia disse:

    Tenho uma amiga em Brisbane. Mora no 3o andar do prédio e a água subiu até o 1o andar. A prefeitura foi lá e arrancou ela de casa sem choro nem vela. Se ela se recusasse a sair do apartamento, ia pra cadeia.

  • João Luiz disse:

    Paulo Henrique, parabéns.

    Lavou nossas almas. Não é hora de só chorar. Pau neles.

    “Cada morto numa enchente na Serra ano que
    vem entra na conta do político Sergio Cabral.” (PHA)

    Agora veja: as mais de 600 pessoas já vitimadas de morte
    vão ficar na conta de quem? Do governo anterior a quem?

    Aquela catástrofe de 1966, não fez escola. 45 anos após.

    Não consegui esquecer até hoje. Olha a história Cabral.

  • Caro PHA

    Em S. Paulo tem sim um bom exemplo a ser seguidol
    É o caso de Campinas.
    Em tres ou quatro gestões, as favelas foram urbanisadas, com toda infraestrutura.
    Na verdade, isto só foi possivel (e somente será possivel) se houver continuidade em sucessivos governos.
    Aliás, se a Presidenta conseguir dar continuiade aos passos do governo anterior, o Brasil será um país maior. (ver artigo do Delfim, me Carta Capital)

  • Eduardo disse:

    Vamos voltar a nossa historia recente quem lembra das secas no nordeste brasileiro entre os anos de 1970 a 1985? Então refresquemos nossa memória, alguém pode me dizer como a Globo tratava o assunto com os militares? Não?! Era a mesma coisa de um ano para outro, o governo esta preocupado, o governo esta muito preocupado e tomara medidas urgentes e assim era feito as tais frente de trabalho para salvar o pobre do nordestino castigado pela seca, vamos construir açudes muitos açudes para o sofrido povo brasileiro do nordeste e foi feito. Porém advinha onde era cavado todos esses açudes? Aqui vai a resposta nas terras de prefeitos, vereadores e dos temíveis coronés

  • Maria fátima disse:

    Já passou da hora de cada um de nos fazer nossa parte; assim como o CAF. Vamos cobrar e precionar os nossos prefeitos vereadores deputados senadores do nosso estado. Afinal eles não vão para as assembléias e toma posse por si só. Quem os levam até lá somos nós. São escolas hospitais que não saiem, pontes, creches, praças de esportes, casas de culturas que só ficam na promessa, Construções irregulares favorecendo o setor imobiliário que so pensam em ganhar. Pessoas sem casas para morrar fazendo ocupações nas áres de riscos, nas beiras dos córregos, nos morros e pé das montanhas. Enquanto as áreas nobre ficam nas mão dos exploradores e especuladores. Já passou da hora de exigirmos e precionar todos que se propõem a nos representar. É nosso dever é nossa obrigação. Exigir respossabilidade e gestão eficaz e eficientes nas nossas cidades e no País.

  • Edno Lima disse:

    digo, desperdiçando…

  • Bete disse:

    Porque não considerar o papel da especulação imobiliária na constituição desse enorme problema de escassez habitacional. A especulação com terrenos empurra os pobres para os lugares impróprios, áreas de risco onde ocorrem os desastres, sejam por alagamento ou seja por deslizamento de terra.
    O planejamento urbano pode determinar limites e até orientar a disposição do uso do solo mas não resolve a força do mercado.
    Na verdade a urbanização é um grande negócio por isso a segregação dos pobres com a formação das extensas periferias tem sido a regra.
    Mas o que aconteceu na serra traz uma combinação dramática de desorientação política (áreas a partir de uma certa cota não podem ser ocupadas e ponto!) com a necessidade de moradia e a convergência de um fenômeno da natureza como é o deslizamento de vertentes íngremes.

