Domingo, 19 de Maio de 2013

Publicado em 08/07/2010

UPPS deram mais segurança ao Rio. UPP é a melhor arma contra o tráfico

“Rio de Janeiro teve em maio o menor numero de homicídios desde 1991″.

O Morro do Maluf bem que merecia uma UPP

 


Saiu no Globo, primeira página e pág. 17:

“Rio de Janeiro teve em maio o menor numero de homicídios desde 1991… roubo de veículos apresenta menor media mensal em 12 anos … os homicídios CAIRAM A ZERO (ênfase minha – PHA) em 12 bairros … alguns dos quais contam com unidades de Unidades de Policia pacificadora.”

Navalha

KD os números da Segurança de São Paulo ?

Ouvi na Secretaria de Segurança do Rio que os números sobre a segurança de São Paulo tem a credibilidade da lista de livros mais vendidos da Veja.

O Zé Pedágio (KD o diploma dele ?) diz que vai criar um Ministério da Segurança, invadir a Bolívia e acabar com o tráfico.

Por que ele não criou uma Secretaria de Segurança em São Paulo ?

Por que ele não fechou o Denarc.

Segundo o especialista na matéria, o colombiano Abadia, fechar o Denarc era a melhor maneira de combater o tráfico em São Paulo ?

Por que o Zé Pedágio não criou uma UPP no Guarujá ?

O Guarujá era um balneário dos ricos de São Paulo (tem até o Morro do Maluf).

A política de segurança dos tucanos – eles são uns jenios – provocou vertiginosa desvalorização imobiliária no Guarujá.

 

Paulo Henrique Amorim


Clique aqui para ler sobre a defenestração do Barbero e aqui para ver as três perguntas que deveriam ser acrescentadas ao “manual do repórter que entrevistar o Serra”. Essa poderia ser uma quarta: por que o senhor não instalou uma UPP no Morro do Maluf ?

Em tempo: será que o Serra topa um debate com os blogueiros do Barão de Itararé ?

Clique aqui para votar na trepidante enquete “o que fazer para ganhar um exemplar da Folha”. É de morrer de rir.

Comentários

  • maria paula

    Jenio se escreve com G…

  • Bill

    Caros
    UPP pode ser também entendido como Um Primeiro Passo. Ação fundamental para o controle Estatal dos territórios, a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora precisa ser seguida de outras intervenções em educação, saúde, cultura, mediação de conflitos, urbanização, conforme preconizado e financiado pelo PRONASCI na gestão do Ministro Tarso Genro. Sergio Cabral tem tudo para reduzir os tremendos índices de violência do Rio de Janeiro. Para isso dispõe do PRONASCI e mais de R$400 milhões do Governo Lula. Além de R$ bilhões para Rocinha,Alemão, Manguinhos…..

  • YS

    Para o editor do blog apreciar:
    A “pacificação” das favelas do Rio não passa de um acordo feito entre o governador e os traficantes, que podem “trabalhar” livremente, desde que não usem armas nem intimidem os moradores das comunidades
    http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=9853

    A obscura pacificação do RJ
    http://internacionalpress.wordpress.com/2010/07/08/a-obscura-pacificacao-no-rio-de-janeiro/

  • YS

    E Cabral está ao lado do PiG , então fique tranquilo.

    PHA deveria saber MUITO BEM que a UPP é um ACORDO entre o Governador Cabral e o Comando Vermelho.

  • Adilson

    PHA,

    O fato irrefutável é que nunca antes na história do Brasil, o Rio de Janeiro e os demais Estados foram levados em consideração, como são no Governo do PT. É óbvio que há muito para ser feito, mas só o fato das UPPS permitirem que o Estado volte a tomar conta de lugares, antes dominados pelos bandidos, é um grande avanço. Lembremos que não dá para consertar em menos de 8 anos, o que os demotucanos desmantelaram em várias décadas.

  • SérgioFerraz

    Este fenômeno, que é a autocombustão das favelas em SP, precisa ser estudado.

  • raphael costa

    tem gente aqui pensando que a violência vai acabar no Estado todo?? que crítica sem sentido, é claro que alguns lugares terão índices não tão baixos quanto aos que as upp’s estão presentes. já é um bom começo, e só quem vive a realidade aonde a lei do tráfico não prevalece mais, porque a polícia voltou a tomar o território. tanto é que logo depois da upp’s, fica fácil ter escola, hospital, segurança, enfim. volta a ser o que deveria num lugar normal

  • Tô de Olho na oPósição

    PHA:
    Discordo: UPP funciona para a eleição. Dá certo porque a relação é de 1 PM para 16 habitantes, enquanto o recomendável é de 1 para 500. Logo, estão faltando policiais em outros locais.
    Você disse que o homicídio caiu para zero em 12 bairros. Quanto aumentou nos outros bairros?
    UPP não é essa “Coca-cola” toda, como apregoado pelo Sérgio Paes ou Eduardo Cabral ou vice-versa.