  • Edno Lima disse:

    O jornalista está disperdiçando talento na Tv; o lugar dele é no comando do governo do Estado do Rio. Se em frente ao computador ele resolve os problemas com essa facilidade, imaginem quando resolver entrar em campo! Só esqueceu de dizer que os prefeitos de Petrópolis e Teresópolis são do PT, e o secretário estadual de meio ambiente, Carlos Minc, também é do PT, todos obviamente sem qualquer responsabilidade na tragédia!!!

  • O pior que tudo que você escreve, caro PHA, de modo notável, é verdade.

  • Francisco disse:

    Quem governa cidade é prefeito e câmara, são eles que fazem, conhecem e (deveriam) fiscalizar zoneamento. Qual o nome deles? A que partido pertencem?

    Governador e presidente pensam o macro. Em caso de tragédia vão lá, dão uma declaração de condolências e assinam o cheque da reconstrução. Só.

    Já vi declaração aí dizendo: “mas como é que vai avisar o povo?”. Palhaçada! Cada prefeito desss de interior é DONO de uma rádio. DONO!!!

    • Marco disse:

      A serra atravessa quase todo o estado. Os rios atravessam dezenas de cidades. Tudo, em temos de clima, é macro.

    • Flavio disse:

      Caro Francisco, vou discordar de vc!

      Se colocar governador e presidente só para assinar cheques, eles não pensariam macro. Pois, o ato de se pensar macro envolve premissas de riscos e engloba os quatro cantos desse Brasi.
      A simples ação de anunciar num carro de som, foi um caso de sucesso, simples, ao mesmo tempo dificil de acreditar q lugares, notoriamente reconhecidos pelo risco não tenham um mecanismo de alarme. Isso não seria Macro?
      Como seria uma propaganda eleitoral, com esse principio? “prometo assinar cheques com as duas mãos… farei brainstorms diarios… ”
      Sun tzu, comenta num dos trechos, cavalgue com seus soldados e terá sua confiança! (algo assim…)

  • Pentelhão está disponibilizando gratuitamente por e-mail o seu livro A Estrada dos Andarilhos. É o paraíso segundo o Pentelhão (Lá não tem PIG!!!). Se você gostar, fique feliz e pergunte-se sempre: pode o paraíso de Deus ser menos gostoso que o do Pentelhão??? Não deixe de pedir o seu no Blog e de ler. Fará bem para sua alma.

    http://passarinhopentelhao.zip.net

    Twitter: ppentelhao

  • Laet disse:

    Sabesp erra, falta com a verdade? Como fiscalizar se os dados oficiais não conferem?

    Blog da Maria Fro:

    “A Sabesp errou ao subestimar as chuvas e continuar enviando água para Paiva Castro? Quais os números estão corretos? Ou pior: o governo do Estado de São Paulo tenta evitar que as águas cheguem aos rios e córregos de São Paulo, assoreados desde 2006?”

    http://mariafro.com.br/wordpress/?p=22858

  • ôxente disse:

    tabloidismo é fogo….

  • Aleixo de Oliveira disse:

    Prezado PHA, equipe e navegantes:
    O imundo, ordinário e crápula blogueiro arrebentou a boca do balão. Parabéns pelo texto. O CAF é a voz das pessoas que sofrem caladas. Juntos somos fortes.

  • monge 1/2 crédulo disse:

    Será que o dinheiro chegará as mãos de quem necessita? Será
    que a reconstrução obedecerá a rígidos critérios técnicos? Ou
    será obra de “emergência” feita a cacête para depois ser leva-
    -da de novo em outro sinistro? Mais que dinheiro, a população
    da serra, precisa de suporte logístico e, muita atenção a saúde
    geral. O dinheiro pode acabar indo em outra direção, se não
    for severamente auditado.
    DILMA; tanto esforço para elege-la, e agora parece que há uma
    guinada para a submissão ao império. Pensamos que jogariamos
    as muletas do capachismo fora, com atitudes fortes. Mas aí……

  • V disse:

    Prevejo que daqui a um ano as coisas vão piorar para os sobrevivente. Lembram do Morro do Bumbá?
    Olha só como ficou:
    http://www.jb.com.br/jb-premium/noticias/2011/01/14/pag-13-vitimas-do-morro-do-bumba-abandonadas/

  • Fernando Lamanna disse:

    PHA, olha o vídeo que o IPT produziu sobre as causas do desmoronamento na obra da estação Pinheiros do metrô.

    http://www.youtube.com/watch?v=e9V6P2Qs0so

  • pperez disse:

    PHA o Estado já está de prontidão lá com o Pezão!
    O governo federal também com a segurança.saúde e infra estrutura para colocar as cidades nos eixos!
    Agora e o Cabral hein! deu mole,mole nesta questão com a Globo!
    Se ele esperava domar o monstro com guloseimas taí a resposta…, comeu o braço dele! O resto (se ele bobear) será em fatias!Ele que se cuide! se não, também levará uma dura da Presidenta (com razão!)

  • Nilzinha disse:

    PH, boa noite!
    Você está brincando com Beltrame na região serrana do Rio, né? A empreitada de tirar os moradores das áreas de risco de chuvas, levando-os para locais seguros e colocando o policiamento devido nestas futuras comunidades, tudo estaria passado a limpo e resolvido. Não obstante, no Brasil primeiro eles esperam os ladrões arrombarem os cofres , para depois colocarem as fechaduras que realmente funcionam e dão a necessária segurança.

  • L.Andre disse:

    PHA.

    Esta minha dúvida, já postei lá no Nassif.

    O papel da “grande imprensa”, sobretudo a rede globo… É mesmo, só ficar perguntando e informando sobre o número de mortos?

    Não devia essas pessoas buscarem informações “corretas” e informar aos cidadões com agir, para doar, ajudar em resgates, como se protoger, aonde ir, etc… Não é possível fazer isto e vender jornal ao mesmo tempo?

    É difícil, não notar que “TODOS”. Médicos, engenheiros, advogados e outros profissionais. Inclusive pessoas que perderam entes queridos durante os desmoronamentos. Estavam lá, ajundando, de alguma forma. Mas a grande imprensa e seus comandados o que fizeram lá, além de a todo momento informar que a lista do mortos estava aumentando?

    Jornalismo (grande imprensa) só pode ser feito desta maneira? Não pode ser humanizado?

  • Digger disse:

    - Será que todos esses prédios comerciais e residenciais que foram atingidos pelas enchentes estão irregulares?
    - Foram todos construídos clandestinamente, sem projetos, a devida aprovação, fiscalização e a licença do habite-se, pelas secretarias de obras das prefeituras?
    - Quem aprovou os projetos, fiscalizou as construções e autorizou o habite-se?
    - Em que anos e meses foram construídas?
    É muito fácil chegar aos irresponsáveis “gestores públicos”, que permitiram construções em áreas de risco e preservação permanente.
    Só a Goebbels e os demais da confraria maledicente do PIG, desrespeitam a inteligência alheia, com inverdades e acusações levianas contra o ex-presidente Lula e o atual governo federal.

  • P. Silveira disse:

    PHA, é uma esculhambação a demagogia (não é democracia, pois esta deveria emanar do povo) que emana das elites. É impressionante, os prefeitos são os donos dos municípios e acham que seus municípios são paises independentes e podem fazer o que quiser (toda regra tem exceção), basta ver o número de prefeitos e ex que estão sendo processados pelo governo federal.
    A população já não aguenta mais tanto safado no poder e é preciso dar um basta nestes irresponsáveis e corruptos.

  • Rosemary Klink disse:

    Parabéns PHA….você é o maximo…muito bom.