  • George A.F. Gessário

    Enquanto isso a segurança no interior e na baixada está um caos, as UPP não são infelizmente essa maravilha TODA, e o plano de Cabral pra segurança dop INTERIOR E DE BAIXADA é inexistente, só consigo pensar em um cenário PIOR se o Gabeira fosse governador.

  • morais

    O sucesso na seguranaç do Rio será mostrada no programa político eleitoral da campanha da Dilma e com certeza também será mostrado como está aumentado o índice de violência no estado de São Paulo.
    Fora Serra, Dilma para presidente.

  • existe pessoas que acredita que essa droga e boa
    o estado brasileiro o droga boa boas nadegas na praia cobertas por mini biquinis oculos escuros e a venda do crack uma pedra por 5,00 reais e sua restauração na saude publica não fica por menos 20.000,00 reais com direito de recair na proxima favela pois sempre tem um pilantra para viciar seu filho ou filha para poder tirar uso e fruto de sexo droga e rep.lixo do lixo na sociedade mas como vende-se facil tem freguesia garantida tem alguem tirando vantagens nesse controle do submundo…tenho alguns exemplo primeiro perde ajuda financeira entra em pequenos 1.55 depois 157 ate 121 e no final morre em busca da ultima tragada de veneno…e o dono do deposito da pedreira fica contente com a ultima fita na tv..

  • Vera Billie Jean

    esses são os eleitores do Serra.
    Se merecem!
    Zé só engana paulista que mora no morro do Maluf Fora Serra

  • José

    A melhor maneira de acabar com o tráfico é botar dinheiro na mão do pobre. É dar dignidade, condições de vida adequada. É o pobre com conta bancária, com filho no colegio, mas permanecendo na sua comunidade, onde nasceu, cresceu e ama. Os demotucanos nunca entenderão disto. O negócio deles é trololó (e presidenciável sem uma única proposta).

  • enicio

    Concordo com o sr. Hari Seldon Senior e o sr. Judson Clayton Maciel.
    Sou morador de comunidade com UPP, ja vi na pratica o q vcs comentam .
    Minha comunidade esta prestes a ser removida pela prefeitura de Eduardo Lacerda Paes, que diz que a comunidade toda esta em area de risco, mas na verdade estamos em area de RICOS!
    Ja vi funcionarios da prefeitura pedir ajuda a UPP para derrubar uma casa comprada pela prefeitura, apenas para derrubala, com tanta gente necessitando de casa pra morar.
    Isso é apenas um caso envolvendo UPPs, existem outros que se eu contar muitos de vcs não acreditariam.
    Pra quem quizer saber um pouco mais do nosso drama, entre neste blog: //wwwestradinha1014.blogspot.com/

    Ps.: Paulo Henrique Amorim, quero te fazer um convite pra conhecer nossa comunidade e quem sabe fazer uma materia pra que as pessoas de Bem saibam o querem fazer conosco, ate agora so conseguimos ajuda da Pastoral, Ouvidoria e Ministerio Publico. Midia nenhuma, nem a Record apareceu pra mostrar esse absurdo!Aguardo ansioso sua resposta.

  • jbmartins

    O PIG vai morrer abraçado com os Demos Tucanos, e a Elite de SP e MG vão se contentar com a herança de decadas no poder.

  • As UPPs no Rio são ignoradas pelo PIG, traira do Brasil.
    A continuar assim, em 2014 o Rio poderá voltar a ser a cidade Maravilhosa. Bye Bye Serra, Bye Bye PIG.

    • LuizCarlosDias

      Cadê noticas do elevador da paz em ipanema, o PIG esconde, tem ate vergonha de mostrar, pois demostra que anos e anos de poder no Rio, foram incapaz, deficentes, travados, pessimos adminsitradores, Và la no mirante da PAZ,veja o que é governo de verdade, viva CabraDilma.

  • Salomão

    Os governantes estão de “rabo cheio” bem de vida aí no Brasil. Figura ilustre jornalista Paulo Henrique Amorim sinceramente o povo pobre, carente, sofrido, é tão ignorante que não consegue contar quantos zeros tem depois da vírgula… O povo só sabe contar até R$100 reais… O povo não sabe o que é dinheiro, o povo não sabe o que é R$1 milhão de reais(1.000.000,00), R$1 bilhão de reais (1.000.000.000,00), R$1 Trilhão de reais (1.000.000.000.000,00)… O povo é ignorante porque é bom para os governantes que o povo continue na ignorância!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

  • Cristiane

    Moro na Baixada Fluminense e o que tenho visto e sentido é uma total falta de segurança com a criação das UPPs na Cidade do Rio.
    Para evitar confronto o Governador vai para a televisão e avisa que tal dia vou invadir tal morro. O que acontece logo depois?
    Os bandidos vão para a baixada e interior do estado, o que foi comprovado com o aumento da criminalidade nesses locais.
    Não sou contra as UPPs, sou contra a forma como eles estão tratando os moradores de outras regiões.

  • Paulo Marcel

    Quem não conhece detalhes das UPP´s vá em:

    http://upprj.com/wp/?page_id=20

    http://todeolhomalandragem.blogspot.com

    e atualiza-se no assunto.
    Estamos precisando de iniciativa parecida aqui em Salvador.

  • Cesarlaus

    Paulo,

    Espero que sua pasagem pela Ilha de Santa Catarina tenha sido produtiva.

    Uma coisa precisa ser dita sobre a Polícia Civil do RJ. Se ela tivesse pedido a prisão do goleirop Bruno antes dos oito meses, com certeza a menina hoje estaria com vida. Por medo de ser preso ele pensaria duas vezes antes de pedir a morte da garota. Ou seja, a PC do Rj é também responsável pela morte grotesta da garota.

  • Luiz Rogerio

    Que as UPP’s trouxeram mais segurança, ninguém duvida, mas estou com algumas pessoas aí de cima, moro em Niterói e os bandidos estão vindo todos para cá, o 12º BPM tem o mesmo efetivo da década de 60, como pode isso? Além do que eles (para não ter combate) anunciam em toda imprensa onde vão colocar as UPP’s, que dia, que horário… Daí todos sabem e correm para Niterói, São Gonçalo e Baixada…

    Precisamos de segurança em todo o estado e não em certos locais, claro que não se instalam 500 UPP’s de um dia pro outro, mas poderiam reforçar com pessoal os Batalhões de polícia das localidades não agraciadas com as UPP’s.

  • Danielle

    Ah, PHA, continuam sendo bairros de pobre, estão todos fadados ao fracasso e violência eventualmente, não ouviu falar?

    Ué, foi o que a Globo disse. Falando sobre a história de vida do goleiro Bruno, algum redator da globo.com disse que a frase “Você pode tirar o menino de dentro do bairro pobre. Mas você nunca tira o bairro pobre de dentro do menino” é uma frase “SÁBIA” de Thierry Henry. Está aqui:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/07/bruno-da-infancia-pobre-ao-conto-de-fadas-que-virou-tragedia.html

    Ridículo.

    • Cici

      Apesar de um único caso não retratar a realidade, se pensarmos no todo, com certeza deve ser verdade, pois ninguém se desvincula de sua história, não se consegue apagar o aprendizado da vida. E é por isso, que a única solução é acabar com os bairros pobres. Uma vida digna é condição “sine quo non” para o desenvolvimento de indivíduos civilizados, adaptados ao formato social aceito como adequado.

  • Sonia Bulhões

    Senhora

    que morbidez essa sua e de mais alguns, a pegar de (eventuais) exemplos negativos quando a realidade de AGORA é positiva ? Ahn ? Quão agourenta é essa análise apocalíptica…

  • Abel

    O Gabeira já pode “apertar um” para ficar calminho, que nessa ele não tem chance de chegar nem perto do segundo turno…

  • Luis Rodrigues

    A sabatina do Barão, esse pessoal “amestrado do PT”, estrelando o Zé Diplomado. Mandem o convite, essa eu quero ir.

  • Sou mais PT

    É uma polícia que tem bons resultados, realmente. O problema é que o Rio não tem mais solução, tem que fechar e começar tudo de novo!

    • Sou mais PT

      E quem for contra, que vá lá pra ver. No asfalto a polícia, a cem metros, um traficante com fuzil guardando a entrada do morro. Essa é a realidade.

  • Sergio Cabral vai passar a régua na Oposição. Ganhará no 1º turno coma +/- 80%. É um voto de confiança do Povo do Rio. Ele é inteligente o suficiente e extrai do Governo Federal o Máximo e consegue tocar os projetos do Rio e recolocá-lo positivamente nos Cenários Nacional e intrenacional, deonde nunca deveria ter saído.

  • Edson Augusto

    “Será que o Serra topa um debate com os blogueiros do Barão de Itararé?”
    A grande sacada. Os blogueiros do Barão de Itararé deveriam formalizar um convite ao Serra para uma sabatina.
    De antemão sabemos que ele não aceita entrevistas sem perguntas encomendadas e respostas (mal)ensaiadas.