  • RICARDO disse:

    PHA,
    A perda de vidas decorrentes das enchentes, sobretudo no Rio, não é problema do governo federal, assim como não foi o culpado pela queda do avião da TAM.
    Não. Ele é apenas quem detém efetivamente as chaves do cofre, destribuindo os recursos orçamentários – à exceção das transferências obrigatórias – segundo a sua conveniência política. Além disso, é dele a última palavra sobre a política de transporte aéreo (construção de areporto e, até mesmo, eventual reparo na pista).
    O presidente do IBAMA pediu demissão porque não concordava com a licença ambiental de Belo Monte.
    No futuro alguém dirá que também não é culpa do governo, caso haja algum desastre ambiental.
    O Governo não admite críticas.
    Lula está(va) de férias.
    Os aúlicos de plantão o substitui sem contrangimento.

  • Dalton disse:

    PH, faz-se mister a montagem de uma comissão de técnicos como, geólogos, engos. de minas e topógrafos para mapearem toda aquela região serrana, através de aerofotogrametria, para se edentificar as comunidades que correm riscos de devastações e inundações e assim implementarem as ações de retirada dos moradores destes locais perigosos, levando-os para áreas mais seguras. Será que uma reunião entre os prefeitos dessa região envolvidos numa empreitada dessa, é tão difícil assim?

  • CARLOS disse:

    É sempre assim. Agora que morreram muitas pessoas importantes da sociedade carioca, da elite, agora a coisa pega.

    Alguém se lembra disso aqui?

    http://tvuol.uol.com.br/#view/id=imagens-do-rompimento-da-barragem-algodes-1-no-piau-04023966CC893346/mediaId=231339/date=2009-05-28&&list/type=user/codProfile=1575mnadmj5c/

    Será que tem como sabermos como está o povo que sobreviveu ?

    E os responsáveis ? Tivemos alguma investigação ou ficou por isso mesmo ??

  • Antonio disse:

    Não tem depois não PH. Temos que acabar com o câncer da corrupção e da impunidade que impera no Brasil. Esse câncer desemprega, mata de doença, mata de desgosto, mata na enchente, nos deixa ignorantes e miseráveis. Esse câncer joga nossos meninos e meninas no colo do tráfico de drogas como acontece em SP. Esse câncer nos joga sob o chicote da elite e dos ianques, que nos saqueiam no que podem. E a Globo é seu comensal e prostituta de luxo, levada a pão de ló. Temos que acabar com essa gente antes que eles acabem com o Brasil e os brasileiros.

  • Débora Diogo disse:

    Já é passada a hora de cada município ter seus levantamenos e diagnósticos: das áreas de risco, dos principais problemas ambientais, de saúde pública, educação, habitação, recursos hídricos, etc.
    Sem conhecer e reconhecer a própria cidade fica impossível o planejamento para prevenção de acidentes bárbaros como os que assistimos a cada verão e a implementação de uma gestão pública qualificada e sustentável.
    Srs. Prefeitos: mãos à obra!!!

  • vi rgilio disse:

    Agora sim PHA,

    Nossos prefeitos e governadores só querem saber de privatizar e construir obras que não dão em nada. O estado brasileiro possui aparato e fontes de recursos humanos e de capital para resolver muitos problemas. Via universidades, via centros de pesquisas, via entidades organizadas. O problema
    e que nossos políticos se escondem de orgãos que poderiam ajudar muito. Outra coisa, Qual universidade vai se comprometer com um prefeito ou governador ou deputados corruptos que só pensam neles?
    É hora dos prefeitos e governadores arregaçarem as mangas para proporcionar um projeto minha casa minha vida, e remover o maior número de pessoas de áreas de risco e ocupação irregular. E também demolir todas as mansões em encosta dos morros.

  • Junior disse:

    Você vai me perdoar PHA, mais um dos maiores responsáveis por essa tragédia no Rio, é o governador Sérgio Cabral, que estava em Paris, enquanto acontecia toda a tragédia.

  • Matheus disse:

    PHA, como um amigo aí falou, você conseguiu escrever o que todos nós gostariamos de falar. Parabens seu Blogeiro Sujo… hehe
    QUERO VER ESSE ASSUNTO NA RECOD NEWS EM… VOU ME VIRAR PARA TE VER LÁ!!
    sds Soteropolitanas e, lógico, SUJAS!!
    Matheus

  • Maria disse:

    Essa calamidade toda só tem uma solução: administradores competentes.
    De que adiante prefeitos, secretários e todo cabide de emprego que não possuem o mínimo de conhecimento técnico.
    É absurdo o valor a ser gasto para recuperação, falando só da parte material, se existisse administração, nunca essas moradias poderiam ser construídas nas chamadas áreas de risco.
    Para o pobre arriscar é, talvez, a única opção, mas e as mansões, foram construídas só para ter uma vista bonita?

  • Angela RAMarques disse:

    PHA, por favor, passe a adotar uma ressalva ao se referir à Serra como acidente geográfico, colocando entre parênteses a informação … Serra (no bom sentido) do Mar… kkkkkkk

  • pires disse:

    Isso Paulão!
    Na mosca!

  • Maik Deive disse:

    PHA para governador do Rio!

  • Leandro-RJ disse:

    PHA, juro que pensei que você não falaria no desvio de dinheiro para a tal Fundação. Ufa, que alívio! Mas esse “depois” não pode ser muito depois, não é verdade?

    E outra: Sergio Cabral esquecer Copa/Olimpíada? É como pedir a ele que tire da cabeça a Zuna Sul que ele tanto ama. (Não sei se você sabe, mas na zona sul a PM não anda com os “bicos” pra fora, já na Zona Norte….).

    PHA, você precisa ver como é a Av. Suburbana perto do Jacarezinho às 20h (!). É uma coisa de doido, tamanha a degradação.

    Em minha humilde opinião essa política de segurança pública do Cabral é uma tremenda furada. Funcionará até pouco depois de terminada a Olimpíada. Depois, como diz um funk carioca, “a volta vai ser triste”.

  • disse:

    Pera aí!

    O Garotinho está se esbaldando com as denúncias sobre Cabral e tentando sobressair as custas da tragédia.

    Ele não muda nunca.

    O que ele fez nos tantos mandatos dele e da sua digníssima esposa contra as tragédias? NADA.

    Então ele que se recolha a sua incompetência.
    Denunciar SIM, mas tirar proveito em cima da tragédia NÃO.

    Ele não tem moral pra acusar ninguém, seus governo foram desastrosos. Agora tá tirando onde de bacana. Pra cima de mim NÃO.

  • Janah disse:

    “Depois, a gente acerta aquele desvio do dinheiro da chuva para a Fundação Roberto Marinho.”
    Depois quando, PHA?
    Estamos, penso, todos aflitos com esse assunto!

    • PHA nun vai dar pra esperar pra acertar este dinheiro não. Já morreram mais de 500 e depois de apurado as morte deve dar uns 800. Tem gente soterrada ali que nunca será descoberta. E ai, eu pergunto? Como é possível um Estado como o do Rio o Governador e o Prefeito desviarem 130 Milhões pra enfiar em quem não precisa! Principalmente o Governador tirando verba que é para conter encostas, pra dar pra globo. Não gente! isto é o fim da picada!

  • Scan disse:

    Mais uma pérola da Falha…

    Uma amiga (que não sei por que cargas d’água lê a Falha) me manda o seguinte email:

    “A Folha tem estado divertida (ou seria de chorar?) com a má redação e a falta de revisão. Veja o que li hoje, 15 de janeiro de 2011, no caderno Cotidiano (Chuva é a última a ser culpada, diz cientista):

    “Principal problema do Rio é a urbanização caótica e o mal (sic) uso dos recursos públicos”, diz Debarati Guha-Sapir

    mas a pièce de resistence vem depois:

    “Na Austrália, toda a população é alfabetizada e o governo tem programas para atender as vítimas, para fazer avisos de riscos via rádio e para ajudar a população a evacuar, se necessário.”