  • Hari Seldon Senior

    O impacto das UPPs é visível, pra melhor… MAS, a realidade é mais complexa! O crime está se deslocando e se amontoando nas periferias, pois os maiores beneficiados, até agora, são os moradores da Zona Sul rica do Rio. Este deslocamento pode ter sérias consequências no futuro, criando suburbios ainda piores, cheios de criminosos e traficantes. Além disto, as UPPs também são uma porta aberta para as milícias, que podem ser formadas a partir dos próprios policiais da UPP. É claro que, pelo menos, se está tentando… mas vamos devagar com o andor!

  • henrique de oliveira

    Zé pedágio não montou UPPS em São Paulo porque fica mais barato atear fogo nas favelas.

  • PHA,

    Você diz coisas muito coerentes e verdadeiras, e na maioria das vezes concordo contigo. Mas, no que diz esta matéria referente as UPP´s é mentira.

    Simplesmente, não passa de uma transferência de criminalidade.

    Ou seja, o governo Cabral (PMDB) tirou os bandidos da maioria das favelas da Zona Sul, mas estes migraram para os bairros mais periféricos da Zona Norte/Oeste e da também para a Baixada Fluminense.

    Os índices de criminalidade na baixada Fluminense dobraram desde do início da remoção da bandidagem da Zona Sul para as demais áreas. Na verdade, eu já vi os projetos das UPP´s e elas fazem parte de um grande cordão de segurança e ‘isolamento’, chamada ‘Linha Azul’, que vai do aeroporto Tom Jobim, passando pela Tijuca (que tem o Alto da Boa Vista, ligação com a Barra) passando por partes do centro e chegando na Zona Sul do Rio. Tudo visando a copa e as Olimpíadas.

    Os índices podem até ter melhorados mesmo nas áreas das UPP´s, mas simplesmente a criminalidade foi transferido de lugar. Senador Camará, Vigário Geral, Jacarézinho, Bangu, Campo Grande, São Gonçalo, Niterói e outros locais não agraciados não me deixam mentir.

    Obs.: Isso é a mais mera propaganda enganosa do sistema Globo, que no Rio é grande aliada do governo Cabral.

    • Feriz

      Comentário muito cheio de desejo de desqualificar as UPPS para ser levado a sério. De fato o desalojamento sugere uma mobilidade, mas isto tem que ser ainda muito bem estudado para que se diga de que maneira esta mobilidade se comporta. As freguesias não se deslocam. Os espaços estão preenchidos em toda parte. As incubadoras de novos bandidos estão fechando. O desejo mal disfarçado de atacar politicamente esta iniciativa que se sabe a única eficaz há mais de trinta anos, em análises permanentes sobre a questão, não pode ser levada a sério.

      • yacov

        CONCORDO. Mesmo que o crime esteja se deslocando para outras áreas da cidade, a iniciativa é super válida e trouxe benefícios inegáveis. E sinaliza para a volta do Estado a estas regiões, a tanto tempo por ele abandonadas. Mais adiante com certeza, outras áreas serão abrangidas e beneficiadas pelas UPP’s, que também utilizaram os morros como laboratório. Viu-se que a experiência foi boa, então chegou a hora de multiplicá-la. O que não pode é ficar sem fazer nada e deixar o crime tomar conta, ainda mais como os eventos que se aproximam.

        “O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS”

  • Fábio de Oliveira Ribeiro

    Pois é… mas parece que o pessoal do DEM/PSDB gosta mais de sangue que de pacificação em favela. Qual dos candidatos transformaria o BOPE ( que um verdadeiro grupo de extermínio oficial) em modelo para a nação?

  • Senhora

    Meus amigos não vamos ser pouco inteligentes sabemos o que são as upps para as comunidades e estes números são perfeitamente manipulaves. A saída para a violência é educação+educação. upps é um instrumento de viol~encia contra as comunidas que tem limites temporais quanto aos resultados. Se no momento funciona em breve o resultado será pior.

    • Feriz

      As UPPS só podem ser consideradas dentro de um conjunto de ações mais abrangentes de urbanização, o que inclui políticas socioeducativas e serviços plenos de educação e saúde, além de infraestutura física. Ao que parece, é isto que se está aplicando no Rio.

      • yacov

        Mas estas ações estão sendo realizadas, com a urbanização de favelas, construção de escolas e políticas habitacionais. Calma gente… Já estamos colhendo e colheremos ainda, muitos mais bons frutos das políticas públicas que estão sendo impolantadas no RIO. É esperar e conferir.

        “O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  • Vantuil

    Serra estudou o programa que a Dilma entregou ao TSE; ela trocou, ele ficou uma fera; se perdeu denovo; agora tá dando uma de papagaio da Dilma.

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    Concordo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é a saida contra violencia….uma marca registrada ja implantada!! cabe.a Dilma….aprimora la…. a cacina contra o ministerio da segurança do ze ladeira!

Deixe seu comentário...

"O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas."

  •