    Será que o governo autraliano distribui Activia? Ou seria purgante? Mistério total…”

    • Sérgio Luiz disse:

      Para contrapor, Scan, é só pedir para a “falha” lembrar como foi o exemplo de eficiencia da jestao americana quando da passagem do furacao Katrina (antes, durante e meses depois da sua passagem)!

    • liavinhas disse:

      Certamente foi por isso que ela conseguiu fechar o blog Falha de S.Paulo.As pessoas poderiam comparar a qualidade editorial e gramatical das paródias com o autoproclamado grande jornal, que ficaria ainda pior do que já está na foto.

  • Paulo Sousa disse:

    PHA, os problemas das chuvas, como o da seca no NE, são crônicos no Brasil. Causa: má gestão. Solução: ações efetivas.
    As universidades estão abarrotadas de estudos que serviriam para paliar, quiçá resolver, os impactos das chuvas.
    Articulação, parcerias e ações. Não precisa ser gênio para saber que ocupar áreas de risco implica em uma possibilidade eminente de tragédias. A vegetação funcina como um fixador de solo. A degradação da vegetação sugere uma corrida de lama na próxima chuva torrencial. É coisa básica. Geografia do primário.
    O Cabral precisa atentar pra isso, para então explicar a verba para as Org. Roberto Marinho. A sociedade sabermos disso e continuarmos passivos a esse desvio que culminou na morte de centenas de pessoas, além de assustador, denota cumplicidade.
    Lastimável.

  • Luis Rodrigues disse:

    Rolling stones.

  • severino disse:

    Até onde sei o Pezão já está lá.

  • Nunes disse:

    Se o Cabral fez a UPP, pode fazer o PAC-Rio.

    Só lembrando ao sr. que a UPP foi criada pelo fascista Álvaro Uribe na Colômbia, e no início do governo o sr. Cabral foi lá para conhecer, e depois copiar a idéia no Rio.

  • Sev disse:

    PHA, matou a pau, desta vez você arrasou!

  • João Gabriel Bellot disse:

    Me incomoda demais o fato de você, Amorim, e tantos outros, heroicizarem José Mariano Beltrame, Sérgio Cabral e toda essa gente que está no poder a serviço do grande capital.

    A retomada do território foi feita às custas do sangue, suor e da opressão ao povo pobre das favelas do RJ.

    Com a pose de mídia alternativa, o Conversa Afiada se tornou um dos maiores veículos propagandeadores do famigerado Capitão Nascimento da vida real, que é o Beltrame.

    • Lucia disse:

      Menino! não exagera!

    • L.Andre disse:

      Tens razão, João Gabriel Bellot.

      O tal de Beltrame não devia ter tirado os moradores lá do “COMPREXO DU ALEMÃO” da ditadura do fuzil, imposta pelos traficantes, que matavam, estupravam, e tomavam casas de moradores, simplesmente pelo fato de essa casa estar em um ponto estratégico para os seus olheiros. E sua acusação quanto a retomada do território ter sido feita a custa de sangue, quantos bons bandidos morreram na operação?
      Vossa excelência sabe quanto sangue deixou de ser derramado após a operação, quantas pessoas deixaram de ser assassinadas, estupradas, expulsas de suas casas, quantas crianças e adolescentes deixaram de ser recrutadados para o tráfico? Com toda certeza o Senhor sabe, “SIM!!!” Mas certamente o que te faz postar uma crítica com esta não permitirá que digas.

      Tão grave quanto a corrupção, ou pior, é a mãe dela. E esta é chamada “HIPOCRISIA”. Senhor João Gabriel Bellot.
      Passar bem.

  • erik disse:

    Incrível como no meio de uma tragédia dessas os demotucanos covardemente escondem seus “próprios rostos” com uma mão e com a outra apontam o “indicador” para qualquer lado na tentativa fugir de suas “RESPONSABILIDADES”, tentam vender a idéia que essas cidades foram “fundadas” há 8 anos atrás e todos os proplemas “seculares” do Brasil são culpa do Lula.. imaginem se essa tragédia tivesse sido há 8 anos atrás, o socorro levaria meses a espera de um novo empréstimo do FMI.

  • Pablo disse:

    Tai, tomara que o governador leia isso e se ilustre com as oportunas e válidas sugestões do grande PHA nesta sofrida C AF. e no próximo ano não tem o que reclamar, vamos enfrente que atras vem gente! é preciso continuar navegando, tem que ser duro sem perder a ternura jamais, chamar para sim, toda sua equipe, essa tragedia é so o prenuncio de algo mais grave para acontecer, a natureza do Planeta está mudando e ja faz algum tempo que sabios e cientistas vem alertando, para as catastrofes em grandes cidades, principalmente onde não há planejamento urbano é tudo deixado por conta da população, que so trabalha e produz riqueza, as autoridades tem que abrir o olho maior até que a do boi bumba, e tem mais na maioria da cicades Brasileiras o perigo é eminente! as chuvas e o mar subindo de nível a cada dia. vamos ver o que nos resta agora, Viva o C AF.

  • Cézar (Ponta Grossa - PR) disse:

    PHA, só não esquecendo, há dinheiro para obras, mas precisa ter um projeto feito pelas prefeituras.

    • Nilda Carvalho Gomes disse:

      Tem razão César, sem esse projeto verba não sai, muitos prefeitos falam que a verba não saiu, mas não falam que o município não cumpriu a sua parte, que é apresentar um projeto

  • alexandre silva disse:

    Marta suplicy como prefeita em sp ia para cima, não ficava esperando o estado e o governo federal e fez muito, cabral foi bem com a upp e o combate ao crime. Concordo com o texto, mas cabral irá para seus cinco anos de governo e vai bem, esta arrumando os morros cariocas e agora irá cuidar das serras. VAi bem. em sp não se cuida nem da capital, a tragédia das serras no rio de janeiro são um aviso para as serras paulistas,

  • Diego disse:

    Finalmente leio um jornalista escrever o que penso. A incompetência política secular brasileira relacionada diretamente e de forma escancarada à tais desastres.
    São as águas de março… Tom Jobim já cantava. Agir com surpresa diante de um quadro como esse é de uma hipocrisia, para não dizer idiotice, ímpar. (E o quadro não abarca só a serra do Rio.. abarca a barbaridade que se faz em São Paulo também. Como disse o Sakamoto sobre o comentário infeliz do Governador Geraldo Alckmin, as obras não ficam prontas em 24h… (E EM 20 ANOS??))

  • Joaquim disse:

    Perfeito.
    E tem que ser p’ra ontem.

  • Antonia Vic disse:

    Isso mesmo,PHA. Está registrado. Ano que vem, se houver outra catástrofe, vamos cobrar a fatura.

    • Coyote disse:

      Se houver outra? Vai esperar outra?

      Tem que cobrar AGORA, JÁ! Ficar em cima do governador Serginho Deslizamento, das prefeituras, do governo federal, de quem quer que for. Não podemos esperar mais 600 pessoas morrerem, 2000 perderem suas moradias pra, então, ‘cobrar a fatura’.

      Esqueça o partido, esqueça que o Cabral apoia a Dilma, esqueça que ele não é o Cerra, e cobremos!

  • ELVIS disse:

    a culpa pelos loteamentos irregulares e construções em áreas de risco é dos municipios e não do governo federal, assim, eles, prefeitos, devem tomar as providencias necessárias. Aqui em foz do iguaçu tem uma ocupação irregular em um antigo lixão, por baixo está cheios de gás metano, quando explodir vai ser enorme tragédia, ninguem faz nada, nem a imprensa denuncia, isto sem contar que um desastre em itaipu….., não tem nenhuma plano de evacuamento da cidade.

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •